Estamos na época certa para falar de uma da fontes mais esquecidas de hidratos de carbono amigos do corredor – a castanha. Cozidas ou assadas, sem esquecer um puré de castanhas, podem ajudá-lo a sair do típico acompanhamento arroz, massa ou batata.
Perfil nutricional
-
Excelente fonte de hidratos de carbono (53g/100g) mas com mais fibra naturalmente presente (5g/100g)
-
Fonte por excelência de vitaminas do complexo B, especialmente a B6 (100g fornecem 25% DDR), a próxima vez que se esquecer onde estacionou o carro peça meia dúzia de quentes boas
-
Boa fonte de magnésio (8% DDR)
-
Excelentes no controlo da pressão arterial e prevenção da hipertensão pela sua riqueza em potássio (17% DDR)
-
Um suplemento por excelência de oligoelementos importantes na saúde metabólica do organismo pela sua riqueza em cobre e manganês fornecendo também zinco e selénio.
-
Não é só de laranjas que falamos quando queremos vitamina C, 100g de castanhas fornecem 43% da dose diária recomendada desta vitamina
Sendo que uma castanha pesa cerca de 10g, logo 100g são cerca de 10 castanhas.
O que pode ganhar com elas?
Controle os seus níveis de açúcar estáveis trocando o típico arroz e massa por castanhas, ficam óptimas com uma peça de carne assada, têm muito mais fibra o que ajuda a saciar e a manter a glicemia sob controlo.
Melhore a sua memória e reduza o stress com as castanhas, pela sua riqueza em vitaminas do complexo B. Engraçado, parece que não só as nozes que quando descascadas se parecem com um cérebro, já reparou?
Reduza o stress oxidativo provocado pela corrida de longa duração, sendo uma fonte por excelência de zinco, selénio e fornecendo também vitamina C, as castanhas ajudam a regenerar as suas defesas naturais.
Um cuidado
Teste devidamente a sua tolerância às castanhas antes de as utilizar com fonte de hidratos de carbono nas vésperas de uma prova. Podem dar-lhe de longe mais sustento do que pão, massa ou arroz mas a fibra pode causar algum stress. Normalmente assadas são melhor toleradas do que cozidas, em último caso pode experimentar igualmente em puré mas perde-se a fibra.
Mas da próxima vez que estiver sem ideias para lanches saborosos, não deixe de experimentar. Ao longo do ano, fora de época, há a possibilidade de comprar castanhas congeladas, pelo menos pode matar a saudade.
About Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial:
https://nutrium.io/p/filipavicente/blog