...

Uma digestão de corredor – Parte I

Uma digestão de corredorGases, diarreia, cólicas, azia, enfartamento… Quem ainda não sofreu uma surpresa desagradável durante um treino, ou pior numa prova, por um problema de digestão súbito. Saiba o que deve fazer, o que evitar e os problemas que mais afetam a o corredor.

  • Nunca experimente nada no dia da prova. Nem que o seu colega do lado diga que o vai fazer subir ao pódio. Um alimento que não lhe é familiar pode dar uma sensação de insegurança ou tornar-se mesmo um veneno.

  • Procure ter um esquema base montado e registado para as fases pré-prova. Uma espécie de roadbook da prova. O pequeno-almoço, quanto tempo antes, um esquema de hidratação delineado, o que sentiu, como se sentiu, etc. Isso permite identificar alguma alteração à rotina base e que possa ter causado esse mal estar de que se recorda da prova.

  • Seja disciplinado nos horários, procure comer cada 2h30-3h para fazer refeições moderadas, não muito pesadas e dê tempo suficiente para uma boa digestão. Tenha especial cuidado antes dos treinos, de nada serve encher-se 1h antes, as suas reservas de glicogénio levam 6-8h a encher.

  • Coma devagar e tranquilamente, não faça refeições rápidas sobretudo nas vésperas da prova. Coma bem, lentamente, mastigue bem os alimentos e desfrute da refeição.

  • Na noite anterior, tente comer pelo menos 3h antes de dormir e se necessário reforce com uma pequena ceia, para facilitar a digestão e também o funcionamento intestinal.

  • Procure beber sobretudo fora da refeição e beberique apenas água se necessário enquanto come. Beber muita água à refeição dilui os sucos digestivos podendo diminuir a sua eficácia e prejudicar a sua acção logo atrasando o processo digestivo, além disso vai sentir o estômago “inchado”.

Além de tudo isso, tenha uma lista de alimentos a evitar e a eliminar, alguns são regras de ouro conhecidas dos corredores de pelotão:

  • Comidas picantes – atenção à bolonhesa, por vezes pode ter picante, peça expressamente sem

  • Gordura – por exemplo massas com natas ou extra queijo

  • Leite e iogurte – pode usar quantidades moderadas de queijo

  • Couves como brócolos, couve flor, couves de bruxelas e além disso outras verduras folhosas como alface, agrião, outros canónigos e mesmo espinafres. Pode comer em sopa mas evite comer crus ou mesmo cozinhados os três últimos dias antes de uma prova.

  • Bebidas alcoólicas – sequestram as nossas defesas antioxidantes e desidratam o corpo.

No próximo artigo: diarreia e flatulência.

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

5 COMENTÁRIOS

  1. Felipa, muito boas suas dicas, sou do Brasil e acompanho sempre seus comentários, bem como outros com relaçao as corridas…bjus

  2. Filipa porque não devo comer “verdes” no dia antes? se normalmente não tiver nenhum problema intestinal as fibras vão prejudicar o meu desempenho?

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES