...

NOVEX – Terapêutica inovadora concebida em Portugal e iniciada há 3 anos produz resultados surpreendentes e conquista utilizadores

O efeito terapêutico de NOVEX revela-se claramente superior a qualquer outra terapia. Trata-se de um produto cem por cento natural, concebido e produzido na mais pura e bela natureza que Portugal oferece: o Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).

É uma terapêutica que exige apenas uma toma, mas cujos efeitos combinam elementos de psicoterapia, mindfulness, aromaterapia, fisioterapia, anti-aging, É uma terapia de grupo, nomeadamente porque a toma é feita em simultâneo pelo conjunto dos utilizadores. Tem efeitos benéficos comprovados sobre o coração, a hipertensão arterial, a depressão, o colesterol, o excesso de peso, a circulação coronária e cerebral, a osteoporose e de reforço muscular. Torna o indivíduo mais sociável, mais comunicativo, mais confiante e mais forte, tudo atributos de elevada utilidade para superar as dificuldades enfrentadas na vida diária.

A sessão terapêutica ocorre no início do mês de Dezembro no frio (temperaturas negativas), no isolamento, na paz e no colorido que a Peneda-Gerês invernal proporciona. Após a toma única, na dose de 90k, digeridos desde antes do nascer do sol até já perto ou depois do sol se pôr, estes efeitos perduram durante cerca de 365 dias. Isto desde que durante a maioria desses dias o utilizador, neste caso o “não-doente”, mantenha as rotinas de evocar e abençoar o dia da “toma” do tratamento, e de praticar corrida na natureza, que é aquilo que permite vir a estar nas condições requeridas para receber a “dose de reforço”.

Esta dose, anual, será proporcionada por Carlos Sá Nature Events na sua Open Clinic no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

AVISO MUITO IMPORTANTE: em 2024 este tratamento especial e único estará disponível para apenas 200 candidatos, sendo necessário formalizar uma inscrição. O custo de NOVEX é escandalosamente reduzido: basta o equivalente a depositar, num mealheiro apropriado, 2 euros cada domingo e utilizar o total reunido em 50 semanas para pagar o acesso a NOVEX.

E o que é afinal o NOVEX e que evidência existe sobre os seus benefícios para a saúde física e mental?

Trata-se da Extreme – 90k Road Ultramarathon, um evento único em Portugal e quase único no mundo: uma corrida de estrada na extensão de 90 kms, num percurso de montanha no PNPG com um desnível acumulado, positivo e negativo de quase 7000 metros, concebido e organizado pela Carlos Sá Nature Events, que tem lugar, desde 2021, no primeiro fim de semana de Dezembro. Noventa kms a percorrer com a assistência de um carro de apoio, conduzido e transportando um ou mais elementos de apoio aos participantes, que ao longo dos 90 kms vão prestando todo o apoio necessário: hidratação, alimentação, animação, organização, apoio psicológico e eventuais períodos de pacing em que correm com o atleta que apoiam.

O papel destes apoiantes/crew-pacers é essencial e a eles se deve em larga medida o sucesso de cada um dos participantes em concluir a distância. Na maioria trata-se de familiares e de amigos, na maioria dos casos corredores, ainda que sem coragem de se aventurarem nos 90 kms, mas certamente com pernas e mente para uma corrida no Parque Peneda-Gerês.

E como os elementos da equipa de apoio ficam contagiados pela aventura, a edição de 2024 da Extreme – 90k Road Ultramarathon, vai valorizar ainda mais o papel das equipas de apoio. Este ano de 2023 a equipa de apoio teve já direito a um diploma especial e personalizado, entregue na meta, e assinado pelo punho do Carlos Sá. Em 2024 para além do diploma, será registada a identidade de cada um dos elementos da equipa e, àqueles que no domingo participem numa das distâncias de corrida, 14, 21, 32 ou 42km, será proporcionado um segundo dorsal especial, a usar no dorso, com referência à participação como crewpacer nos 90kms da véspera e, no final, será oferecido uma medalha especial com o reconhecimento do papel desempenhado no dia anterior no apoio ao seu atleta nos 90k e à conclusão da distância cumprida no domingo. O mesmo se aplica, desconto de 50% na inscrição, a quem depois de ter completado os 90kms, se inscreva numa das provas de domingo.

No meu caso, após participar nas primeiras seis edições da Gerês Extreme Marathon de 42kms, não resisti ao desafio da distância de 90kms, e em 2021 lá estive, com dois amigos de longa data e prometendo cumprir a prova juntos. Esta nova prova atraía-me também por ser um misto das duas ultras que mais me fascinam e creio que as mais míticas: a Badwater nos EUA e a Comrades na África do Sul. Nessa primeira edição fomos 37 participantes, enfrentamos condições meteorológicas muito adversas, um desafio desconhecido, mas tivemos sucesso e ficamos maravilhados com a experiência. Em 2022, na segunda edição, o número de participantes duplicou, e lá estive de novo, com os mesmos fiéis amigos, novamente juntos do início ao fim e beneficiando de um apoio altamente eficiente pelo qual ficamos eternamente gratos.

Este ano, 2023, lá estivemos os três pela terceira vez, maravilhados por o número de participantes ter voltado a duplicar, um facto confirma o sucesso do desafio. Pude constatar a enorme alegria de todos, fosse ao longo da prova, fosse no dia seguinte, na Vila do Gerês, marcando presença no apoio aos participantes nas diversas distâncias e ostentando, orgulhosamente, a camisola da Extreme – 90k Road Ultramarathon. E não ouvi quaisquer queixas, antes, durante ou depois da prova – só elogios. O convívio no Domingo proporciona a partilha das muitas histórias e peripécias vividas durante a corrida, histórias que animam quem as ouve a encarar a hipótese de se aventurar a participar no ano seguinte. Nomeadamente quando constatam que um idoso como eu, a apenas dois anos dos setenta de idade, é capaz de superar este desafio, acima de tudo um desafio mental.

E que sendo eu médico, me apresento cada ano para os 90km, em grande parte porque reconheço os seus amplos efeitos benéficos sobre a saúde física e mental e, posso dizer, efeitos terapêuticos. E quando estabeleço a analogia com um medicamento inovador e altamente eficaz chamado NOVEX (Noventa Extreme), faço-o com seriedade, pois para mim não restam dúvidas de que correr os 90k na Peneda-Gerês proporciona tudo o que a bula do NOVEX refere.

Sei que há quem argumente que correr uma maratona de 42 kms quatro a seis vezes por ano tem o mesmo efeito e não é tão custoso, mas quem o afirma está, a meu ver, equivocado: pensem só no que representaria, para quem não foi além dos 42kms, mas que os corre com regularidade, chegar ao final de uma maratona e realizar novamente o mesmo percurso e, no final, correr ainda mais seis kms! E então se o percurso tiver mais de seis mil metros de desnível acumulado, aí sim, o feito teria de facto um nível de exigência elevadíssimo. Com o bónus de paisagens maravilhosas que nenhuma outra corrida de estrada proporciona. E assim se entende melhor a diferença entre correr várias maratonas por ano e correr essas maratonas como preparação para depois ter sucesso na Extreme – 90k. NOVEX é isso! Submetam-se a NOVEX e irão confirmar o que vos digo.

Os efeitos benéficos de NOVEX são reforçados se seguirem uma recomendação muito simples: hoje mesmo obtenham ou criem um mealheiro e nesse mealheiro depositem, antes do treino de cada domingo, uma moeda de dois euros. Desse modo irão manter sempre presente o objectivo de cumprir os 90kms dentro de um ano e irão manter viva a motivação, nomeadamente para os treinos longos de alguns domingos. Deixem o mealheiro bem visível, envolvam no projecto os vossos familiares, e no primeiro fim de semana de Dezembro de 2024 quebrem o mealheiro e disponham de cem euros para as despesas de alojamento na Peneda – Gerês. Garanto que resulta.

Pedro Amorim: mais de 67 anos de idade e mais de 67 maratonas e ultras.

Gerês Extreme Ultramarathon 2023: com Joaquim Pedro Viana e Manuel Rocha (de azul) e José Hamilton (de negro). Foto: Sérgio Rodrigues Fotografia

Artigos Relacionados

Pedro Amorim
Pedro Amorim
Medical Doctor (MD) na empresa CHP - HSA. Chefe de Serviço. Departamento de Anestesiologia, Cuidados Intensivos e Emergência na empresa Hospital Santo Antonio

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES