...

Sou o vulcão da ilha do Fogo e vou contar-vos a história de uns aventureiros que por aqui passaram no último fim-de-semana

Saudações humanos audaciosos e corredores incansáveis! Sou o magnífico Vulcão do Fogo, soberano da Ilha do Fogo em Cabo Verde. Da minha majestosa altura, estou pronto para compartilhar convosco a história épica que decorreu no meu solo escaldante no último fim-de-semana. Permitam-me ser o cronista deste encontro inesquecível.

Com uma imponência que toca os céus, a minha orgulhosa altitude alcança aproximadamente 2.829 metros acima do nível do mar. Com milénios de história gravados nas minhas encostas, testemunhei o caminhar do tempo nas suas mais diversas formas. Ao longo dos séculos, acordei de meu repouso tranquilo algumas vezes, desencadeando erupções impressionantes.

As minhas mais recentes manifestações vulcânicas ocorreram em 1995, 2014 e 2015, deixando marcas na minha paisagem e na memória das gerações que me cercam.

Mas não falemos do meu poder e das misérias e pânicos que causei.

Chegou a hora de narrar a emocionante história dos valorosos corredores que enfrentaram os meus desafios e descobriram a união através da paixão pelo trail running.

O último fim-de-semana tornou-se num capítulo marcante da minha existência, pois a energia da competição e a beleza da natureza fundiram-se numa dança harmónica de aventura e superação.

No primeiro dia do Fogo Lava Trail, subiram por mim acima 15 valorosos atletas vindos de diversas ilhas de Cabo Verde, tendo-se juntado a eles atletas vindos de Portugal e Espanha.

No segundo dia, as provas de 30 km e 16 km proporcionaram aos corredores a oportunidade de explorar as minhas paisagens vulcânicas deslumbrantes, incluindo os meus campos de lava solidificada, as vinhas do famoso Vinho Chã e uma vista panorâmica do oceano.  Houve também a oportunidade dos mais jovens se juntarem à festa no Trail jovem, Kids Trail e Caminhada para as famílias.

A organização manteve um controlo eficiente dos trilhos, garantindo a segurança de todos os corredores e preservando o ambiente natural.

O povo da Ilha do Fogo conquistou os corações dos corredores com sua calorosa hospitalidade. Os moradores locais receberam os atletas e visitantes de braços abertos, compartilhando sorrisos genuínos e conversas acolhedoras. A cada quilómetro percorrido, podia-se sentir o entusiasmo dos espectadores nas aldeias por onde a prova decorria, aplaudindo e encorajando os corredores com palavras de incentivo.

Fora dos trilhos, tiveram a oportunidade de interagir com moradores locais, que orgulhosamente compartilhavam informações sobre a história da ilha, a sua cultura e tradições.

A participação no Fogo Lava Trail na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, foi uma jornada verdadeiramente inesquecível. A combinação da boa organização do evento com a calorosa hospitalidade do povo da ilha criou uma experiência única e enriquecedora. O cuidado da organização em cada detalhe e o apoio entusiástico dos moradores locais demonstraram o amor e dedicação de todos os envolvidos em tornar este evento num sucesso.

Recomendo entusiasticamente que me visitem seja na próxima edição do Fogo Lava Trail ou simplesmente numa das suas férias de aventura.

Além das paisagens vulcânicas de tirar o fôlego, será acolhido por uma comunidade amigável e cativante, que tornará a sua jornada ainda mais especial. A Ilha do Fogo e as suas gentes vão cativar o seu coração e garantir que essa experiência seja uma das mais memoráveis da sua vida.

Fotos: Filipe Patrocínio

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES