...

Porque é tão difícil emagrecer?

gorduraO tema emagrecimento é provavelmente um dos mais procurados pela internet fora, e um dos assuntos mais debatidos nas conversas entre senhoras (e por vezes também senhores) no início de um novo ano. As boas intenções dos dias 26 e 30 de Dezembro esbatem-se na angústia, na dificuldade e na luta interior que cada um de nós tem de travar contra a inércia adiposa. Porquê?

A gordura torna-nos menos activos

O tecido adiposo é metabolicamente menos activo e menos eficiente fazendo com que pesemos mais mas isso não se traduza em maior capacidade de trabalho, logo somos mais “moles” e menos “proactivos”. Por isso, quando perde gordura parece que rejuvenesce e ganha vida e energia.

Comer é um prazer

É a maior verdade à face da terra. A comida é uma fonte de bem-estar, prazer e deleite. Os alimentos mais saborosos são os que geralmente têm um valor energético mais elevado logo os que temos de evitar com maior frequência. E ninguém gosta de deixar estes prazeres de lado.

A nossa vida é um stress

Trabalho ou estudos, família, angústias, pressão social, horários, objetivos a cumprir noutras esferas, expectativas, etc. Tudo isto faz parte da nossa vida e não parece ajudar nada quando damos o primeiro passo. Infelizmente, para muitos, a alimentação chega a ser um factor de stress adicional.

Não sabemos o que comer, ouve-se tanta coisa

As novas tecnologias têm muitas vantagens mas também têm uma desvantagem, sobretudo nesta área: a disparidade de opiniões, métodos, dicas, etc. é tanta que por vezes mais valia não sabermos. Alimentos que engordam ou emagrecem, técnicas que parecem infalíveis, dicas de Hollywood, etc. Tudo parece funcionar muito bem… pelo menos nos outros.

E não temos tempo para treinar

Para emagrecer e continuar na linha dizem que temos de treinar todos os dias, correr não sei quantos quilómetros, etc. Mas o trabalho, a família, etc. não permitem e quando o tentamos fazer sacrificamos sempre algo a mais na nossa vida que nos prejudica demais e acabamos por não conseguir fazer muito tempo. Portanto exercício é uma seca, sobretudo o que dizem que emagrece.

Começo no dia…

Há sempre um dia melhor, na próxima semana, no próximo mês, quando vier o bom tempo, dia 1 de Janeiro (na verdade dia 2 ou 3, ou 7 porque ainda faltam os Reis…).

São todas estas desculpas que continuam a fazer com que não tenha resultados. Não perca o próximo artigo sobre como “combate-las”.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

3 COMENTÁRIOS

  1. Boas…

    Realmente é um bom tema e muito multifacetado, com as mais diversas opiniões(tal como a minha), mas se pensarem bem, é tão ou mais dificil engordar, quanto emagrecer. “Peço desculpa aos nutricionistas, empresas do milagre do emagrecimento ou das dietas miranbolantes”, mas não têm mistério ou segredo algum para emagrecer! surpreendido/a!!! Bem, só tem uma forma de engordar, julgo eu! e é do conhecimento de todos. A gordura ou excesso de peso que acumulamos no corpo é a diferença entre o que ingerimos e o que explimos, como vê é bem simples e não têm segredo algum associado. Só têm de mudar de hábitos, se a sua actividade profissional é sedentária, tem duas opções, ou ingere menos alimento para o desgaste que faz no seu dia adia ou pratica algum tipo de exercicio fisico para desgastar o excesso, se não se quer privar de comer ou prefere o sofá ao exrcicio, sempre pode falar, mas falar muito, até se tornar chato/a, talvez funcione!? é dificil comer e falar ao mesmo tempo, resultado enquanto fala, menos come ,menos calorias precisa de queimar.

  2. Emagrecer é complicado e eu sei bem disso. há desmotivação e preguiça, sim! Eu tenho muito disto, pois comer é, sim, um prazer e uma companhia. Bolas, parece que somos marginais porque comemos. Parece que somos mais “feios e porcos” porque comemos e somos gordos. Esta sociedade faz uma lavagem ao cérebro: temos de ser magros, magros, magros. Enfim, a luta continua.
    Força a todos que estão nesta luta!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES