Um Nutricionista Não…

Posted by Filipa Vicente  /   April 20, 2022  /   Posted in Alimentação, news
Tags: Alimentação, filipa vicente, nutrição

Um Nutricionista Não…A Nutrição é uma ciência relativamente jovem em Portugal por isso só há muito pouco tempo (diria talvez 20-25 anos) a profissão de nutricionista começou a ser soletrada e devidamente reconhecida pela sua função na sociedade.  O que não significa que hoje ainda seja bem compreendido o que faz realmente um nutricionista.

Mas embora seja pouco a favor das listas de alimentos proibidos, o que era (ou é?) muito comum em consultas de “não nutricionistas”, perdoem-me a ousadia de listar algumas das coisas que os nutricionistas NÃO fazem NEM TÊM de fazer e não é justo pedir-lhes que o façam como se fosse “sua obrigação”.

O Nutricionista:

  • NÃO faz/traz planos alimentares dentro do bolso por isso se tem um amigo nutricionista, vai ter de abolir a frase “podias fazer-me um plano” ou “Preciso de um plano”

  • NÃO atende ou pelo menos EVITA atender amigos e familiares, recomendando-lhes outros colegas. Leia o nosso código de ética e deontologia no seu artigo 4º, alínea a) e artigo 11º alínea e)

  • NÃO dá dicas (personalizadas), pode comunicar e transmitir informação nas redes sociais e onde escreve mas tudo tem um porquê e como. É por isso que gosto de escrever para o Correr por Prazer, há um propósito.

  • NÃO tem de provar que sabe o que faz só porque está na dúvida. Tem várias possibilidades de questionar a intervenção, já nós… temos de lidar com os que cumprem e com os que não cumprem.

  • NÃO recomenda suplementos sem uma avaliação adequada

  • NÃO atende se não estiverem reunidas as condições adequadas de tempo, espaço, equipamento e até disposição para prestar um serviço de excelência

  • NÃO tem de atender fora de horas só porque tem uma disponibilidade limitada. O nutricionista também trabalha de 2ª a 6ª, tem família, tem vida e por vezes trabalha de 2ª a Domingo para que o encontre numa lista de profissionais.

  • NÃO é polícia, pouco se importa se encontrar um utente a comprar o que não deve fora da consulta.

  • NÃO é seu amigo, mas porta-se como seu melhor amigo, está disposto a ouvir mesmo quando cumpre e a dar-lhe conselhos pelo seu maior interesse. Não vai julgar nem criticar desde que mantenha a vontade de melhorar as coisas menos boas.

  • NÃO fica rico com a sua consulta, nem vai gastar esse dinheiro num jantar de caviar essa noite.

  • NÃO é um ser esquisito, come e bebe como qualquer pessoa nem tão pouco é perfeito.

  • NÃO acredita quando na 1ª consulta diz que está a fazer tudo 100% bem mas não tem resultados e não sabe porquê.

Talvez haja uma 2ª parte 🙂

About Filipa Vicente

Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog
Artrozen

Comments are closed.

X