...

5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Muito calor e muito pouca água parece ter sido a nota dominante nesta prova realizada hoje. A maioria dos atletas queixam-se deste facto e da fraca organização do evento. Se participou, deixe aqui o seu comentário.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

157 COMENTÁRIOS

  1. 24 horas depois…. o site da prova continua igual…
    Um pedido de desculpas, uma promessa de fazer melhor na próxima edição e as classificações era o minímo que deviam fazer.
    Parece que o desrespeito continua…

  2. Ola Vitor,

    Estive lá, assim como um grande grupo dos nossos e cada vez que penso no dia de ontem, reconheço que somos todos uns grandes herois…

    A todos os atletas da meia marotona e da caminhada os meus parabéns.

    Só quero agregar mais um comentário, eu como profissional se cometer um erro grave na minha actividade, sou penalizado. E estes senhores???

  3. Estou triste……é o meu sentimento neste momento, depois de um fim de semana que esperava ser perfeito tornou-se um “pesadelo”. Levei a minha família e amigos para passar e disfrutar uns belos momentos no Douro que tanto gostamos. Correu tudo bem, desde a viagem, ás instalações e ao restaurante que tão bem nos receberam. Saímos para a nossa prova com tudo bem organizado, a ida de comboio, a chegada á fantastica barragem de onde partimos. Aqui temos uma nota negativa porque só havia uma casa de banho para tantos atletas no local da partida, mas de facto o que me entristeceu mesmo, foi a falta de abastecimento durante quase todo o percurso numa prova feita no pico do calor, eu só consegui uma garrafa de água no km 5 e nunca mais vi água até encontrar habitantes que viram o nosso desespero e gentilmente nos ofereceram água das suas casas, o que é para mim um prazer, tornou-se um sacrificio, fiz coisas que nunca pensei fazer na vida, como atleta que fui, tais como procurar no chão garrafas de outros que ainda tivessem um pouco de agua para me poder refrescar e continuar a corrida, vi pessoas a procurarem poças de água no chão e a passarem-na desesperadamente pela boca e pela cara. Outra nota negativa, que para mim era impensavel foi o facto de durante quase todo o percurso nunca ter passado ninguém da organização, nem da TV, de moto ou de carro para poderem socorrer alguém que se sentisse mal devido á falta de água.
    Ver o desespero dos meus familiares no final também me entristeceu muito, não sabiam como estavamos e ao verem pessoas a desfalecerem no final, a correria de pessoas para as socorrer e a confusão das ambulancias, fez-me pensar no momento que não lhes propocionei um fim de semana tão bom como eu tinha planeado, principalmente ao meu filho que me pediu para não voltar.
    Gostava de saber o PORQUÊ desta terrivel falha, eu não consigo encontrar explicação, uma vez que quem organiza sabe bem o que tem que fazer, pois eu sei que são pessoas experientes.
    Eu adoro atletismo e custou-me ouvir os comentários que ouvi.
    Poderia ter sido mesmo a mais bela corrida do Mundo……..O Douro é lindo!

  4. foi a 1ª vez que corri esta meia e estar aqui a escrever já é uma sorte depois do que me aconteceu.a minha media nas meias é de 1h 25min pois fiz 1h 55min cheguei a andar a 10 min km do km 20 até a meta fiz 11MINUTOS. quando me sentei na cadeira para tirar o chip, caí para o lado e estive talvez uma hora estendido para conseguir recuperar.agradeço a um HEROI que se identificou como enfermeiro (de que nem o nome sei) que me deitou a mão e não mais me largou tendo-me feito uma excelente recuperação. por mais de uma vez foi pedida uma ambulancia mas nada eu estendido na calçada com os pés desse GRANDE SENHOR debaixo da minha cabeça e a receber água aos poucos lá fui recuperando.nem falar podia .tudo que possa ser escrito não faz juz ao que eu vi e senti na pele, não tenho palavras para essa “organização”??????????? premio final nem vê-lo. foi como se não corresse.uma org. que não poe agua de 5 em 5 km mesmo que anunciassem chuva é de lei seus criminosos, quem não sabe não se mete nelas.

  5. Parabéns a todos os que como eu participaram na Meia Maratona da falta de abastecimentos, aos que terminaram e aos que souberam desistir. Quando aos 5km vi duas pessoas a fornecer água e tive de parar para tirar uma garrafa do interior da embalagem, ainda não imaginava o que estava para acontecer. Aos 10 km onde passei com 39,15 tudo normal tinham água e powerade. Placa do 15 km sem qualquer abastecimento e sem vestígios de garrafas vazias. Mais à frente vejo parar um dos meus colegas Dasdikes e juntar-se a um grupo de mais quatro ou cinco atletas que aguardavam pela vez de se refrescar com água de uma mangueira. Em sentido contrário vejo vir outro colega que nos avisava que não íamos ter mais água, valeu-me um senhor que circulava de bicicleta e que nos ofereceu água. Na descida junto ao Hotel estavam os bombeiros a refrescar os atletas e aí deu para recuperar algumas energias. ao cortar a meta com 1h30 e não sei quantos segundos, longe do objectivo inicial, deram-me água e powerade, mas passado alguns minutos quando ouço pela instalação sonora a solicitarem água e ambulâncias é que me apercebi da gravidade da situação. Muitos atletas revoltados a criticar a organização, outros a necessitarem de assistência médica, entre eles um colega de equipa que teve de ser transportado para o Centro de Saúde onde esteve algum tempo a soro.
    Tanta publicidade e quando foi posta à prova a organização falhou.

  6. Organização super amadora e sem conhecimentos sobre a modalidade,senão acautelava muito oportunismo dos caminheiros: estes sem culpa porque tiveram até oportunidade de entrar no funil e sacar tudo que poderam porque lhe era dado pelas pessouas que estavam a distribuir,brindes sem gravação!!enfim vergonhosa organização.O abastecimento de liquidos é obrigatório de 5 em 5km.E de pensar numa futura participação.Cumprimentos

  7. Boa tarde a todos,
    Caros amigos resolvi este ano participar pela 1ªvez nesta prova.Os primeiros kms correram dentro da normalidade até ao 1ºabastecimento(se aquilo era abastecimento…. )daí para a frente e coo o acumular dos kms e água nada….bem mais parecia uma caminhada de 21km.Nunca numa meia maratona vi tanta gente a andar.
    Se este ano foi batido o record de participações para o ano vamos todos tentar com que aprova bata o record de NÂO PARTICIPAÇÔES para assim manisfestarmos o nosso descontentamento.
    Que esta triste prova não desmoreça a prática de correr mas com prazer e nunca como ontem…a sofrer.

  8. Parece-me que praticamente já tudo foi dito, contudo, não posso deixar em branco o facto de, para além de não haver água também no final, existirem uma série de “barraquinhas” a vender líquidos! Grande negócio devem ter feito! Seguramente pagaram algum aluguer para estarem instaladas nesse local estratégico, pelo qual eram obrigados a passar todos os atletas sedentos e desidratados que concluiram esta prova miseravelmente organizada.
    Com tantas alternativas de provas porquê colocar a hipótese de voltar? Para verificar se aprenderam? Se fossem profissionais tinham tido a humildade de “aprender” antecipadamente!

  9. Prova a por na LISTA NEGRA das corridas. Ainda por cima sendo num mês que existe tantas corridas e alternativas pelo pais.

  10. Já lá estão as classificações…

    Não aparecem ordenados pela geral, apenas pelas categorias.

    Nem uma palavra sobre a pouca vergonha.

  11. Meus amigos, hoje, mais a frio, tentarei relatar o pesadelo que foi vivido ontem na régua.
    Tudo começou mal, pois não conseguimos lugar no penúltimo comboio (cheio) e o último chegou à barragem já em cima do tiro de partida da meia. Resultado: Partimos 2 minutos após o “pelotão” e tivemos que atravessar meia ponte aos berros para que os concorrentes da mini abrissem caminho.
    Chegados aos 5 Km, já não havia água no abastecimento, só gatorade (e já estavam uns 200 atrás de nós na mesma situação).
    Pensando que haveria água aos 10km, seguimos animados e a desfrutar da magnífica paisagem.
    Chegados aos 10Km, nada de água ou qualquer líquido. 11, nada! 12, 13, 14, nada!
    O cenário passou a ser indescritível. Atletas a beber restos de água de garrafas no chão, outros
    debruçados sobre uma bica com os dizeres “água imprópria para consumo”, comentários de revolta entre os atletas. Enfim, mais do que uma corrida, parcecia estar perante um plano maquiavélico para matar pessoas.
    Aos 15 Km, nem posto de abastecimento se vislumbrava. Aí eu, o meu irmão, que me acompanhava nesta verdadeira prova de sobevivência debaixo de trinta e tal graus, e muitos outros, tivemos o bom-senso de desistir, passando a caminhar, antes que as consequências fossem mais nefastas.
    A partir daí a “corrida” mais parecia uma procissão, com mais atletas a caminhar penosamente do que a correr. Lamentos, gritos revoltados contra os soldados da GNR,…
    Assisti a cenas que me deixaram chocado e revoltado. Atletas exaustos à procura de uma sombra para tombarem, atletas a voltarem para trás a correr com água para socorrerem amigos. Tudo sem que avistasse alguém da organização, um médico, nada. Só soldados da GNR que encolhiam os ombros ou nos mandavam queixar à organização.
    Aos 17 Km surge finalmente o “Sr. da mangueira” que, se calhar, salvou vidas. Bem-haja! O que vi é digno de um cenário de catástrofe, com as pessoas sôfregas e em desespero de volta da mangueira.
    Mais á frente, antes da ponte, outros populares com uma mangueira enchiam garrafas recolhidas do chão.
    Nessa altura já corriamos novamente, pois já ouvia as ambulâncias em frenesim, ouvia as mensagens de pânico do speaker e antevia a preocupação dos meus familiares na chegada.
    Na chegada o ambiente era dantesco e já foi aqui descrito. Pessoas tombadas no asfalto, o speaker gritava por água, por médicos, por ambulâncias,… Inacreditável!
    Ainda assim, atletas houve que passaram a zona da meta, perante este cenário, e ainda percorreram os quase 2 Km que faltavam na avenida no limiar do colapso físico. Verdadeiros Heróis!
    Se daqui a uns anos contar a alguém que fiz uma meia maratona, com mais de 30º, sem receber uma única água da organização, penso que ninguém acreditará.
    O que se passou foi demasiado grave e não tenho dúvidas que há matéria para processo crime, que deveria ser desencadeado caso o actual branqueamento não dê lugar a um pedido formal de desculpas aos atletas.
    No que me diz respeito, só aceitarei voltar caso os organizadores sejam, voluntária ou compulsivamente, afastados da organização desta prova que tinha tudo para ser magnífica e se transformou num inesquecível pesadelo.

  12. tive para participar na prova mas estou a ver que fiz bem em não ir. gosto de correr, não muito rápido, ligeirinho e quando começei a ver estes comentário achei uma vergonha. com temperaturas de 30º graus não existir agua suficiente é um acto criminoso. tanto dinheiro gasto em publicidade que nao sobrou para comprar paletes de agua. todos sabemos que existem falhas em todas as corridas, mas tem que existir mínimos a cumprir. ainda à três semanas tive o prazer de participar na meia maratona de cortegaça em que ficou marcada pela trágica morte de um atleta, e apenas tava um pouco de calor(sem reparos à organização). ainda bem que não houve nenhuma tragédia deste género.
    a organização aó tem que assumir os seus erros, imputar responsabilidades e obrigar-se para o ano fazer nao melhor mas tentar ser perfeita.
    para o ano que vem espero fazer esta prova , mas “não vá o diabo tecer” se calhar levo abastecimento.
    a todos os atletas e caminheiros um bem haja.

  13. Podem colocar o vosso tempo no excel e formatarem o valor da celula para do tipo hora, e ja vai fazer algum sentido…

  14. A Grandiosa Festa do Douro ficou ensombrada por uma péssima organização. Fui participante da mini corrida em quanto o meu marido fazia parte da meia maratona, e logo logo a partir do momento em que sou testemunha de ver o último comboio chegar ao apeadeiro a menos de 5 minutos da hora da partida, percebi que as coisas não estavam a começar bem. Atletas da meia maratona corriam desesperadamente por chegar ao lugar de partida, alguns ficaram misturados com os participantes da mini e confusos seguiram o rumo errado. Não se justifica que o começo de uma prova tão publicitada seja ás 11h00, hora fatal para correr ou caminhar debaixo de um sol abrasador. Encontrei um casal de brasileiros vindos propositadamente de São Paulo que também assistiam a esta prova com a maior das expectativas. Durante o meu percurso viví situações verdadeiramente arrepiantes. Impossível apreciar a beleza natural que nos rodeava quando estávamos a sentir na pele e ver em nosso redor o desastre total: falta de assistência médica (nenhum tipo de apoio), insuficiente abastecimento de ÁGUA, “ÀGUA, SENHORES” “ÁGUA”, falta de divisão no asfalto para poder separar as duas provas, assistir a insultos por parte de um individuo que se encontrava encima da ponte da Régua e que fazia parte da organização quando recebia queixas dos participantes,casas de banho?, familiares desesperados por ver os seus chegar ( eu estou incluída), ou pelo menos saber que estavam bem, ambulâncias estacionadas numa zona cheias de obstáculos, assistir ao desespero do locutor da prova pedindo calma, chamando médicos, ambulâncias, carros de bombeiros…um caos total. Uma prova para nunca mais. Nota negativa para: todos os patrocinadores desta prova que nem um boné ofereceram antes do começo da corrida e também.

    Por último um bem haja para todos os participantes que ficaram afectados e as melhoras para aqueles que tiveram de ser assistidos.

  15. Este ano, apesar de inscrito, felizmente não coloquei lá os pés.
    Há dois anos, nesta mesma prova, só havia água aos 5 e 10kms.
    Esta não é a edição nº1 nem é a primeira vez que algo do género corre mal. É, portanto, incompetência.
    Que ninguém lá ponha os pés na próxima edição!

  16. Classificacões não existem para senhoras de mais de 45 anos mesmo aqui brincam com as atletas eu sei que as senhoras continuam a ser descreminadas mas a este ponto é de rir porque chorar já foi ontém de ver todos os ponto negativos desta dita a mais bela meia maratona do mundo…………

  17. Sr Paulo Costa da desorganizaçâo, quando houver corridas de camelos… dúvido que estes queiram participar, tendo conhecimento que o senhor é o responsável.

  18. hoje vinha no jn a seguinte declaração de o organizador da m m douro«ninguem vai derrubar o pêso» eu queria dizer a esse sr que ninguem quer derrubar o pêso ,os atletas querem dignidade. atletismo não é convidar meia duzia de doutores,e na esplanada com ar de importantes assistir a
    milhares de pessoas em mau estado por falta de competencia.sr paulo coelho tenha vergonha e assuma a falta de competencia para com os atletas e patrocinadores. devolva o dinheiro das inscriçoes.

  19. queria agradecer á maravilhosa organização da prova da meia maratona do Douro Vinhateiro pela maravilhosa assistência aos atletas tão maravilhosa que em 15km não houve uma pinga de água, onde houve pessoas a ir para o hospital, pessoas caidas no chão e onde muitas desistiram. muito obrigada pela maravilhosa incompetência da vossa parte. podem querer que nunca mais ponho lá os pés e era muito bem feito para eles aprenderem deixarem de ir a esta prova ssim eles mudavam de certeza!!!!!!

    gostava de saber o que fizeram ao 15 euros da incrição porque nem água houve…

  20. Depois da triste manhã (ou já era de tarde??) de dia 23 nas margens do Douro, gostava de deixar algumas perguntas: Uma prova destas às 11:00 da manhã???? Numa época do ano em que as probabilidades de estar tempo quente são mais que muitas, o que passou pela cabeça desta gente???? Ainda por cima os dias que antecederam a prova já apontavam para estas temperaturas….. será que foi só pela transmissão televisiva??? O que será feito do dinheiro que paguei na inscrição???? Seguramente receberam mais de 40.000,00€ só em inscrições…. fora patrocínios. Mais triste ainda é a atitude da organização que ainda nem sequer teve a dignidade de publicar um pedido declarado de desulpas aos “tolinhos” que foram à Régua dar dinheiro a esta gente. Não sei se me irrita mais o que se passou ontem se o triste comentário da organização no site ofiial da prova.

  21. Sr Paulo Costa quando houver corridas de camelos… o sr será o convidado de honra, duvido que estes queiram participar, tendo conhecimento que o senhor é…………….

  22. boa noite venho por este meio dar a minha opinião eu ja participo nesta meia maratona ao participar na mini maratona tabem organizo provas de atletismo eu sei o que uma responsabilidade desta graças adeus é certo que ouve um erro falta de agua mas uma coisa é certa nos outros anos tem havido muita agua até estragam aquilo que este ano nos fez falta, mas uma coisa tabem somos compados nem tudos mas alguns da mini maratona que levaram muita agua sei nessidade e esqueceram-se dos atletas da meia maratona la estamos nós portugueses primeiro nós outros que seligem se nós fazemos a nossa caminhada de familia, será que tabem não podemos levar agua para o passeio porque do ano passado até somos estragaram mas de facto ouve um erro grave sim a falta de agua é por isso que agora vamos deitar a toalha ao chão vamos sim dar apoio para podermos ter a meia maratona vinheiteira juntos e dar as nossas ideias posstivas.

  23. “Nota a todos os participantes”
    Esta organização não percebe que a esmagadora maioria dos atletas que participaram amam a corrida, pagam para correr… e não é só a inscrição, é o transporte, o alojamento, a alimentação..etc.. etc… e que em vez de um texto de meias palavras, mea-culpa (no sentido mais popular que latino, será por ser uma meia maratona), deviam colocar um texto assertivo do género:
    Em vez de “A organização lamenta o sucedido “ deviam ter escrito “A organização pede desculpa pelo sucedido”
    Em vez de “A organização está totalmente disponível para responder a todos os contactos dos participantes” devia ter escrito “A organização está totalmente disponível para reembolsar os participantes que assim o entenderem”. Desta forma muitos do que falam em pedir o seu dinheiro de volta já não o faziam!
    As pessoas protestam no momento, aceitam as desculpas mais tarde e até chegam a defender o responsável pelo erro se sentirem alguma humildade.
    de outra forma.. se se sentirem respeitadas.

  24. boa noite venho por este meio dar a minha opinião eu ja participo nesta meia maratona desde da primeira edição ao participar na mini maratona tabem organizo provas de atletismo eu sei o que é uma responsabilidade muito grande graças adeus é certo que ouve um erro falta de agua mas uma coisa é certa nos outros anos ouve sempre muita agua e sumos até estragam aquilo que este ano nos fez muita falta, tambem somos culpados nem tudos mas alguns da mini maratona que levaram muita agua sei nessidade e esqueceram-se dos atletas da meia maratona la estamos nós portugueses primeiro nós outros que seligem será nós ao fazermos a nossa caminhada de familia, será que nós não podiamos levar agua para o passeio porque de facto ouve um erro grave sim a falta de agua é por isso que agora vamos deitar a toalha ao chão vamos sim dar apoio para podermos ter a meia maratona vinheiteira juntos e dar as nossas ideias posstivas.

  25. Já participei pelo menos em 12 meias-maratonas e nunca vi nada assim. concordo com tudo o que dizem e ainda acrescento, vi corredores a beber água imprópria para consumo, a beber água que escorria das rochas, a beberem restos de água nas garrafas do chão, vi um agente da brigada de transito, que por ironia,apontava para a água do rio e bombeiros que faziam o percurso e limitavam-se a dizer, com o dedo, que não tinham água.

  26. Fiquei chocada quando soube. Desejo sinceramente que todos os participantes melhorem depressa para apresentar um protesto junto da organização, é lamentável que uma prova patrocinada pela EDP não tenha abastecimentos. Não deve ser por falta de dinheiro, terá sido por falta de consciência?

  27. Acho que ja foi tudo dito tambem estive la dorsal 6638 quando passei no primeiro abastecimento ja não havia agua ia com expetativa de bater o meu recore pessoal 1h40m mas vi logo que não ia ser possivel devido a falta, a agua que bebi foi aos 18kilometros numa fonte onde estive 5 minutos há espera da minha vez foi muito compelicado,o organizador havia de ir a Ovar ,Matosinhos que tem o mesmo tempo de vida que esta e sportzone entre outras para ver como isto funciona, amin não me apanha la mais.comprimentos a todos.

  28. A minha solidariedade a todos quantos conseguiram terminar esta “duríssima” prova!
    Havia desculpas se esta fosse a primeira edição,mas já é a quinta e o ditado popular é muito antigo e verdadeiro: Na primeira quem quer cai,na segunda só cai quem quer!! Entendam como quiserem!
    Parabéns a todos.
    Paulo Rodrigues

  29. Caros amigos atletas.

    Não estive presente, vi na RTP2 à tarde e fiquei indignado com a situação. Estou também solidario com as centenas de atletas que sentiram no corpo a incompetência destes “senhores organizadores”.

    Infelizmente, salvo as devidas excepções da praxe o que vejo é mais amadorismo nas organizações do que o amadorismo dos atletas de pelotão.

    Tal como noutras áreas do negócio quem apresenta um mau produto tem de ser excluido do mercado. Por mim estes senhores tinham que mudar de ramo de negócio…

    Não existem desculpas….Não se brinca com a vida dos outros.

    Bem hajam todos aqueles que participaram na prova, num local realmente espectacular e que merece algo bem melhor.

  30. Vergonha.Tristeza.Crueldade. Crime. Sacanice. Esperteza saloia. Burrice…

    Todas estas palavras e outras que encheriam o écram, não chegam para explicar o que se passou.
    E nunca mais me apanham lá. O sr. Costa que faça a Meia Maratona sózinho e depois vá pedir batatinhas ao Centro de Saúde…

  31. ola Vitor, e cumprimetos a todos aqueles que estão a aproveitar este veiculo de informação para desafabar.
    pois eu s´queria chamar aqui a atençao de um pequeno promenor, e sabido e dito por muitos que nesta prova AGUA só no rio douro porque na prova e caso para dizer agua nem vela,eu no meu caso tive o ultimo abastecimento por volta dos 7km e ate aos 21km agua dada pela organização nem gota, excetuando o que agora vou descrever.
    Na subida que anteçede a entrada para a ponte estava um carro de bombeiros e eu aplei aos berros levem agua aos que vem ai atras a colegas desidratados que nao podem mais , ando mais 2 metros fiquei indegnado alguem suponho da organização com uma palete de agua a dar ao pessoal que passava AO LADO DELE TINHA UMA CAMARA DE TELEVISÃO A FILMAR eu disse eu nao vou aceitar essa agua isso e veneno isto e uma palhaçada .
    ja sobre a ponte reporteres ftograficos mais preocupados que os propios bombeiros apanhar restos de garrafas de agua e a dar a quem passava nessa altura a comussao foi inevitavel desculpem mas nao consigo escrevser mais

  32. Ontem, dia 23 de Maio, sai de casa contente porque ia participar em mais uma festa do atletismo. No início pareceu-me estar perante uma boa organização. É verdade que o transporte de todos os participantes da Régua para o local da partida, e a consequente separação dos atletas paeticipantes nas duas provas, estava bem organizado. Depois, foi um desastre total.Vi atletas a parar de correr, tal como eu; vi homens e mulheres a chorar de desespero, com falta de líquidos; vi pessoas a dirigirem-se para uma fonte que dizia “água imprópria para consumo”; vi atletas a caírem sem a mais pequena assistência médica; vi um particular, ao km 19, apanhar garrafas do chão e enche-las com água do seu proprio poço, para nos oferecer; vi a assistência a comprar água para oferecer aos participantes. O desespero estava instalado.
    Na chegada à meta foi chocante ver atletas a terminar a passo, a caírem redondos e o speaker aflito a chamar por ambulâncias (que não paravam a corrida para o hospital!!) e a perguntar se havia médicos entre a assistência.
    E pasmem-se, meus senhores, também vi, no local da meta, as tendas das marcas patrocinadoras da prova a VENDEREM todo o tipo de líquidos, como se os atletas tivessem o dinheiro guardado nas cuecas. Isto é uma organização do outro mundo.
    Cheguei a casa triste porque não fui participar numa festa do atletismo, fui, sim, participar numa prova organizada por pessoas que se dizem profissionais e competentes, mas que foram tão maus, tão maus, que eu não consigo encontrar no dicionário o adjectivo correcto para eles. Mais de 24h depois de terminada a prova vejo no site da organização, e passo a citar: “A organização da Meia Maratona do Douro Vinhateiro reconhece que os abastecimentos líquidos foram insuficientes durante a prova”.
    Não, meus senhores! Não tentem encobrir o vosso erro com uma mentira. O abastecimento não foi insuficiente, ele não existiu.
    Depois de isto tudo, se vou participar no próximo ano? Com organizações destas recuso-me a participar em qualquer tipo de evento.

  33. o sr da mangueira foi um heroi salvou muitas pessoas de cair por desidratação .muito obrigado nunca o vou esqueçer.

  34. quando sai de evora sabado com a minha esposa e filha iamos entusiamados pelo passeio e eu correr a meia maratona. comfirmo os acontecimentos dramaticos vividos pelos atletas e as familias quero deixar um comentario a organizaçao quando nao a humildade para reconhecer os erros aqui no alentejo diz-se vao ladrar pra outra freguesia

  35. de muitas meias maratonas que ja fiz em nenhuma passei tanta sede como nesta quando por volta dos 5kms vi duas pessoas a dar agua como se de uma taberna se tratasse em que os clientes chegam e o taberneiro pergunta o que vai tomar sem mais comentarios espero que me devolvam o meu dinheiro e um abraço para todos ressistentes votos de boa recuperaçao sr paulo costa tenha vergonha porque a Regua e os seus habitantes nao merecem ter a frente da meia maratona uma pessoa tao imconpetente

  36. Muito obrigado as gentes da regua que nos salvaram de uma tragedia maior e um grande abraço aos duros que acabaram a pior corrida do mundo….

  37. Caros amigos!!

    Vivi ontem um verdadeiro pesadelo. Vi pessoas a desmaiar na berma da estrada, pessoas a beber água que descia pelas rochas, numa fonte onde dizia imprópria para consumo, pessoas que apanhavam garrafas que tinham ainda alguma água, posso mesmo dizer que presenciei momentos de horror e verdadeiro pânico. É muito difícil descrever por palavras o que senti ontem durante a PIOR corrida do mundo, aquilo foi mau de mais para ser verdade. Na chegada à meta recebi vinho, pedi água, e foi-me respondido que os senhores das bifanas deviam ter para vender. Amigos eu nem o que mais posso relatar, vamos vetar esta gente, o que nos foi feito foi uma falta de humanismo, respeito, a única justificação possível para o sucedido só pode ser a falta de inteligência ou a a inexistência da mesma por parte dos indivíduos que nos fizeram isto.
    Eu só espero que isto não seja esquecido, o que aconteceu na Régua foi real e foi muito mau.

    Bons treinos e um forte abraço.

    P.S. Estive na meia de Cortegaça, nada a dizer da organização, a prova foi linda e com muita água…………………..esses inocentes da meia do douro que tenham formação com esses Srs. de cortegaça.

  38. Desejei muito esta fazer esta prova e levei a minha familia.
    Foi uma muito má experiência pela hora tardia da competição. No 1º abastecimento, estavam 2 pessoas e tive que parar e ajudar a abrir os paks de água, no 2º abastecimento (10 kms) foi melhor.
    A partir daí foi o caos, sem organização e sem água.
    A partir dos 13 kms, caminhei e corri…muito lentamente. A MINHA SAÚDE ESTaVA EM CAUSA.

    Gostei do comentário construtivo do Geraldino Silva.
    Foi a primeira vez que corri com estas temperaturas e se for a outra prova com estas condições faço a caminhada com a minha familia.

    No site da organização deixei a minha modesta sugestão para melhorar, dando como exemplo experiências vividas (M.M.Sportzone e Cortegaça).
    No entanto disse-lhes que para o ano não iria lá porque PAGUEI PARA SER UM FIGURANTE PARA A TV.

    Um abraço a todos

  39. Ontem, dia 23 de Maio saí de casa para participar na minha 2ª meia maratona, a prova mais linda do mundo.
    Antes da prova começar tudo corria bem, a paisagem magnifíca era inspiradora, embora a temperatura que se fazia sentir fosse elevada.
    foi dado o tiro de partida e lá fui eu com vontade de fazer uma boa prova, primeiro abaastecimento aos 5 KM, tudo estava a correr dentro da normalidade, olhar para o rio fazia-me esquecer a temperatura elevada que estava,
    fui bem até aos 10 KM, onde passei com 42 minutos, e onde não havia o prometido abastecimento, a partir daqui 11,12,13,14KM, e aquele liquído precioso nem vê-lo, foi quando começaram as dificuldades e o desespero, e atletas a caminhar, uns a parar e a pedirem água, e a queixarem-se da vergonha e incompetência desta organização, lá seguia e já valia tudo para beber qualquer gota de água,quando cheguei aos 15 KM,já era muito difícil resistir aquela situação, mas mesmo assim lá ía, e foi precisamente a partir daqui que ao aperceber-me que não havia qualquer abastecimento ao virar de cada curva existia aquela esperança, mas ficava-me só com a ilusão, e começei a perder capacidade física e a esperar o pior , comneçei a caminhar e a pessar desistir daquele pesadelo, foi aí que apareseu o “Sr. da mangueira”, ao KM 17, que dizia venham beber aqui, foi como se nasce-sse novamente uma força em mim e como fui dos primeiros lá chegar ainda consegui beber alguma água,tive sorte, depois foi a confusão, pois todos queriam beber, lá fui com mais algumas forças,mas já era tarde e já estava a desidratar, mesmo assim consegui, embora devagar chegar á meta, onde só se ouvia as sirenes das ambulâncias e pessoas prostradas no chão quase inanimadas e desidratadas, onde não existiam ambulâncias suficientes, nem médicos ou enfermeiros e onde alguns familiares de atletas choravam e deseperavam, pois não sabiam se eles estavam bem, dado o panorama dantesco e onde mesmo no final não havia água para dar aos atletas, tive sorte a minha esposa tinha levado dinheiro e pude comprar água e outras bebidas.
    isto não se faz, a orgaqnização desta prova atentou contra a integrdade física e mesmo a vida de todos os atletas, só não morreu ninguem por milagre, vi durante todo o percurso tombar dezenas de atletas, sem qualquer assistência, é muito grave, vergonhoso e inqualificável.
    tenho a agradecer a boa vontade das gentes da régua, que quando de aperceberam da gravidade da situaçao fizeram o que puderam para auxiliarem os atletas em pior estado e agradecer ao “Sr. da mangueira”, que ao KM 17, evitou talvez em muitos casoas e eu estou incluido que acontecesse o pior, muito obrigado.

  40. Boas!
    Comecei a correr há cerca de 2 anos. No ano passado fiz a minha 1ª 1/2 Maratona. Foi na Sportzone, organizada e muito bem, pelo Jorge Teixeira da Run Porto, que, como todos podemos atestar, é exemplar na organização. Nunca nos faltou nada, muito menos o fundamental a um atleta: ÁGUA!
    Se me tivessem dito que não havia abastecimento, eu levava o camel bag. Eu, que tentava fazer um tempo abaixo das 1h50, fiz pior do que na minha primeira Meia-Maratona. A partir do 8ºKm, a minha preocupação centrou-se em arranjar água a uma turista britânica que, espantada, me perguntava quando haveria abastecimento. Nunca vi tantos atletas “a pé” numa Meia-Maratona. Só ao Km 17, depois de cerca de 6 minutos numa fila (!) consegui beber água da já famosa mangueira do popular que nos matou a sede. Um pouco mais à frente, os funcionários de um Restaurante, ofereceram a água que tinham para vender. Entrei na marginal da Régua a ouvir os apelos do speeker da prova a pedir água, enfermeiros, médicos e ambulâncias para a meta, porque, dizia aflitivamente, havia “pessoas a desfalecer”. Eu vi muitos. E quando acabei a prova, esperando ter no saco algo para matar a sêde, vislumbro apenas uma garrafa de vinho!
    Nem no final deram água.
    Depois de nos transportarem em comboios apinhados, quais prisioneiros de Aushwitz, sem nos darem água em toda a prova (no 1ºabastecimento ao Km 5, quando ali cheguei, já só havia Powerade, e quente), o minímo que podiam fazer era ir a um hipermercado, e há dois junto à meta, e comprar água para os participantes. Era o mínimo. Darem-nos razão não nos matou a sêde.

  41. Boa noite,

    na minha opinião é o seguinte, em 1º compreendo a hora de partida da prova, uma vez que a maioria dos atletas e caminheiros vêm de zonas distanciadas da régua como do Porto, Aveiro e muitos outros e se muito mais cedo fosse a partida seria complicado neste aspecto, contudo penso que seria bem possivel darem inicio à prova às 10h ou 10h30.
    Em 2º lugar, pelo que soube no 1ºabastecimento apenas se encontravam duas senhoras a distribuir água, ou seja, aos 5km todos os atletas vêm muito juntos e em grupos, sendo necessário muito mais pessoal a distribuir o abastecimento.
    em 3º : como é possivel ao longo de tantos kms não existir ninguém da organização para acudir em qualquer tipo de urgência, pelo menos de km a km, no máximo 2km deveria existir alguém da organização, uma vez que também tomei conhecimento de vários casos de pessoas a sentirem-se muito mal no percurso e só os atletas se ajudavam uns aos outros…
    4º: a caminhada deveria sair meia hora antes da partida da meia maratona, ou então, a partir de certo momento dividir a faixa da estrada para a caminhada e outra para os atletas, pois no momento em que os atletas da meia entraram na ponte, esta encontrava-se totalmente cheia de atletas da caminhada, impressionante, que estes não se arrumaram, infelizmente, tive de ser eu e uma colega a pedir a todos eles para se encostarem ao lado esquerdo da ponte para darem passagem aos atletas porque não se encontrava absolutamente ninguém da organização e que nunca chegou lá ninguém da organização…contudo,os caminheiros lá “obedeceram” e tudo ali correu bem melhor.
    5º: permaneci na ponte a ver os atletas a passarem e completamente esgotados a pedirem água e eu sem nada puder fazer, a não ser procurar garrafas no chão que tivessem água e lá foi dando para ajudar alguns atletas e ouvir muitos e muitos “desabafos” de desespero de todos eles
    6º Quanto ao facto de criticarem os que participaram na caminhada, concordo que alguns deles não respeitam os atletas, mas não os culpo pela falta de água, pois numa prova de atletismo o mais popular que esta seja, com todo o respeito, existem pessoas a distribuirem água, e estas são responsáveis por apenas oferecerem uma garrafa de água por pessoa e não mais como fizeram, porque fiz a caminhada a correr, fui das primeiras pessoas a chegar ao fim e lá não faltava água e ainda me ofereceram mais garrafas de água, so não peguei em mais porque não quis….mas então que tipo de instrucçoes têm estas pesssoas por parte da organização?! contudo, sinceramente, se sabia tinha levado comigo uma embalagem de água comigo e oferecia aos atletas na passagem pela ponte porque foi muito triste ver todo aquele desespero e não puder fazer nada.
    7º também não é desculpa nenhuma dizer que não esperavam tamanha multidão, porque bem sabiam do nº de inscrições antecipadamente, duvido que a maioria tenha se inscrito no dia, logo, mesmo que estivesse um dia de chuva teriam obrigatoriamente, de ter abastecimento suficiente para todos os atletas nos sitios adequados e necessários.
    8º já as classificações, que sairam hoje no site da meia maratona, contém muitos erros, porque houve muita gente que não fez a ultima parte do percurso e ficou-se logo pela 1º passagem da meta e no entanto o seu tempo e classificação é como se tivessem feito toda a prova, então pergunto-me para quê as passagens pelo controlo dos chips em outros pontos da prova?! mas isto é o menos.
    9º Julgo que a prova deveria continuar porque é lindo todo o percurso mas claro sem erros destes, porque toda a gente erra mas errar pela segunda vez não (pois à 2 anos aconteceu algo do género, houve falha num abastecimento porque alegaram que roubaram a água, e então ninguém ficou a “vigiar”, quem iria entregar a à gua aos atletas ?! o que valeu naquele ano é que não estavm 30º graus :))
    E penso que não faltariam voluntários para ajudarem a organização nesses postos abastecimento e moutras coisas sem terem de lhes pagar, enfim.

    Peço desculpa pelo enorme comentário mas muita coisa fica por dizer e espero que não interpretem mal alguma coisa que tenha dito mas é apenas a minha opinião, nada mais 🙂

    Saudações desportivas.

  42. ATENÇÃO! Foi de facto decadente e triste tamanha desorganização numa prova que merecia muito mais!

    No final da prova, aquando da chegada das primeiras ambulâncias, a organização comprometeu-se a devolver o valor de TODAS as inscrições, assumindo as falhas existêntes na organização (isto foi ouvido pelos altifalantes quando já chegavam os bombeiros com água para lanças sobre os desfalecidos). Por isso, façam como eu que já exigi o meu dinheiro de volta, acrescido do valor das viagens! Não é pelo dinheiro! Apenas pela atitude! para que não se fiquem a rir e para que não venham paar os jornais e rádios dizer que correu tudo dentro da normalidade pois “já no ano passado 5 pessoas recebram tratamento por desidratação…este ano foram apenas 6” BANDO DE CRIMINOSOS! EXIJAM O VOSSO DINHEIRO DE VOLTA E RECLAMEM: [email protected] COM CONHECIEMNTO DE: [email protected] ; [email protected] (INSTITUTO DESPORTO DE PORTUGAL) ; [email protected] ; [email protected] (ENVIEM FOTOS)

  43. Eu e uns quanto valentões do Clube do Stress estivemos lá e confirmo que tudo o que foi escrito nos cerca de 100 comentários acima é a mais pura das verdades!

    Na realidade pós-corrida, tendo resistido aquela odisseia lamentável, com 31º de temperatura, sem qualquer sombra, com o calor do asfalto a derreter-me os ténis e sem água durante 15km, até posso achar alguma graça, e sem dúvida muito regozijo por a ter terminado em 2:00:10, porém nunca na vida me imaginei a olhar para as bermas da estrada na expectativa de encontrar uma garrafita ainda com algumas gotas de água. Ponderei e redefini a estratégia, decidi não me baixar….pois iria perder muito energia ou corria o risco de não me levantar mais, pelo que optei por desacelerar o passo (que já era lento) e lembrar-me do conselho do Carlos Paiva….diverte-te!

    E deixo aqui os meus maiores agradecimentos ao já famoso popular da mangueira, que me deu a mangueirada da minha salvação e ao público que assistia à desgraça e enchia garrafas vazias com água, acho que do Douro ou algo assim!

    Bjs a todos e boas provas

  44. Já fiz provas, de várias distâncias, em Portugal inteiro e noutros países, já assisti a muito boas organizações, no entanto qualquer prova aqui no Porto, pela Runporto, é sinónimo de sucesso e de boa organização. Poderão, alguns criticar, mas a realidade está á vista.
    Sr. Jorge Teixeira e meu amigo Tiago, continuem e tenho a certeza que este ano ainda nos vão dar coisas boas.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES