...

Sapatilhas da recordista da maratona custam 500 euros e são usadas uma única vez

Eliud Kipchoge e Tigist Assefa foram os grandes protagonistas da maratona de Berlim 2023, mas que sapatilhas usaram?

A Maratona de Berlim de 2023 será lembrada durante vários anos como uma das melhores da história do atletismo. Não só porque Eliud Kipchoge alcançou a quinta vitória, mas também porque o etíope Tigist Assifa reduziu em mais de dois minutos o recorde dos 42,195 quilómetros de 02:14:04 que era detido por Brigid Kosgei desde 2019 para 02:11:53. E, claro, como em qualquer competição, nos últimos anos, olhar para os pés da elite tornou-se uma obrigação para saber que calçado de corrida utilizam e isso também aconteceu nesta maratona de Berlim.

Não foi preciso muita pesquisa para conhecer as sapatilhas de corrida que Eliud Kipchoge e Tigist Assefa usaram nos pés pelas ruas de Berlim. Os dois atletas calçaram aqueles que são até agora as sapatilhas mais rápidas para a maratona e que atualmente são protótipos dos próximos lançamentos que a Nike e a Adidas, respetivamente, irão lançar em breve no mercado.

A etíope foi uma das atletas que estreou o novo modelo Adizero Adios Pro Evo 1 de 500 euros, juntamente com a segunda colocada Sheila Chepkirui, as sapatilhas de corrida de competição mais leves do mercado, com apenas 138 gramas. Uma parte superior minimalista, uma entressola muito reativa com hastes de fibra de carbono Adidas e uma sola que parece que vai desgastar só de se olhas para elas. Aliás, segundo a marca, tem a durabilidade de uma maratona e mais alguns quilómetros.

As Adidas Adizero Adios Pro EVO 1 que Assefa usou nesta maratona de Berlim tinham uma sola bastante semelhante à do Adios Pro 3 da Continental.

As sapatilhas de corrida de Eliud Kipchoge

Esta não é a primeira vez que vemos os sapatos que Eliud Kipchoge usou nesta Maratona de Berlim de 2023. Na verdade, pudemos vê-lo pela primeira vez na Maratona de Tóquio, depois na Maratona de Boston ou na Maratona de Londres, que também foram utilizadas por Geoffrey Kamworor e Sifan Hassan. Embora nem seja preciso dizer que nas redes sociais isso já era uma realidade há muito tempo.

É o novo protótipo do Nike Alphafly 3, sobre o qual nada sabemos até agora , mas à primeira vista você pode ver um cabedal Atomknit semelhante ao do Alphafly atual, mas com uma entressola bastante diferente em termos de geometria, já que elas mantêm a sua cápsula Air Zoom. A sola também pode mudar, mas teremos que esperar novidades da Nike para saber mais sobre eles.

Fonte: Runners World
Foto: Andreas Gora/picture-alliance/dpa/AP

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES