...

Hábito 1: corra para o pequeno-almoço

Tome o pequeno-almoço! 

Não existe nenhum artigo no mundo que diga que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia mas nem tão pouco um que diga que não o tomar é uma estratégia de sucesso, muito pelo contrário.

Não tomar o pequeno-almoço parece ser um fator de risco para escolhas e hábitos alimentares menos adequados ao longo do dia. Mas isso quer dizer que devo começar a comer um queque e beber uma meia de leite no café só para não me marcarem falta? Não! Significa que deve ver esta refeição de outra forma. 

O que acontece durante a noite?

O seu corpo utiliza  a sua reserva de energia armazenada no fígado (glicogénio hepático) durante a noite que é essencial para manter a glicemia, ou seja, a glucose presente no sangue. A glucose é fonte de energia para o sistema nervoso, células do sistema imune, glóbulos vermelhos, rim e muitos outros processos de que depende a vida. Por isso, se entretanto terminou, o seu corpo vai fazer tudo o que pode para manter estes níveis controlados. Pode produzir glucose a partir dos aminoácidos presentes na proteína, e pense bem sobre onde podemos encontrar “esta proteína”. 

Perda de foco, visão turva, fome, tremores são alguns dos sintomas de alguém que está em hipoglicémia. O cérebro deixa de funcionar abaixo de 30mg/dl, se calhar não é boa ideia deixar chegar perto disso. 

Então quando devo comer?

O glicogénio hepático tem uma duração variável de 7 a 10h, por isso se jantou às 20h e acordou às 7h, está muito perto de terminar a “gasolina” mas se comeu algo com hidratos de carbono pelas 23h, provavelmente pode esperar pelas 8h30/9h e fazer um pequeno-almoço com calma já à secretária e depois de ultrapassado o trânsito e o caos matinal. Lembre-se que interessa a sua rotina! 

E o que devo comer? 

Uma refeição digna desse nome combina: proteína, hidratos de carbono, micronutrientes e um pouco de gordura. Algumas opções que combinam isso tudo:

  • a opção “tranquila”: iogurte sem açúcar na lista de ingredientes, aveia ou outros cereais da sua preferência e oleaginosas (amêndoas, nozes), os frutos vermelhos ficam aqui muito bem
  • “on the go”: uma sandes de queijo tipo flamengo, ovo ou queijo fresco em pão de cereais pouco refinados e uma maçã 
  • “rápido e eficaz”: iogurte de beber, bolachas de arroz ou milho (ou cereais se os conseguir agarrar) e uma banana. 

Eu corro de manhã, o meu pequeno-almoço tem de ser diferente?

Se corre de manhã cedo, é provável que o seu pequeno-almoço de verdade seja o “pós-treino”, por isso aplique as mesmas opções. 

Caso precise de algo antes de sair para o treino, pondere um snack rápido mas energético, por exemplo: banana, umas tâmaras, uma barra de cereais simples. 

Tenha o pequeno-almoço a seguir pronto para comer ou levar consigo. 

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES