...

Muito mais do que uma questão de Peso!

Muito mais do que uma questão de Peso!A Obesidade foi classificada como a pandemia do século XXI, o que faz todo o sentido  quando pensamentos nas doenças crónicas não transmissíveis. Talvez o que não esperássemos era vir a conhecer outra doença que fosse considerada pandémica, no século XXI, com uma mortalidade tão elevada como a COVID19.

Pior do que isso… estar acima do peso, mais do que aumentar o risco de outras doenças crónicas não transmissíveis como a Diabetes, a doença cardiovascular e a doença cerebrovascular, aumenta a mortalidade por SARS2COVID19 em quase 50%. O próprio risco de ser necessário hospitalização aumenta em 113% e o risco de necessidade de cuidados intensivos em 74%.

Esta perigosa associação mostra uma vez mais a importância da prevenção na proteção da nossa saúde, qualidade de vida e da própria vida!

Tendo a total consciência de que tem a sua graça brincarmos com o facto de termos uns kgs a mais e acharmos que “sempre fomos assim”, é imperativo começar a olhar para esta situação com maior cuidado e vigilância. Não se trata apenas de uma questão estética! O excesso de peso e obesidade também estão no top 10 de maiores causas de perdas de anos de vida com qualidade. E penso que estamos num momento da era da humanidade em que as pessoas começam a perceber a importância do dia a dia, a menos que ainda não lhes tenha tocado… o vírus ou a morte de um familiar.

Nesse sentido, faz sentido mais do que nunca promover não uma dieta ou um plano de exercício especial mas sim hábitos, escolhas e comportamentos que vão fazer toda a diferença. Nesta página promovemos informação sobre uma das modalidades possíveis mas não tem de ser (só) por aí, aliás falamos por vezes de alimentação e nutrição, de escolhas saudáveis, de opções equilibradas que são válidas para quem anda, quem corre, quem vai ao ginásio e não só.

Acima de tudo alimente a sua saúde e mexa-se, não pelo seu peso mas pela sua saúde!

Filipa Vicente

 

Artigos Relacionados

Filipa Vicente
Filipa Vicente
Nutricionista (CP1369N) e Professora universitária (IUEM). Escreve para o Correr Por Prazer desde a sua criação em 2008. É essencialmente uma facilitadora de escolhas na busca da melhor versão de nós mesmos. Site oficial: https://nutrium.io/p/filipavicente/blog

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES