...

A 1ª edição da Estrela Grande Trail terminou com enorme sucesso

estrela grande trail 2015Foi um fim-de-semana de grandes emoções na 1ª edição da Estrela Grande Trail. Uma prova que tem todos os ingredientes para se tornar uma referência em Portugal. O vencedor da ultra foi Miguel Baptista, que completou os 85km e 11.000m de desnível acumulado em 11h25, seguido de João Colaço com 11h36 e de Luís Duarte com 11h45. Luís Duarte liderou durante toda a prova, mas o calor derrotou-o ao quilómetro 71 e perdeu terreno para João Colaço e Miguel Baptista.

“Foi a minha primeira vitória numa prova de renome, com atletas muito bons, é claramente para voltar para o ano, já estive em muitas provas, mas esta é sem dúvida a melhor em que já participei, o Armando Teixeira e a organização estão de parabéns”

João Colaço: “Foi uma prova maravilhosa, a organização está de parabéns”

Luís Duarte: “Adorei a prova, está muito bem conseguida, os trilhos estão muito bem escolhidos, desde as partes técnicas no início, às zonas mais corríveis e rolantes na parte final, os abastecimentos estavam muito completos e tinham tudo o que os atletas precisam, os voluntários estavam muito bem preparados e sabiam quais as nossas necessidades.”

Natércia Silvestre e a asturiana Mariam Iglesias, foram as vencedoras, e cortaram a meta após 13h18. Em terceiro lugar ficou Daniela Marinheiro com um tempo de 14h04.

No EGT Trail, o vencedor foi Nuno Silva completando os 25 km em 2h17, seguido de Guilherme Lourenço com 2h19 e Amândio Antunes com 2h27.

Nuno Silva: “A prova começa a subir é preciso ir com calma e não exagerar para ter forças para acabar. O percurso é muito bonito com a serra cheia de cores, começamos a subir pelo meio do bosque, que é muito agradável e quando chegamos lá acima temos o espelho de água da praia fluvial, e a descida com a vista toda do vale glaciar. Apesar de requerer alguma técnica é uma prova acessível a todos”

No pódio feminino o 1º lugar ficou com a atleta da equipa Salomon Suunto, Ester Alves, que completou os 25 km e 1.500m de desnível acumulado em 2h42, ficando em 10º da geral. Ester optou pela prova mais curta, para poder fazer um treino mais rápido, uma vez que estará, juntamente com Nuno Silva, a representar Portugal nos Campeonatos do Mundo em Annecy, no próximo fim de semana.

“A prova correu bem, muito sol, boas paisagens, um grande convívio e uma chegada fantástica”.

Em 2º lugar ficou Fernanda Verde com 3h02, e o 3º lugar, coube a Carla Cristina com um tempo de 3h14.

Viveu-se um clima de festa típico do Trail Running, no coração da Serra da Estrela, em Manteigas, Armando Teixeira e a sua equipa conseguiram realizar uma prova de grande qualidade, que conseguiu reunir tudo o que os amantes da montanha querem, descoberta, emoção, superação, trilhos técnicos e diversificados, partilha e muito convívio.

Armando Teixeira: “Estou feliz com o resultado final, foi um grande desafio, foram muitos dias e quilómetros nesta serra, para oferecer o melhor aos participantes, estes últimos dias foram de enorme pressão e ansiedade, a realização de uma prova implica muitos detalhes e entidades envolvidas. Estou consciente de que houve algumas coisas menos boas, e fica a promessa de que vamos melhorar no próximo ano e fazer desta, a prova de Portugal.”

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES