...

Dê cor ao seu prato

Parece uma mensagem tão singela mas continua a ser o hábito em que mais portugueses falham redondamente. Segundo o Inquérito Alimentar Nacional, menos de 60% da população portuguesa ingere pelo menos 400g de hortícolas por dia. Como contrariar esta tendência?

O primeiro que importa esclarecer é que quando falamos em hortícolas não estamos a falar apenas em folhas e florescências, ou seja, não é só comer alface, couves, agrião, espinafres e nabiças. Estes alimentos são apenas algumas variedades deste grupo tão colorido e variado que inclui também frutos hortícolas (ex:. tomate, pimento, courgette), raízes e tubérculos (ex:. beterraba, cenoura, nabo). E a regra aqui é: quanto mais colorido estiver o seu prato, melhor. Estes alimentos têm em comum:

  • Baixo valor energético 
  • Não têm açúcar adicionado
  • São fontes de fibra 
  • Têm um alto teor de vitaminas como os folatos, a vitamina C, o beta-caroteno (pró-vitamina A) e minerais como o potássio
  • E são riquíssimos em fitonutrientes

Há vários motivos para as pessoas não cumprirem as 3 a 5 porções recomendadas, gostaríamos de saber se os nossos leitores têm alguma diferente destas: 

  • Gosto pessoal

Se não gosta, não tem de comer salada de alface nem brócolos ou couve cozida para cumprir este cuidado. Opte por preparações mais saborosas e pode até combinar com os seus pratos, por exemplo pode saltear cogumelos, courgette e tomate com massa cozida. E sabia que a abóbora em cubos no forno parece batata doce? 

  • Conveniência, porque não combina com a marmita

Pode transformar a sua marmita numa salada fria ou quente, temos algumas receitas perfeitas para experimentar e levar consigo. Por exemplo, uma salada quente de couscous ou a estrutura base de uma salada à corredor

  • Os estabelecimentos onde come não servem e por vezes até cobram à parte

Aqui temos de lhe dar razão, a forma mais económica e prática para incluir uma porção de hortícolas fora de casa é pedir uma tigela de sopa de legumes como entrada para a refeição. Mas lembre-se que canja não conta como sopa. 

Não tenha também preocupações excessivas se a sopa tem batata, caso se sinta mal é bem provável que seja de gordura adicionada ou de fécula de batata e aí é melhor mudar de restaurante e não queixar-se apenas da sopa. 

  • Falta de tempo para preparar

Simplifique, utilize por exemplo o forno para preparar misturas para saltear. Coloque a mistura num pirex de vidro, borrife com azeite e tempere com coentros picados, pimenta a gosto e noz moscada se for do seu agrado. 

E, como falámos no primeiro entrave, no lugar de preparar verduras separadas para a marmita, adicione logo verduras nos seus pratos de tacho. Já pensou em frango enrolado em couve lombarda? 

Queremos ouvir a sua melhor desculpa para não incluir hortícolas todos os dias. Prometemos deixar uma solução para as mais desafiantes.

Filipa Vicente

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES