...

5ª Meia Maratona do Douro Vinhateiro

Muito calor e muito pouca água parece ter sido a nota dominante nesta prova realizada hoje. A maioria dos atletas queixam-se deste facto e da fraca organização do evento. Se participou, deixe aqui o seu comentário.

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

157 COMENTÁRIOS

  1. Carissimos,
    gostaria de saber de alguem da zona de são joão da madeira e que vai ao douro vinhateiro, gostaria de saber da possibilidade de se combinar ir em conjunto e assim, alem da compamhia poder dividir as despesas de transporte.
    abraços

  2. Segundo informações que me acabaram de chegar, a Meia maratona do Douro Vinhateiro não correu nada bem. Muito calor (mais de 30º) e sem água para os atletas. Algo inimaginável que irá concerteza dar muito que falar nos próximos dias.

  3. Foi de facto inacreditável.
    Nunca pensei ver nada assim. Durante 21 Km não recebi uma água da organização. Só aos 17 Km um popular socorreu os atletas com uma mangueira ligada a um poço.
    Pessoas a desfalecer, ambulâncias por todo lado, mas só na meta quando tomaram consciência de que o caso era muito grave.
    Lamentável a todos os níveis.
    Se não morreu ninguém, o que desconheço, foi por verdadeiro milagre.

  4. Amigos
    Foi o meu baptismo.O desafio do meu amigo de Lousada a quem chamam de bombeiro, qual “misão impossivel”, provocou o meu entusiasmo.Gostei porque terminei bem.Não gostei porque a expectativa que levava para desfrutar da corrida, do convivio, da natureza/paisagem, foi completamente secundária perante tamanha “crueldade” organizativa.Felizmente não foi necessário accionar o seguro de responsabilidade civil, a ser, seria muito triste.Será notícia por muitos tempos, pelos piores motivos infelizmente.Estes senhores da organização deveriam vir à comunicação social (tal como promoveram intensivamente o evento) e dar a cara.Nâo é o facto da homologaçao da carrida (trajecto) que tornará a corrida mais célebre, mas sim a capacidade criativa e inovadora que cativará atletas, turistas e todos quantos gostam do “prazer de correr”.

  5. É de facto uma vergonha o que aconteceu numa prova tao divulgada…se foi tão divilgada por ser a mais bel, agora será vista pot mtos como sinonimo de “seca”….Sofri o mesmo q Rui Viera, fantastica a boa vontade do Sr. e surpreendente o movimento das pessoas para nos disponibilizar água, mas ja era tarde para recuperar:( Nunca pensei que tal acontecesse, nem numa corrida “dessas” que surgem por ai, tal foi visto!!!! Eu espero bem que seja noticia por estes dias, pois ainda agora pergunto” O que fizeram aos 12 euros q pagamos?” (fora as caminhas) Estas organizaçoes deixam mt a desejar…

  6. Caros:
    Este ano não estive presente nesta prova mas pelo que me têm dito, foi inacreditável o que lá se passou. Solicito que deixem aqui os vossos comentários e lamento que até ao momento no site oficial da prova não haja qualquer comunicado a tentar explicar o que realmente se passou realmente.

  7. Não fui à prova, mas já me chegaram outros relatos do sucedido. Até pensei que era exagero, mas já percebi que não. Vi as imagens na TV e as pessoas da caminhada levavam água, mas não vi os atletas da meia a receberem abastecimento. Existem várias formas de protesto que me ocorrem: não participar mais nesta prova; escrever uma carta à organização; divulgar nos blogues as condições desumanas a que os atletas estiveram sujeitos; criar um grupo no facebook a denunciar o sucedido. O que não pode suceder é sermos coniventes com esta desorganização!

  8. Viva amigos.Infelizmente o nosso atletismo é bem maltratado,assim com estas condições nem merece mais comentários.Boa semana a todos

  9. OLÁ A TODOS.

    FOI UMA VERGONHA O QUE ACONTECEU HOJE NA 5ª MEIA MARATONA DO DOURO 2010.
    FORA COM ESTAS ORGANIZAÇOES, NUNCA MAIS.

    FERNANDO PERIRA

  10. As imagens da Tv nao mostram nada do que eu vi e do que eu e umas centenas sentiram!!!! Já que na pagina do Fbook apagaram o que escrevi, escrevo aqui…

    Ao 5ºKm so havia Gatorade; ao 8ª Km, elementos da organizaçao passavam as paletes de agua para o lado das pessoas que ainda desciam (ja se sabia q n havia agua), nós não; até ao 17Km nao houve agua (BEM HAJA AO SR:)); tudo reclamou a quem passava… e nada; vi pesssoas a entrar em ambulancias; pessoas da caminhada a voltar atras p ajudar familiares e a avisar q n havia agua ate ao fim da corrida; vi dezenas de pessoas a andar, parecia uma procissao); bebi agua de garrafas apanhads do chao, uma maravilha, a populaçao foi fantastica; vi pessoas a comprar agua para quem passava; vi pessoas a desfalcer; vi um GNR sem saber p onde ir; vi e ouvi um carro de bombeiros com portas abertas mas sem elementos suficientes para acudir; o indiv o micro já nao sabia que dizer perante tal cenario; pessoas da organizaçao a correr de lado para outro; pessoas a nao entregar o chip; pessoas a reclamar e no meu entender a serem ignoradas…. enfim tb vi pessoas a pedir mais garrfas de vinho, na parte final, ao lado de outras como eu desesperadas por água… inimaginavel!!!!

    tudo isto com sofrimento, pois fui sempre ate onde pude… é suposto estas provas serem agradaveis para quem gosta da modalidade, a ideia é a acabar com uma boa sensação…

    Fiquei mt desiludida porque sem duvida é das corridas mais bonitas que ja fiz (ano passado)

  11. MEUS CAROS
    DERAM ENTRADA NO HOSPITAL AMIGOS MEUS POR FALTA DE ÁGUA, NEM TODOS OS CAMINHEIROS TIVERAM DIREITO A UMA SIMPLES GARRAFA DE ÁGUA.
    VERGONHA DAS VERGONHAS DESTAS ORGANIZAÇÕES.

  12. Estive por lá…e pelos vistos tive sorte ainda consegui abastecer ao 4 km…

    Fui a meia maratona douro vinhateiro…fui engando pela publicidade ia para a mais “bela corrida do mundo” e no final percebi que estava perante a “pior corrida do mundo” se nao era muito perto disso estaria…

    Vindo na cauda do pelotão quando cheguei perto do km 19 percebi que para alem de nao ter tido abastecimentos, acontecimentos mais tragicos estariam a acontecer junto a meta de onde abulancias estavam constantemente a entrar e a sair transportando atletas desidratados para o centro de saude…enfim…
    Duarante a viagem para casa ainda ouvi na TSF, o senhor Paulo Costa da organização que disse algo do genero: “tal como em 2009 só tivemos 6 casos precisaram de cuidados medicos, e este ano tivemos um record de participantes” (na volta ainda vai dizer que a media de incidentes baixou???) alguem explica a este senhor que ele nao devia ter qualquer tipo de incidentes? e que o valor da inscrição nao serve só para pagar os premios dos primeiros? enfim…também estou curioso de ler mais opiniões

  13. 5ª Lamentável Organização

    Há dois anos abandonaram a água na estrada para ser roubada por alguém. Este ano foi o que se viu, e sentiu quem pela última vez fez a prova. Nos primeiros 10 kms houve dois abastecimentos, chegando-se ao ponto de no primeiro os atletas terem que parar para tirar a água das embalagens, tive que vir para trás para dar uma água a um atleta de cadeira de rodas. Será que não há quem instrua minimamente estes jovens voluntários?
    Para que servem os padrinhos da prova?

  14. Meia maratona do Douro Vinhateiro, a prova que gostaria de ter participado este fim-de-semana.
    Em boa hora corri os 17 KM de Porto de Mós – Leiria e aqui os abastecimentos para cerca de 200 atletas eram em grande número e com bastantes escuteiros a oferecer água em fila, que chegavam a festejar quando era a garrafa deles a retirada. No caminho os bombeiros tinham instalado chuveiros para os atletas se refrescarem.
    Participei pela primeira vez e foi das provas mais belas, correndo mesmo dentro de toda a gruta de Alvados. Para mim esta merece ser sim “Uma das mais belas provas de Portugal”.
    Para o ano façam como eu e venham a Porto de Mós!

  15. Meus amigos caminhantes foram COMPRAR água pq não havia para eles e, segundo estes, nao foram os ultimos a chegar e nao viram ninguem a levar a agua toda, como se justifica por ai….

  16. A organização não meteu água. É verdade. Não meteram água. A organização da bonita prova do Douro, mais uma vez, esqueceu-se de “meter água” entre os 10 e os 19 kms. Já é pelo menos a segunda vez que isto acontece. Há dois anos sucedeu a mesma coisa – no ano passado não sei, porque não pude participar – por isso deveriam ter aprendido com esse desacerto. Valeu, na altura, que a temperatura estava sensivelmente mais baixa e os valorosos atletas até aguentaram e terminaram sem muitas sequelas. Hoje foi mau. Houve quem desmaiasse por desidratação . É bom que para o próximo ano a organização não se esqueça de “meter água”.
    É, sem dúvida, uma prova para repetir pela sua beleza, mas nunca pela organização. Esta tem ainda algumas arestas para limar. Algumas bem vivas.
    Tenho pena de ter de escrever isto até porque sou da região e custa-me vê-la ficar com mau nome. No entanto estou certo que a organização do próximo evento irá rectificar o que de menos bom teve esta 5ª Meia Maratona. É que os verdadeiros homens do Douro -sim aqueles que edifiram estes socalcos – nunca se dão por vencidos e pagam sempre… com juros. Por isso acredito que a 6ª Meia Maratona do Douro será um exemplo de organização.

  17. De facto algo que nunca pensei assistir, mas para culminar a lamentavel situação deparamos que após a meta nao havia uma gota de água, nem garrafas nos sacos. Tive de me socorrer numa casa de banho publica, já inundada com tantas solicitações. A todos os que acabaram os meus parabens.

  18. corro á 4 anos tenho 22 meias maratonas.esta foi de longe a pior.a organização não queria uma festa queria um suicidio coletivo.UM VERGONHA.

  19. Caríssimos

    Não há muito mais a dizer sobre a miserabilidade e amadorismo da organização. Todos os relatos são reais. Mais do que pôr em causa tempos de amadores que correm por prazer, por vezes temi que se pusessem em causa vidas humanas. Um verdadeiro horror. Nunca me custou tanto terminar uma prova, nem mesmo a maratona de Madrid com 27º. A repensar.

  20. O Joaquim Vaz disse tudo, bem como os anteriores comentários. Naturalmente as gentes do Douro não devem ser confundidos com a (des)organização. Eles sabem receber muito bem como já com certeza quase todos nós tivemos oportunidade de verificar.
    Organização 0-beleza da prova 20.

  21. PS. À Lamentável Organização

    Prova disso mesmo, foi constatada por mim quando às 17h30 passei de carro pela barragem e pela Régua, e o trânsito continuava cortado, causando transtorno a quem por ali passava. Com prestação destas não se vai a lado nenhum.

  22. Depois de tanto investimento em publicidade é pena não terem cuidado do essencial. Para além da falta de água foram quilómetros e quilómetros sem vermos ninguém da organização/forças de segurança/bombeiros/etc. se alguém tivesse um acidente não havia quem acudisse para além dos atletas.
    Vi, numa prova, uma coisa que nunca imaginava alguma vez ver.. uma senhora atleta, numa zona de abastecimento abandonada próxima da ponte á procura de garrafas abandonadas no chão que tivessem um pouco de água para beber. Na meta …um comerciante a proteger as garrafas de 1,5 litros e um pacote de Ice Tea que levava na mão, que os atletas que chegavam sequiosos tentavam pegar, argumentando o sujeito com maus modos que era para vender.
    Para o ano espero voltar, confio que os responsáveis vão tirar as devidas ilações e vão surpreender positivamente os que voltarem.

  23. … e já agora…os resultados … é que se torna um hábito serem disponibilizados na pag da organização …durante a tarde do dia da prova…

  24. O senhor Paulo Costa da organização da 5ª meia maratona devia de ir trabalhar para o campo com trinta graus sem água.
    E a comunicação social está comprada por esse sr porque tiveram a oportunidade de informar e mostrar toda a verdade,a todos os Portugueses só não fizeram porque não quiseram mostrar tanta vergonha desta organização.
    A Fernanda Ribeiro de certeza que não lhe faltou a água a correr ou a caminhar, porque assim não respondia aos caminheiros, que foram eles os causadores de não haver água.

  25. Estes senhores da organização não são incompetentes. São CRIMINOSOS! Com mais de 30 graus pura e simplesmente não darem água é crime, não é incompetência. Se não morreram pessoas foi por sorte. Da minha parte, fiz grande parte da corrida a passo e nunca me custou tanto correr uma prova (prova???) como hoje. Estive parado quase 15 minutos junto à mangueira de que aqui falam e depois nem fui à meta: quando entrei na Régua, cheguei à primeira rotunda e virei em direcção ao meu carro para me vir embora e nunca mais lá voltar. Repito: CRIMINOSOS!

  26. Tragédia mas margens do Douro!
    Adoro correr e promover a corrida como actividade física, por isso escrever estas palavras estristece-me!
    Estive lá, corri a meia e foi asbsolutamente lamentável o que se passou. Na alinea q) do regulamento dizia que havia água e bebidas energéticas a cada 5 kms. Foi mentira, só houve aos 5kms e apenas para os mais rápidos.Por si só correr com temperaturas acima dos 22 graus já é complicado. Sem água durante 15kms e com a elevada temperatura que se fez sentir é torna a corrida num exercício potencialmente perigoso! Só por milagre é que não aconteceu uma tragédia!
    A organização que criou o slogan “A mais bela corrida co mundo!”, que tinha a corrida certificada pela AIMS, que badalou a prova na televisão com direito a directo, falhou no mais elementar, nos abastecimentos, na água.
    Já corri 57 meias maratonas, 11 maratonas, não contando com as imensas corridas de distâncias mais curtas, lamento ter que escrever mas na verdade esta foi a ‘pior corrida do mundo’!

  27. Pois é hoje vimos (quem como eu participou) que ainda há muito coisa a melhorar na meia maratona do douro vinhateiro, o que vai acontecer certamente.
    Hoje a organização da prova esteve bem até à partida, a seguir … vou ver erro atras de erro, com prejuizo, grande, para os animadores da festa, os atletas.
    Esfumaram-se as expectativas que tinha em relação à prova, foi a primeira vez que a fiz, não deixando no entanto de a considerar uma prova belíssima.
    Da minha parte gostaria ainda de dizer que devemos repetir a próxima edição e assim dar a conhecer ao mundo esta maravilha de Portugal, o Douro Vinhateiro e suas gentes e ainda “obrigar”
    a organização seja ela qual for a redimir-se.

    Nota: A organização pela voz do Sr. Paulo Costa (?) já admitiu as falhas, e comprometeu-se a devolver o dinheiro da inscrição aos lesados e a promover inscrições grátis no próximo ano, a ver vamos

    Parabéns a todos os atletas e espectadores

  28. uma vergonha o que se passou na min maratona caminhada, sem organizaçáu, antipatios nas resostas que eran colocadas.
    podia ter sido um dia enlutaso pela irresponsabilidade de uma organização, €4 gastos , que no momentu de crise tanta falta faz.Que ideia fazem os atletas estrangeiros que pela primeira vez participam, m

  29. O que aconteceu hoje na Régua é algo inimaginável, parece que ninguém desta organização sabe fazer contas! A quantidade de água é directamente proporcional ao numero de abastecimentos (minimo 5) pelo numero de participantes, e se assim fosse não faltaria água!
    Como desde o Km 4 não houve mais água, aí pelo Km12 vi atle…tas a beber água que pigava dos rochedos, atletas que sairam da estrada e abeiraram-se como eu de um fontanário, atletas a usar água que ainda estava dentro de garrafas já usadas e deitadas ao chão, enfim coisas que nem ao diabo lembrava!
    Assim sendo eu e os meus outros 3 colegas de equipa vamos pedir o reembolso e não nos voltam a encontrar na Régua para este evento. A nossa saúde está primeiro, pois só á hora deste post consigo estar praticamente recuperado da desidratação.

  30. Viva a todos

    Como se costuma dizer “No melhor pano cai a nódoa”, e de facto foi o que se passou hoje, uma enorme nódoa numa pano vendido como sendo de primeira qualidade que ficou estragado por uma enorme nódoa, esperando-se que a lavandaria o recupere já que o corpo a que se destina “O Douro Vinhateiro” merece um pano limpo e de primeiríssima qualidade.
    Também estive lá, corri como todos esta Meia Maratona, tinha curiosidade em percorrer aquele belíssimo percurso, que se tornou num verdadeiro tormento, já que para além da água nos faltou assistência médica, eu pelo menos não vi, e seria tão fácil, é apenas uma questão de contas, isto é, saber-se fazer contas, e elas ou não foram feitas, ou pior, houve nigligência grave que poderia ter acabado mal, oxalá a organização tenha aprendido e no próximo ano nos presentei-e com uma correcção ao que de mau fez este ano, essa é a minha esperança, já que, a Meia Maratona Douro Vinhateiro e toda aquela região merecem outro tratamento, aguardemos.
    Um outro reparo que faço, e que originou ver pessoas a chorar, entre as quais, a minha mulher, já que o locutor de serviço, num acto de verdadeiro desnorte, pedia através da instalação sonora, água e mais água, ambulâncias e mais ambulâncias, desculpas e mais desculpas, devolvemos o dinheiro, como que se de uma peça de teatro se tratasse, que quando o espectáculo não se realiza vamos à bilheteira buscar o nosso dinheiro, e vi pessoas a chorar porque o movimento de ambulâncias era tal que essas pessoas estavam em estado de choque, pois podia-se tratar de um dos seus que estaria a ser assistido.
    Como organizador de provas, e tendo responsabilidade nesta matéria, custa-me ver tratarem-se assim os atletas, atletas que pagaram inscrições, ouvi eu, de 12 e 14 euros, é caro, demasiado caro, para o serviço que nos prestaram.
    Como organizador de provas, sei que falho e falharei sempre, mas tudo tenho feito para tratar todos mas todos bem, nunca vos faltando com nada, e lembro-me que um ano na Maratona do Porto, o Powerade não foi suficiente no percurso, mas no final ele estava lá para todos, mas não tiveram falta de água nem de alimentos sólidos, e quase me crucificaram vivo, agora como hoje me aconteceu, e que tal como é relatado, hacer numa meia maratona um só abastecimento, sim porque só houve um só abastecimento, esta é a verdade, eu nunca tinha passado, de tal maneira fiquei revoltado que depois de cortar a meta, nem o chip devolvi, devolverei esta semana com uma carta à organização, e por consequência nem o dito saco prenda fui levantar. Lamentável, só espero que como atrás disse, que o promotor do evento, se reduza à sua condição de promotor, e que nessa condição já demonstrou ter enormes capacidades, veja-se o nome que a Meia Maratona Douro Vinhateiro conseguiu junto de nós, mas ser-se promotor é uma coisa, outra vem diferente, é ser-se organizador, e como diz o ditado, por vezes é preciso ter-se cada macaco no seu galho.
    Termino, pedindo que não interpretem mal as minhas palavras, mas sinceramente espero que pelo menos nas nossas provas nunca aconteçam, porque se me acontecessem, garanto-vos que seria crucificado.
    E assim, eu também estive lá, se lá vou voltar? Talvez……….

  31. Eu vou a todas, ou quase todas, as provas do Porto e a RunPorto está lá e nunca tal aconteceu… Já vi pormenores melhores noutras organizaçoes e, em grandes provas, tb já vi cenas a evitar.! “Cada macaco no seu galho” e n me parece que este Sr. Paulo que tanto gabou a corrida na tv (Sabado) esteja no galho certo!

    Eu nem consigo considerar o que aconteceu como erro, foi negligência, sei lá…

    Parabéns Jorge

  32. Lamentavelmente é que tudo o que foi dito anteriormente não é exagero nenhum, e dessa forma subscrevo tudo pois também vivi este drama.

    Apenas queria acrescentar o seguinte:
    1 – já pedi a devolução dos 14 Euros. Não sei se foi anunciado a devolução, mas espero que a organização tenha a humildade e dignidade de me devolver os 14 Euros.

    2 – após terminar a prova e no caminho para o carro vi 4 (QUATRO) ambulâncias a passar. À velocidade que iam e na direcção que iam (no contrário da meta), não me parece que fossem vazias. Por isso 6 pessoas hospitalizadas parece-me pouco.

  33. Esta noticia de que só seis foram hospitalizados foi baseada nos numeros que a organização forneceu e não do que se passou na realidade do local, a organização apostou tudo no markting da prova e não quis saber do resto para nada, sem ambulancias suficientes pelo percurso, policia que não sabia o que fazer, até no primeiro posto de abastecimento eram só duas crianças a dar água, enfim do pior, neste ano de 2010 já era a minha 5º meia maratona e fui obrigado a desistir por temer o pior para a minha saude, espero que para a proxima tenha o mesmo descernimento de saber quando devo desistir e quando devo continuar porque completamente desidratado não se tem consciencia do perigo que se corre.
    PS:ainda fiquei a ver se ia a sorteio o carro que tinham prometido mas a organização deve ter fugido com ele porque na hora da verdade fugiram quase todos.

  34. Olá Vitor, estive pela primeira vez na prova e houve sem dúvida falhas em muitas situações.
    A mais grave foi sem dúvida a falta de água não souberam prever que num dia como o de ontem o consumo líquidos iria aumentar exponencialmente, não fosse a ajuda de alguns populares com mangueiras e a organização poderia estar hoje com um problema grave para resolver. Por volta dos 7.5 km foi a ultima vez que vi uma garrafa de agua aos 10 nada, 12.5 idem, 15 nicles ai grande parte dos atletas tomou a sensata decisão de ir a passo, eu ainda pensei que ainda iriam tentar remediar a situação e fui em busca de água para tentar ajudar alguns companheiros em maiores dificuldades mas do precioso líquido nem sinal.
    Outra das falhas foi que quando o último comboio chegou com centenas de atletas e caminhantes já tinham partido os atletas da meia maratona o que levou grande parte dos que lá foram pela primeira vez a virarem na direcção errada sem que estivesse um elemento da organização a indicar o caminho correcto.
    Termino denunciando outra falha fomos informados por elementos da organização que haveriam autocarros para transportar as pessoas para o justo e merecido banho uma vez que o local disponibilizado se encontrava a cerca de três km da chegada, mas cedo chegamos à conclusão que ou íamos a pé ou nosso transporte ou tomava-mos um banho em plena recta da chegada em frente do público aproveitando o carro de bombeiros que entretanto chegara para refrescar os que iam terminando, optamos pela terceira situação.
    Termino dizendo que gostei do traçado, espero voltar uma vez que prestáveis pessoas da região não têm culpa da incompetência do organizador.

  35. Também participei na prova atletismo Porto Vinhateiro, tenho a comunicar que a falta de agua foi uma VERGONHA, também vi varias PESSOAS A DESMAIAR por FALTA de agua, já participei em muitas provas e nunca aconteceu tal ! Tem de ser apuradas e assumidas responsabilidades pelo sucedido ! Pergunto: Será que houve àgua Serra da Estrela desviada para outro lugar ??? Organizações deste tipo devem ser banidas do atletismo.

  36. Caros amigos,

    Penso que já fora dito tudo sobre os incidentes desta prova.
    Também, no meu caso, foi a prova em que mais sofri, contudo, gostaria que todos estes comentários sejam encarados pela organização e por todos os atletas, não como uma crucificação desta bela prova, mas como uma grande pressão para as próximas edições sejam um grande sucesso. Aquela paisagem e aquelas gentes assim o merecem.

    Votos de uma rápida recuperação, física e psicológica a todos os quantos participaram nesta prova.

  37. Acho que este assunto não deve ficar por aqui, façam o possível para divulgar estes incidentes que só quem passou por lá sentiu a gravidade da situação.
    Acho que esta prova tem que ser penalizada por quem certifica esta corrida.
    E se possível para as próximas edições consigam colher os frutos de edições como estas. E não terem ninguém para correr…

  38. Caros:
    Passaram precisamente 24 horas desde o tiro de partida e é no mínimo insólito, para não dizer outra coisa, que no site oficial não haja rigorosamente nada relativamente ao que se passou, classificações, etc.
    Todos erramos e parece não haver dúvidas quanto aos erros cometidos ontem, mas não os assumir publicamente em tempo oportuno é continuar a errar e fazer com que o futuro da prova esta verdadeiramente comprometido.

  39. Foi de facto vergonhoso, a dada altura a única coisa que me passava pela cabeça já não era o tempo que ía fazer nem o lugar em que ía acabar, mas sim se iria sequer conseguir acabar a prova, receando mesmo pela vida pois a desidratação com que acabei foi um perigo para a minha integridade física! Nunca tinha assistido a tal, colegas a apanhar garrafas do chão na esperança de beber os restos de água que estas continham pois a sede era desnorteante. A organização devia ter a ombridade de devolver o dinheiro das inscrições a todos os atletas.

  40. O ano passado participei pela 1ª vez nesta prova e a mesma decorreu normalmente e sem sobressaltos e achei-a de uma envolvência ímpar que me faria lá voltar !

    Por isso estava inscrito para participar de novo este ano e só na 6ª feira passada tomei a decisão de não o fazer face às previsões das elevadas temperaturas que se fariam sentir no fim de semana, por simples precaução dado que qualquer competição com temperaturas superiores a 22/25Cº se torna um exercício perigoso de gerir, e há que ter um discernimento mental sempre em alerta máximo para se ter/não se perder a consciência do que está em causa, pois a saúde é o bem mais precioso que existe e sem querermos ou darmo-nos conta, ficamos sem condições de a controlar, pois já passei por um processo de desidratação numa prova longa, e sei perfeitamente do elevado risco em perder a consciência do pergo de vida que eventualmente se está correr !!!

    O que nunca imaginei era que fosse possével de acrescido ao enorme risco de TEMPERATURA ELEVADA, se pudesse associar a realização de uma MEIA MARATNA SEM ÁGUA, pois foi exactamente isso que se passou ontem na Régua, a fazer fé nas notícias das televisões, rádios e fundamentalmente nos comentários de inúmeros colegas que lá estiveram presentes e que sofreram com isso e com os quais me revejo e associo por completo a todos eles, e muito em particular aos comentários do Jorge Teixeira (uma pessoa experiente em organizações de eventos deste tipo), do César Canito (que teve a inteligência e discernimento em desistir numa prova sem condições para a fazer, o que nem todos são capazes de ter consciência para o fazer, pois saber desistir pode por vezes representar salvar uma vida !!!), bem como dos comentários do Mguel Magalhães que eu comungo por inteiro, pois tratou-se efectivamente de um ENORME ATENTADO À VIDA de muitas pessoas que aparentemente não degenerou numa ENORMA TRAGÉDIA, estou convicto que cometido de modo involuntário por parte dos organizadores que a esta hora naturalmente serão os que lamentarão mais pelo sucedido, pois que podem ter dado sem querer uma grande “ajuda” para desacreditar no futuro duma prova tão bonita e duma região que merece e merecia ser tratada com mais respeito, o que sinceramente espero seja possível ultrapassar já no próximos ano, com a demonstração clara de que 2010 foi um lamentável equívoco, quase MORTAL, o que felizmente para todos nós, parece não se ter confirmado !!!

    Um abraço a todos os que foram capazes e souberam suportar as agruras desta mais que lamentável Meia Maratona do Douro Vinhateiro`2010, e que nos próximos anos possamos ser desmentidos e surpreendidos por completo e fazer esquecer esta NÓDOA NEGRA ontem ocorrida na Régua !!!

    Geraldino Silva

  41. Bom dia !!
    Em boa hora decidi nao ir!
    Eu tive a ver a prova ao fim da tarde depois de treinar na televisao e é uma vergonha como e possivel , com tanto calor nao colocarem abastecimentos ja nao digo de 2 em 2 quilometros pois com o calor que devia de se fazer sentir ai era o ideal , mas de 5 em 5 kilometros como e regra de todas as competiçoes nacionais e internacionais de meias maratonas.

    Dizem que foi uma falha? Eu pergunto , fogo os atletas sao fundamentais , e acho que houve um desleixo por parte da organizaçao . Preocupam se com a valorizaçao da regiao demarcada do Douro convidam personalidades , fazem la ir a televisao , fazem da meia maratona uma coisa extraordinaria mas naquilo que se deviam de preocupar que e com as condiçoe fundamentais para os atletas competirem e disponiblizar o melhor nao o fizeram , nao falo apenas nos abastecimentos , na falta de agua que reforço foi falha gravissima mas tambem nao intercçao dos ATLETAS COM OS caminhantes , que falta de organizaçao e pagam os atletas 14 euros sera que vale a pena!!!!

    Foi uma vergonha tava a ver a prova e estava me a imaginar la , com aquele calor faço ideia o sofrimento de muitos atletas . Vergonhoso !!!!!

    Segundo fonte do Jornal record: A prova, em que 1223 concorrentes terminaram a meia maratona e alguns milhares a mini maratona, de 6 km, foi disputada debaixo de bastante calor e os abastecimentos líquidos foram manifestamente insuficientes, o que levou mesmo a que seis concorrentes tivessem que receber assistência hospitalar

    Um abraço continuaçao de bons treinos e boas provas

  42. Companheiros,
    Esta prova era uma das que ainda por várias razões não fiz. Geralmente tem sido por haver outras provas para mim mais aliciantes, com foi o caso de este ano, a Ultra da Geira, uma porva de 52kms percorrendo a bonita Serra do Gerês, que tal como na Meia do Vinhateiro, tinha muito sol, calor, 32º ou mais, mas com esta pequenas e grande diferênça, água, muita e bons abastecimentos. Acabou por se tornar muito dura, mas porque as condições climatéricas ontem não eram de todo favoraveis á pratica de desporto, mas como gosto de desafios duros, gostei, apesar de pensar que deveria ter começado mais cedo, para fugir um pouco do calor, mas…
    Agora voltando ao assunto inicial, vou pensar bem se ponho a Meia do Vinhateiro no meu calendário, não pelas paisagens e pelas suas gentes que conheço e tenho muito apreço, mas pelas condições relatadas por Vós.
    Acho que deveria ser feita uma exposição orgãos de autorizam estas provas, como por exemplo, as Federações de atletismo, o Governo civil, as autoridades, para averiguarem o sucedido, para que tal não volte a acontecer nesta e noutras provas, porque, com a saúde não se brinca e em especial tendo assim tanta gente, alêm de ser má publicidade para o Desporto saudável.
    Abraços a todos e que este sucedido nas vos esmoreça a vontde de praticar desporto e “Correr com e por prazer”.

  43. Companhia do Bazofias expressa igualmente o mais veemente protesto pelo desrespeito a que foram votados os atletas da prova!! Nunca fomos t~~ao mal tratados…E inscriçoes das mais caras…Por manifesta sorte e providencia divina nao houve desfechos fatais tal o calor que se sentia…e desidratacoes graves com perda de potassio tambem…indispensavel para o bom funcionamento cardiaco…

  44. Antes de mais cumprimento todos os runners sobreviventes.
    Obrigado por todos os depoimentos, que são relatos que também os vivi e senti. Fui de Sintra para sofrer na mais bela prova? que não deu para observar. Observei sim atletas a beber o que restava nas garrafas deixadas na berma, vi companheiros exaustos caídos no percurso, vi uma roda viva de ambulâncias e não quis ver mais nada!!!!! Qualquer adjectivo será insuficiente para qualificar o que constatei. Há vacinas que se tomam com dor e ontem esta da Meia do Douro Vinhateiro foi tomada. Obrigada a todos os companheiros runners pela solidariedade. “Águas”passadas não movem moinhos, desejo-vos bons quilometros e momentos de alegria. Um grande bem haja a todos

  45. Mais uns que a encoberto de pretensa promoção do desporto, negligenciam os principios mais basicos da organização e da segurança pq. há dinheiro em jogo.
    Como afiançado pelo comentador na meta, cabe-lhes agora um pedido de desculpas oficial e devolver o valor da inscrição, já que não cumpriram a parte que lhes competia…!
    Eu garanto q não volto lá.
    Mas tb. gostava de saber o que pretende fazer o Governo Civil, já que são eles que autorizam e controlam estes eventos. Irão todos jantar juntos e dar palmadinhas nas costas?

  46. Ah, a todos os que, como eu, participaram e finalizaram um grande bem haja pelo esforço e espirito de sacrificio!!
    ps: Manifestem a indignação!

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES