
Quem não gosta de figos ou de frutos silvestres como as amora?. Nada melhor do que ir ao campo e apanhar amoras fresquinhas e deliciosas, podem ser congeladas, transformadas em compota e fazer parte de uma sobremesa ou sumo delicioso ao longo do ano.
As amoras são ricas em fósforo, potássio, cálcio, vitamina A, B e C, com propriedades antioxidantes potentes, tem propriedades depurativas, digestivas e refrescantes.
Faz parte da lista dos alimentos anticancerígenos pelo seu teor de ácido elágico. É um bom tónico muscular para a prática desportiva pelo elevado valor de potássio. E as folhas secas podem ser utilizadas em chá como antidiarreico.
As amoras silvestres nativas da flora portuguesa têm um efeito neuroprotector superior às variedades disponíveis comercialmente, revela um estudo realizado pelo laboratório da Biologia da Doença e do Stress do ITQB/IBET, em colaboração com o James Hutton Institute, no Reino Unido
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53444&op=all

E as uvas, acabadas de colher, com bagos mais pequenos do que as que compramos normalmente na frutaria mas uma verdadeira delícia. Quem se lembra das vindimas e do regenerante sumo de uva, acabado de pisar no lagar? A sua composição é de 80% de água e os restantes 20% tem nutrientes valiosos. As uvas são ricas em açúcar de fácil assimilação. A fibra encontra-se maioritariamente na casca que deve ser ingerida (lavar bem as uvas antes de as consumir). Tem uma pequena dose de minerais e vitaminas mas é rica em antioxidantes que ajudam o organismo a combater doenças como o cancro, problemas cardiovasculares e doenças degenerativas. As uvas dão um toque fresco ao muesli e ao iogurte.
Todos estes frutos são excelentes para fazer sumos, batidos e pequenos lanches. Vamos aproveitar esta época para nos abastecer de vitaminas e antioxidantes, a fruta muitas vezes esquecida é substituída por sobremesas calóricas, a maioria das pessoas compram sempre a mesma fruta por comodismo e perde as dádivas da fruta da época.
Sugestão:
– Muesli caseiro sem açúcar com frutos secos e ou fruta fresca, (flocos de aveia, nozes, sementes de girassol e linhaça, pevides de abóbora, uvas, kiwi…)
– Bruschetta com queijo de cabra rúcula e figo
– Salada de rúcula, figo e queijo Feta com vinagre balsâmico (ou a gosto)
– Gelado caseiro de amora, ou calda de amora caseiro
– Batido de amora e iogurte natural
– Sumo de uva (com sementes)
Bom apetite!!
Aldina Rodrigues



Conselhos a seguir nesta (e noutras) época!