Numa votação recente, o Correr por Prazer perguntou quais as outras actividades desportivas que praticavam para complementar a corrida. De uma forma geral, as restantes modalidades aeróbias como o ciclismo e a natação ganham terreno aos pesos e a outras mais invulgares como a yoga, as artes marciais ou os saudosos desportos de equipa. Mas para todos aqueles que ainda não decidiram se devem ou não fazer e o que devem fazer vamos fazer um balanço de ideias.
A primeira recomendação é o mais óbvio, se a corrida é a vossa modalidade, a actividade complementar não deve sacrificar a vossa performance quilométrica mas sim ser um coadjuvante.
Nesse sentido, podemos procurar uma actividade tendo em conta 3 objectivos distintos:
-
Promover uma melhor recuperação dos treinos de corrida.
-
Aumentar e optimizar a resistência aeróbia.
-
Reforçar os grupos musculares negligenciados pela corrida e aumentar mesmo a nossa força em músculos chave para melhoria dos tempos.
Todos estes pressupostos acarretam naturalmente uma melhoria na performance desportiva mas as dúvidas instalam-se quando se pretende saber qual a modalidade que pode de facto ajudar na performance quilométrica. Analisando:
Natação
-
Exige instalações e equipamento específico, o indivíduo tem de pagar a frequência dessas mesmas instalações e tem um horário para a frequentar.
-
Esforço predominantemente aeróbio com a particularidade de melhorar a endurance e simultaneamente ajudar na recuperação muscular.
-
Não é um meio natural para todos e muitos manifestam claras dificuldades na adaptação ao meio aquático assim com na técnica, dificultando e atrasando o aparecimento das vantagens desta modalidade.
Ciclismo
-
Não exige instalações mas apenas equipamento específico, sendo importante privilegiar a segurança (capacete, bicicleta adequada, estradas adequadas e vestuário).
-
Permite acumular distância e pode ser um meio de transporte.
-
É um esforço aeróbio que pode ser facilmente monitorizado em tempo, distância e intensidade tal como a corrida.
Pesos
-
O treino de “pesos” envolve muito mais do que pesos, deveríamos chamar-lhe antes treino localizado ou de força.
-
Pode envolver a utilização de pesos (halteres, barras, discos, bandas elásticas) ou apenas exercícios com o peso corporal (agachamentos, lunges, flexões, elevações, abdominais).
-
O objectivo é trabalhar de forma específica os grupos musculares que são negligenciados na corrida.
-
Permite também aumentar a força, melhorar o tónus muscular e a longo prazo optimizar a composição corporal – mais massa magra e menos massa gorda.
-
É mais monótono e envolve algum cuidado na execução dos exercícios para a prevenção de lesões.
Artes Marciais
-
Envolve o conhecimento das técnicas e o cumprimento de um horário, tirando alguns casos que são praticados a solo.
Yoga
-
Melhora a flexibilidade
-
Optimiza a relação corpo-mente e a concentração do atleta.
-
Uma vez mais exige o conhecimento das técnicas e posições.
-
Recorde as vantagens dos alongamentos.
Jogos de equipa (futebol, basquetebol, etc)
-
Divertidos e mais agradáveis.
-
Combinam esforços aeróbios com intervalos anaeróbios, podendo recrutar também outros grupos musculares.
-
O risco de lesão é maior devido ao contacto físico e ao tipo de esforço (explosivo) sobretudo quando há muito ânimo e muita garra.
Acho que devia ser mencionado o remo. É uma actividade desportiva muito completa pois movimenta cerca de 90% dos grupos musculares. É um complemento excelente para a corrida.