Posted by
Filipa Vicente / December 31, 2015 / Posted in
Principiantes,
Treino
Se pretende começar a correr, tem de ler este artigo. Mas se já corre há algum tempo e quer continuar a melhorar, também é para si. Para correr bem, com segurança, ter uma boa performance e tirar realmente partido da corrida deve seguir estes 5 passos.
-
Avalie o seu estado de forma previamente
Mesmo que seja aparentemente saudável, pode apanhar grandes sustos se não tiver os devidos cuidados. Mais do que um trâmite, um exame médico-desportivo também lhe permite saber o ponto de partida e tirar até alguns dados que podem ser interessantes no planeamento do treino.
-
Tenha um plano de treino. Simples mas consistente
Deve primeiro do que tudo definir um objetivo e com base nisso pensar quantas vezes por semana vai treinar, que ritmos deve manter e quando vai fazer o treino complementar (alongamentos, treino de core, força).
Tenha em conta que no início não deve insistir nas séries mas pode pensar em incluir algum trabalho de velocidade simples como o Fartlek. https://www.correrporprazer.com/2009/01/fartlek-o-jogo-de-corridas/
-
Equipe-se devidamente
As sapatilhas são um equipamento essencial e onde não deve “poupar”. Pense que vai fazer pelo menos 600-800km com elas e um calçado inapropriado é um importante factor de risco para as lesões na corrida.
Faça uma análise da sua pisada e saiba através de um especialista qual a gama de calçado que melhor se adequa à distância, ao seu peso e passada. Não deixe de ler a entrevista que fizemos a um dos maiores especialistas em calçado desportivo https://www.correrporprazer.com/2009/02/entrevista-com-paulo-silva/
-
Alimente a sua corrida
Não corra para queimar calorias, respeite o seu corpo. Naturalmente que vai ter maior margem de manobra para um ou outro exagero mas tenha especial atenção à alimentação antes e depois de um treino, e na véspera de uma prova.
-
Pão de mistura ou centeio com mel, banana e queijo pode ser uma boa opção 1h30 antes de um treino
-
Se quer correr logo de manhã aposte apenas numa banana ou um pouco de pão com mel, em menor quantidade, faça depois um bom pequeno-almoço
-
Depois do treino, dê valor à proteína (ovo cozido, queijo fresco, peito de frango/peru)
-
Dê força o seu treino
Não basta correr para correr bem, aprenda que o trabalho específico de flexibilidade, força e resistência podem fazer melhorias na sua performance mas também ajudar a prevenir lesões.
Procure fazer semanalmente 1 sessão de alongamentos para todos os grupos musculares e 1 a 2 sessões de trabalho de força com o peso corporal, elásticos ou no ginásio.
Não deixe este treino de lado, um dia vai entender a sua importância. Pode levar apenas 10-15 minutos no final de um treino mais curto ou ao acordar, mas é essencial fazer.
About Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial:
https://nutrium.io/p/filipavicente/blog