...

O melhor BI de um alimento

O melhor BI de um alimento - Como ler os rótulosSe a ler, não há publicidade que engane este corredor!

O que é e o que posso esperar?

A lista de ingredientes tem de incluir todos os ingredientes presentes no alimento, incluindo com grafia diferente os potenciais alergénios ou ingredientes que possam provocar intolerância (ex:. aipo, sulfitos). A lista deve estar por ordem decrescente de acordo com a presença no alimento, ou seja, do que existe em maior para o que existe em menor quantidade. 

Infelizmente nem sempre é obrigatório ter a % de cada ingrediente, apenas quando o ingrediente caracteriza o produto em si (ex:. quando chamam peito de peru a um fiambre, deve dizer a % de peito de peru). 

Então mas eu compro pão na padaria, queijo fresco na charcutaria, etc.?

Nos produtos vendidos a granel, pode encontrar dois tipos de rotulagem disponíveis: 

  1. na etiqueta que vai consigo para casa e onde devem estar os alergénios e a data em que foi embalado

  2. na ficha técnica do alimento que qualquer estabelecimento comercial é obrigado a ter. Se na mercearia do Sr. Manel nem sabem o que é isso, não há problema, avise-os que podem ser multados e por isso peçam à marca ou fornecedor! No caso de fabrico próprio… bom, alguém vai ter de as fazer! 

Para si, pode ser uma picuinhice mas para uma pessoa com uma alergia alimentar, pode ser a diferença entre a vida e a morte. Por isso andam sempre a ver de “alimentos especiais”.

Mas o arroz, o azeite, etc. não têm… 

Os “melhores” alimentos, ou nutricionalmente mais ricos e interessantes, não precisam porque são um só ingrediente e um só alimento.  

Por exemplo, o pão é uma dor de cabeça porque pode dizer só farinha de trigo, água, sal, fermento. Idealmente deveria mencionar a taxa de extração da farinha, o pão de mistura deve ter farinha de 2 cereais e idealmente pelo menos uma opção com T70. O pão integral, para quem prefere, é T150.

Como devo ler a lista de ingredientes?

Aplique estes critérios: 

  • Quanto menos elementos na lista melhor 

  • Se tiver açúcar, gordura de palma, óleo, etc. nas primeiras 5 posições tenha a consciência de que pode haver melhores opções 

  • Reveja se a lista condiz com o alimento que procura. Dou um dos melhores exemplos disto: aquela mousse de chocolate instantânea que tem açúcar como 1º ingrediente, se calhar não é uma mousse de chocolate adequada! Mais valia fazer a sua, em sabor e saúde! 

O iogurte é um alimento em que a lista ajuda a evitar medos desnecessários ou “erros de julgamento”. Mesmo um iogurte natural tem no mínimo 5g de hidratos de carbono por e 100g em que 4g são açúcar mas só tem realmente açúcar adicionado se este estiver na lista de ingredientes. Por isso não se assuste com a declaração nutricional e foque mais nesta lista. 

Mas e quando o alimento diz “zero”, posso confiar? 

Os novos “zero” são os antigos “light”. Antes usava-se mais o light que implicava uma redução de 30% do valor energético de um ingrediente do alimento face ao original. Há poucos alimentos que ainda mantenham esta designação. Agora usa-se mais o zero mas há alimentos em que não é possível usar “zero” e por isso têm algumas versões light: queijo, queijo creme, batatas fritas. 

No zero em si. Um alimento pode ser “zero açúcar” e ter na mesma um perfil nutricional pouco interessante que o torna menos necessário. Por outro lado, ser “zero” não significa que seja saudável. Pode ser mais interessante uma quantidade moderada desse zero do que o original? Sem dúvida, sobretudo num programa de emagrecimento, mas é importante ver o que significa esse alimento para essa pessoa, é realmente necessário? Tem mesmo de ser essa versão? 

Em jeito de conclusão: 

  • Se está no alimento, está na lista de ingredientes

  • O 1º é o que existe em maior quantidade

  • Se tem açúcar, gordura, óleo nas primeiras 5 posições pense se precisa do alimento 

  • O “zero” e o “light” não tornam um alimento saudável 

  • Se compra fora das grandes cadeias, peça as fichas técnicas em caso de dúvida 

Partilhe connosco as suas dúvidas sobre leitura de rótulos. 

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES