...

Férias bem nutridas

Férias bem nutridasTodos os cuidados que teve até chegar ao Verão tiveram resultados satisfatórios, mas assim que pisa a sua estação balnear preferida vai tudo por água a baixo e já sabe que vai regressar a casa com mais alguns quilos. Este Verão aproveite as férias para melhorar alguns hábitos e escolhas alimentares, sem deixar de desfrutar de alguns extras, e tirar maior partido para o regresso ao trabalho

Descanso activo

Não tem de seguir o plano rigoroso da época em que tem de fazer saídas longas, séries, etc. Prefira praticar alguma actividade física que traga prazer e lhe permita manter a forma sem grandes preocupações.

Supondo que corre, bastam 3 sessões semanais de 30 minutos para eliminar cerca de 200-300calorias, ou seja, um gelado por dia. Mas pode também aproveitar para praticar outros desportos como andar de bicicleta ou nadar em águas abertas, pode apenas caminhar. Procure manter-se o mais activo possível mantendo no mínimo 30 minutos de esforço físico ainda que ligeiro.

Comece bem o dia

Aproveite as férias para educar o seu corpo e mente a um pequeno-almoço completo e saudável. Inclua alimentos de todos os grupos e aproveite para experimentar novas combinações e testar o efeito nos seus níveis de energia.

  • Sumo de 1 laranja natural (sem açúcar), Torrada com doce e queijo fresco pouco gordo;

  • Cereais variados com alperces, passas e amêndoas, 1 maçã ou alguns morangos e leite;

  • Pão de mistura ou centeio, 1 ovo cozido (ou mexido sem gordura), Sumo de ananás e cenoura natural.

Recomendamos também que diminua significativamente o consumo de café, se puder eliminar ainda melhor, o seu sistema nervoso irá agradecer o descanso do efeito estimulante da cafeína. E o seu corpo irá responder muito melhor, com menor quantidade de cafés, quando voltar ao trabalho.

Um dia na praia

Se gosta de chegar cedo e ficar todo o dia na areia, não desespere, é possível fazer uma alimentação saudável sem levar o frigorífico atrás. Precisa de algum planeamento e alguma disciplina mas não de estratégias complexas nada apelativas em férias.

Deve ter sempre no saco térmico:

  • Fruta fresca – 3 peças por dia;

  • Pão de cereais fatiado – para várias sandes;

  • Atum ao natural ou frango cozido ou assado já em pedaços;

  • Ovo cozido – excelente para uma sandes;

  • Água – muita!

  • Bebida – refrigerante não açucarado ou sumo sem açúcar adicionado, se apreciar porque não uma cerveja?

No restaurante

Se vai para fora (do país ou mesmo da sua cidade), provavelmente haverá oportunidade para experimentar a culinária local, mais frequentemente à hora de jantar depois de um dia de praia. Não deixe de desfrutar de uma refeição diferente mas como sempre respeite alguns cuidados simples.

–        Verdes e coloridos. Peça sempre uma salada como entrada, dispense o pão com manteiga, os fritos e as outras entradas mais elaboradas. As verduras são ricas em fibra que irá saciar a sua fome e preparar o corpo para a refeição que se segue.

–        Faça uma gestão dos excessos. Por exemplo, se quer uma sobremesa especial, retire o acompanhamento (arroz, massa, etc.) do prato e acompanhe só com salada ou verduras.

–        Nas zonas costeiras, aproveite para comer peixe. Nem sempre é prático prepará-lo em casa pelo que deve aproveitar nestes restaurantes para introduzir maior variedade na sua alimentação.  

–        Não dê muitas voltas. Num rodízio ou buffet faça uma boa gestão das quantidades. Comece com uma variada e colorida salada, pode experimentar um pouco de um prato de carne e outro de peixe, uma sobremesa e discipline-se. O mundo não acaba nesse dia, terá tempo de provar tudo o resto.

–        Seja Gourmet. Se quer realmente desfrutar do seu prato preferido, peça uma porção moderada e saboreie cada pedaço, apreciando o paladar e o aroma no lugar de comer por comer. Torne-se um crítico gastronómico das suas preparações culinárias favoritas.

Bebidas alcoólicas

Se é fã de petiscos e cerveja aposte na moderação como palavra-chave, não é saudável consumir mais de 1 unidade de bebida alcoólica por dia. Deve preferir cerveja ou vinho e evitar os destilados e as misturas de bebidas. Tendo em conta que a diversão não obriga ao consumo de álcool não deixamos de alertar para a necessidade de eliminar ou dimnuir o consumo deste tipo de bebidas.

Se gosta de sair à noite, procure também as bebidas sem álcool, beba água sempre que possível e apele a um divertimento 100% cool 0% álcool.

Nota: Artgo publicado em Junho de 2010 e agora republicado.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

2 COMENTÁRIOS

  1. Boas dicas!
    Felizmente as minhas férias têm sempre algum desporto associado, embora nunca o suficiente. Ou seja não dá para engordar, mas dá sempre para baixar um pouco de forma. Vamos lá ver como é este ano!

  2. Olá Dra.Filipa.Grandes conselhos que bem preciso,porque quando entro de férias faço tudo completamente ao contrário.Quanto ao café aceito a sua opinião mas não o ponho em prática,é um fiel amigo de longos anos.Boas férias

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES