...

Meia Maratona de Guimarães – Crónica

Meia Maratona de GuimarãesRealizou-se hoje a Meia Maratona de Guimarães, denominada Corrida dos Conquistadores. O CorrerPorPrazer é média partner desta prova e nós estivemos lá. Deixamos aqui as nossas impressões acerca desta estreante prova no já vasto calendário nacional de corridas.

Surgiu bem no calendário esta prova. Depois do desaparecimento de algumas meias maratonas em Portugal, os amantes desta distância acederam em bom número à participação nesta cidade minhota, tendo terminado 1172 corredores que alinharam nos 21.095m e alguns milhares na caminhada solidária.

O percurso é bastante interessante. Percorre bonitos locais da cidade, como a praça do Toural ou o emblemático castelo de Guimarães.

No entanto, a alta temperatura verificada, aliada à altimetria do percurso, tornou uma prova difícil tanto para elites como para os mais inexperientes.

Como diziam alguns atletas no final, parecia tratar-se de um trail urbano. E de facto para lá caminhava. Contabilizamos perto de 300 metros de desnível positivo, o que é pouco para um trail mas muito para uma meia maratona de estrada.

Mas terá valido a pena. Parece-nos que a organização sabia das dificuldades que iria colocar aos atletas, mas não quis deixar de mostrar o que de melhor a cidade tem.

Quem construía castelos fazia-o onde seria melhor em termos bélicos. Nunca o fizeram a pensar nos corredores 🙂

Em termos organizativos, a prova esteve quase perfeita.

Facilidade nas inscrições, bom local e boa área de entrega dos kits de participante, preço de inscrição razoável, palestra interessante no dia anterior, bons cortes de trânsito, medalha original, t-shirt de razoável qualidade, abastecimentos bem colocados e em maior número do que o anunciado (provavelmente após os avisos de calor), boas e rigorosas marcações de quilometragem (todos os kms), boa ideia colocar a caminhada ao longo da prova maior (o que originou muito apoio aos corredores), boa animação no final e colocação das classificações ao fim de pouco tempo após a chegada.

A prova foi ganha por Ricado Ribas (01:11:00) e Dulce Félix (01:18:19 ).

O que alteraríamos nesta prova?

A data, de forma a distancia-la mais da meia maratona Sport Zone (Porto), que se realizou na semana anterior. Meias maratonas e maratonas de primavera precisam-se.

Alteração de parte do percurso de forma a tornar o mesmo mais plano.

A meia maratona de Guimarães parece ter conquistado o pelotão nacional. Veremos se tem pernas para andar. Assim o esperamos.

Parabéns à organização e a todos os que tiveram a coragem de alinharem à partida, independentemente de terem ou não terminado a prova.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

2 COMENTÁRIOS

  1. Para o futuro recomendo um pouco mais de atenção da Organização para com os últimos atletas. No final da prova já havia trânsito a circular na "pista", o que desorientou algumas pessoas.

    E acho que a sinalização nalguns cruzamentos devia ser melhorada. A dada altura do percurso ia, acidentalmente, cortar caminho, dado que não havia nenhum voluntário a indicar a direcção certa e a sinalização não estava perceptível.

  2. Olá Victor, já vi que está em forma. Parabéns.
    Quanto ao percurso foi alterado nos últimos dias mas para melhor, mas ainda devia a subida ao castelo ser no inicio.
    João Lopes

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES