...

Como encurtar a distância na maratona

Calma. Não te vamos ensinar a cortar caminho ou a fazer outro tipo de batota.

Todos os que já correram a maratona sabem que nunca correm apenas e só os 42,195 m. Para quem vai tentar por exemplo o seu recorde pessoal, fazer mais 100 ou 200 metros faz toda a diferença. Eis algumas dicas para que te aproximes o mais possível da distância real da prova.

Sai da tua caixa
Normalmente as maratonas têm caixas de entrada por tempos. No acto da inscrição pedem-te o teu tempo em provas anteriores e isso permite que as organizações coloquem atletas com o mesmo ritmo a partirem juntos. Sê honesto e parte na tua caixa. Se te colocares numa caixa de ritmo mais baixo, vais ter que ultrapassar muita gente, andando em zig-zag e com isso irás correr mais alguns metros do que deverias. Se partes numa caixa muito rápida, é possível que te tenhas andar a diambular e fazer com que outros atletas te tenham que contornar.

Corre pela linha azul
As grandes maratonas têm o percurso ideal (os reais 42,195m) marcado no chão com uma linha azul. Tenta correr o mais possível em cima dela. Não irás conseguir correr todo o percurso desta forma mas quanto mais tempo o fizeres melhor.

Linhas da estrada
Se a prova não tem linha azul e vais por exemplo numa grande recta onde há linhas brancas da estrada, corre em cima delas. Parecendo que não, mesmo em rectas acabamos sempre por andar de um lado para o outro e lá vão mais uns metritos.

Abastecimentos
Prepara os abastecimentos com antecedência. Há provas que têm os mesmos em ambos lados da estrada. Fá-lo sempre do mesmo lado e evita grandes aglomerados. Quando eles são bastante longos, na parte final das mesmas há sempre menos gente.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vitor
    Eu sou um dos totalistas da Maratona do Porto, gostava de um dia destes me encontrar consigo pessoalmente, tenho umas dúvidas, poucas, que gostaria de as esclarecer, e você devido à grande experiência que tem, é a pessoa ideal, porque nós andamos sempre a aprender.
    Obrigado pela atenção prestada
    Saudações desportivas
    Um Abraço
    M. LUIS

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES