...

(Re)Soluções de Ano Novo

(Re)Soluções de Ano NovoSe incluiu nas 12 passas desejos relacionados com exercício, saúde, dieta ou estar em forma, este artigo é para si! Todos os anos recebo na consulta pessoas que decidiram que “este é o ano”, “desta é que vai ser” mas 12 meses depois dizem exatamente o mesmo “não, é agora!!”. Já lhe aconteceu? 

Estou certa que sim e não há vergonha nenhuma nisso, a verdade é que somos ensinados desde muito cedo a trabalharmos com base nos níveis da motivação. E a motivação é algo muito volátil…

Por isso, quando uma pessoa em cem que atenda nos 365 dias do ano muda a sua vida e põe em prática novos hábitos e novas rotinas adequadas ao seu objetivo, é motivo para celebrar. A percentagem de sucesso é francamente menor que isso mas não importa, continuamos a acreditar que é possível. E começo por deixar uma coisa clara: o mérito é seu, não meu! Eu dou as ferramentas mas alguém tem de bater com o martelo na cabeça do prego até a estante estar pronta! Como inverter esta tendência? 

No que diz respeito à alimentação, um dos maiores entraves é o excesso de ruído que existe à volta do que de facto faz a diferença. 

Na sua maioria, as publicações sobre alimentação (e nutrição) gravitam à volta de 3 grandes temas: 

  • Alimentos para comer ou não comer se quer emagrecer

  • Suplementos para tomar se quer ganhar massa muscular ou se quer emagrecer

  • Quando deve comer? Se deve jejuar ou não, quando jejuar, quando não jejuar, porquê jejuar? 

Estamos numa confusão tal que se for a uma consulta de nutrição e o nutricionista lhe prescreve pão, massa, deixa beber leite e não passa nenhum suplemento, é porque é burro e ficou no que aprendeu na faculdade. Vou deixar uma coisa clara também aqui: se pensou isso de mim alguma vez, pode parar aqui a leitura.

“Homem convencido contra vontade, a sua mantém como verdade”. 

Esta informação pode ser interessante de aplicar mas quando e se fizer realmente diferença. Eu não atendo o Kipchoge… atendo o Zé Manel e a Maria Antonieta que trabalham 8h por dia, almoçam na cantina da empresa, ganham menos de 2400€ brutos por mês, correm de madrugada ou ao fim do dia e ainda correm o risco de perder esses 45 minutos se ficaram no trânsito e quando chegam têm de fazer o jantar, limpar, etc. 

Qual a solução para estas pessoas? Dizer que têm de ir em jejum para o autocarro? Deixar de beber leite e passar 1h na cozinha a preparar marmitas e comer coisas diferentes dos colegas, amigos, família? É tão fácil fazer dinheiro na nutrição assim… 

A proposta do Correr por Prazer para 2023 é simples: 

  • Escolher um hábito fundamental, escolha daqui ou daqui

  • Encontrar uma estratégia para adotá-lo já hoje 

  • Quando está fixo na sua rotina, escolha o seguinte. Se mudar 1 hábito por mês, terá 12 hábitos diferentes em 2024! 

Um exemplo prático

  • Cumprir as recomendações de hortícolas por dia (3 a 5)

  • 1 tigela de sopa de hortaliças por dia, não tem tempo para fazer sopa coma no restaurante em vez de atacar as tostinhas e o queijo da serra. A maior parte dos supermercados também vendem sopa!! 

  • Compre fast-food veggies, dois exemplos tomate (sim, pode ser o cherry), cenoura (descasque e roa como snack) 

  • E aproveite o que a indústria tem à disposição, por exemplo as misturas para saltear podem ser preparadas no forno 

  • Ter um lanche pré-treino suficiente e adequado às 17h para treinar às 18h30/19h

  • Uma sandes de queijo tipo flamengo , ovo cozido ou queijo fresco + uma peça de fruta às 16h30/17h é um lanche que pode preparar em casa e levar ou comprar num café à hora de almoço para estar ao pé de si. E depois só tem de ajustar as quantidades no dia da prova! 

  • Não quer comer sandes todos os dias ou quer levar coisas mais pequenas e que possa ter sempre consigo na gaveta? Bolachas de arroz ou milho e queijos daqueles redondos tipo flamengo. 

  • Até isso lhe dá preguiça de levar ou comer? Banana e uns queijos desses mesmos ou ovo cozido

Deixe o hábito que para si é mais difícil de incluir e daremos uma solução! 

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES