...

Não petisque, faça uma refeição 

Não é rara a pessoa que chega à consulta a queixar-se assim “como pouco, estou sempre com fome. Toda a gente diz que sou um pisco a comer mas depois quando começo a beliscar, perco o controlo”. É por causa disso que pode não estar a perder gordura e pode não conseguir controlar o seu peso corporal, o que nem significa que esteja a alimentar-se de forma suficiente. 

A rotina é o melhor ansiolítico 

Já reparou que os milionários (e visionários) vestem-se quase sempre da mesma forma? Sabe que desta forma eles evitam uma das nossas maiores dores? A decisão. A nossa mente está sempre ocupada com 1001 coisas e temos de ocupar milhares, ou milhões, de decisões por dia. A última coisa que queremos é ter mais uma para tomar! Por isso mesmo, definir uma rotina ajuda imenso a facilitar as suas escolhas e simplificar a sua vida, inclusive na alimentação. Se for aleatório, o mais provável é que seja mais uma fonte de inquietude. 

Mindfullness à mesa

Se a sua mente está distraída à hora de comer, o mais provável é que a sua percepção de saciedade seja menor. Ou seja, inconscientemente não se vai aperceber do que está a comer, não vai desfrutar da refeição e por isso mesmo vai ser difícil ficar satisfeito/a com o que comeu. A ideia é que comeu qualquer coisa a correr, e não foi literalmente a correr. Por isso mesmo, deve parar, comer e depois seguir a sua vida. Esses 5 a 10 minutos que gasta num lanche não vai ser dramáticos, sobretudo se contribuírem para manter os seus níveis de açúcar no sangue estáveis e consequentemente até ajuda no foco.

Porção 

É pouco provável que as pessoas que comem de forma espontânea ao longo do dia controlem de forma adequada a porção que comem, e lembre-se que a quantidade faz o veneno. 

Mais, se cada lanche vai ser mais adequado , também vai ser mais saciante e por isso não vai estar sempre com fome. Esse apetite constante não é fome, mas sim a tal percepção de que não comeu o suficiente antes. Porque quem tem fome realmente come pescada cozida com arroz com o maior prazer e nunca vi ninguém a comer uma caixa dessas no escritório.

Uma refeição digna desse nome tem

Uma fonte proteica. Portanto, se almoçou há 2h e tem fome agora, opte por uma refeição que tenha uma fonte proteica: iogurte, queijo fresco ou ovo cozido. Combinam com cereais de pequeno-almoço ou com bolachas de arroz ou milho que pode ter na sua gaveta, para tardes mais complicadas. 

Mas prefira alimentos nutricionalmente densos e saciantes. Se almoçou há 2h-2h30, não é má ideia estruturar um lanche completo: 

  • uma sandes de ovo ou queijo e uma peça de fruta fresca. Se tiver essa opção evite andar a beliscar bolachas de arroz ou milho ou marinheiras;
  • iogurte com flocos de aveia ou cereais de pequeno-almoço, algumas amêndoas ou nozes e fruta fresca, no lugar de comer o iogurte e beliscar os frutos secos e os cereais aos poucos. 

Mas sim, pode ter finger foods

Isto não quer dizer que tenha de deixar de petiscar em ocasiões sociais ou outras de lazer (ex:. no cinema). Por exemplo 

  • lanchou às 16h30, saiu e entretanto foi beber uma cerveja com um amigo que já não vê há algum tempo. É importante ter uma estratégia para esse momento, se passou a tarde toda sem comer ou com fome vai atacar o que houver… 
  • está a ver séries ou um filme e apetece mordiscar alguma coisa: pipocas feitas em casa (milho, água e sal) ou tremoços, tiras de cenoura com dip de iogurte e ervas aromáticas ou hummus. Atenção que pode não durar o filme todo, nem é necessário! A ideia é ter uma opção;
  • vai a um almoço/jantar volante, como num casamento, tem fome e não há meio de servirem… um pouco de pão com presunto ou queijo fresco podem enganar o estômago mais meia hora ou mesmo 1h. Não precisa de atacar salgadinhos e folhados. 

Tenha em conta que  alguns alimentos podem ter maior risco precisamente pela densidade energética e podem ser inúteis e até uma armadilha perigosa num programa de controlo de peso. Um bom exemplo são aquelas tiras de coco que há prontas para comer em caixinhas plásticas. Têm uma densidade energética elevada, não vão saciar a sua fome e vai devorar aqueles 100g num instante! 

Filipa Vicente – Nutricionista · 1369N

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES