Autor:
Filipa Vicente / Dezembro 21, 2014 / Publicado em
Emagrecer a Correr
Tags:
emagrecer,
nutrição
O tema emagrecimento é provavelmente um dos mais procurados pela internet fora, e um dos assuntos mais debatidos nas conversas entre senhoras (e por vezes também senhores) no início de um novo ano. As boas intenções dos dias 26 e 30 de Dezembro esbatem-se na angústia, na dificuldade e na luta interior que cada um de nós tem de travar contra a inércia adiposa. Porquê?
A gordura torna-nos menos activos
O tecido adiposo é metabolicamente menos activo e menos eficiente fazendo com que pesemos mais mas isso não se traduza em maior capacidade de trabalho, logo somos mais “moles” e menos “proactivos”. Por isso, quando perde gordura parece que rejuvenesce e ganha vida e energia.
Comer é um prazer
É a maior verdade à face da terra. A comida é uma fonte de bem-estar, prazer e deleite. Os alimentos mais saborosos são os que geralmente têm um valor energético mais elevado logo os que temos de evitar com maior frequência. E ninguém gosta de deixar estes prazeres de lado.
A nossa vida é um stress
Trabalho ou estudos, família, angústias, pressão social, horários, objetivos a cumprir noutras esferas, expectativas, etc. Tudo isto faz parte da nossa vida e não parece ajudar nada quando damos o primeiro passo. Infelizmente, para muitos, a alimentação chega a ser um factor de stress adicional.
Não sabemos o que comer, ouve-se tanta coisa
As novas tecnologias têm muitas vantagens mas também têm uma desvantagem, sobretudo nesta área: a disparidade de opiniões, métodos, dicas, etc. é tanta que por vezes mais valia não sabermos. Alimentos que engordam ou emagrecem, técnicas que parecem infalíveis, dicas de Hollywood, etc. Tudo parece funcionar muito bem… pelo menos nos outros.
E não temos tempo para treinar
Para emagrecer e continuar na linha dizem que temos de treinar todos os dias, correr não sei quantos quilómetros, etc. Mas o trabalho, a família, etc. não permitem e quando o tentamos fazer sacrificamos sempre algo a mais na nossa vida que nos prejudica demais e acabamos por não conseguir fazer muito tempo. Portanto exercício é uma seca, sobretudo o que dizem que emagrece.
Começo no dia…
Há sempre um dia melhor, na próxima semana, no próximo mês, quando vier o bom tempo, dia 1 de Janeiro (na verdade dia 2 ou 3, ou 7 porque ainda faltam os Reis…).
São todas estas desculpas que continuam a fazer com que não tenha resultados. Não perca o próximo artigo sobre como “combate-las”.
Sobre Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial:
https://nutrium.io/p/filipavicente/blog
3 Comentários