...

Meia Maratona de Viana do Castelo 2011 – Crónica

Realizou-se hoje a prova que homenageia há 13 anos consecutivos a grande atleta Manuela Machado, filha da terra e que tantas alegrias deu a esta cidade minhota e a Portugal.

É uma prova simpática, bem organizada, com um considerável nº. de atletas, muitos deles vindos da vizinha Galiza.

O trajecto não é propriamente fácil, com algumas inclinações longas, algum frio e uma brisa nem sempre agradável.

Em termos organizativos não encontro quase nada a apontar: abastecimentos com muita água e voluntários(as) de caras simpáticas a distribui-la. Abastecimentos bem sinalizados antecipadamente e quilometragem bem assinalada. Transito bem cortado e sem problemas para os atletas. Classificações disponibilizadas bastante cedo no site da prova. Público em número considerável e participativo (em especial em Santa Marta de Portuzelo).

O único reparo que encontro na prova, foi o facto de não haver controlo de chip na partida, o que prejudica os atletas que partem mais a trás, assim como possibilita a entrada de “atletistas” em qualquer ponto da prova antes do controlo dos 10 Kms.

O queniano Evans Taiget venceu a prova masculina com o tempo de 1:03.21, sendo a prova feminina ganha pela portuguesa Marisa Barros com 1:10.30.

 

Em maré de crise, gostaria de destacar o impacto financeiro que uma prova como estas tem em qualquer cidade. Quem lá esteve, não tem dúvidas: cafés e restaurantes cheios, já para não falar dos hotéis que albergaram atletas e respectivas famílias que vieram de mais longe, comprovando que o desporto não só faz bem à saúde, como faz também bem a todos os que rodeiam estes eventos, dando vida e cor às cidades, promovendo a actividade económica tão necessária ao desenvolvimento local e nacional.

Parabéns Viana do Castelo.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

23 COMENTÁRIOS

  1. Boas
    Sem dúvida uma excelente prova com bastantes atletas e uma boa organização como tem sido habitual ano atrás de ano.
    Um agradecimento a todos aqueles que com o seu voluntariado contribuem para o sucesso destes eventos.
    A todos os participantes um grande abraço e boas corridas.(Nota especial para os galegos pela sua presença e simpatia).
    Saudações desportivas….

    Amigos Da Quinta Das Freiras

  2. Mais uma vez lá estive. É a terra onde corro como em mais lado nenhum. Bati lá hoje o meu Record que já era de lá. Tinha como melhor em 2007 1h 43m 58s, consegui hoje 1h 42m 00s. Quase toda a gente que conheço tem os seus melhores tempos em Viana. Eu acho que sei o porquê mas não acho simpático nem era cortez de minha parte escrever aqui sem primeiro conversar o que acho com os principais responsáveis pela prova. Quando conversar com eles poderei então publicamente dizer o que acho e julgo ter a certeza da minha convicção…
    Abraço e parabéns ao Victor pela sua excelente prova. Passaste por mim e deixas-te um rasto de talento…

  3. Olá Ricardo
    Parabéns pela tua prova e pelo teu novo PB. Eu também estabeleci o meu novo hoje e muitos dos meus colegas também. Numa prova que tem imensas subidas, é de facto estranho. Deixaste-me a pensar no que poderão ser as razões de tais feitos em termos organizativos. O tempo é o do nosso relógio, a distância confirmada pelo meu e muitos mais relógios com GPS. Estou mesmo ansioso para saber a tua opinião. Para mim só há duas razões: o ser a primeira prova do ano e a malta andar a treinar para as maratonas de primavera (como é o meu caso). A outra razão será as bolas de berlim da confeitaria Natário 🙂 Ou então as duas razões juntas 🙂 um grande abraço e bom descanso.

  4. Bom dia,

    fiz a 3ª meia-maratona da minha “curta” carreira e também eu bati o meu recorde pessoal. De facto a prova é bastante dura quando comparadas com as minhas anteriores meias-maratonas (Ovar e Porto). De qualquer forma tal como já referido anteriormente o meu GPS tb confirmou a distância da prova (aliás até deu mais – 21,2kms) por isso tb estou curioso por saber quais as razões apontados pelo Ricardo Bastos. No meu caso o motivo julgo que se prende com o normal desenvolvimento para quem apenas começou a correr há pouco mais de 6 meses. De resto, o único motivo que encontro é o apoio popular que é constante e bastante efusivo ao longo da prova o que é um incentivo extra na altura em que as pernas parece que pesam mais de 100kgs cada uma!!!

  5. Apesar de lesionado e ter sido um sofrimento do início ao fim também fiz o meu melhor tempo na distância. Acredito que se deva à altura do ano e à preparação das provas da primavera até porque não fui ao grande Natário antes da corrida 🙂

  6. De facto a prova estava muito bem organizada.
    Eu de facto ainda não tinha experimentado o novo trajecto e achei uma boa melhoria.
    Embora tenha batido o meu recorde local desta MM (1h26 no meu cronometro), longe fiquei de bater o meu PB nesta distância (1h17)…
    Fica sempre no coração como diz a camisola, uma prova como estas.
    Parabéns Viana
    Grato pela partilha Vitor.

  7. Sendo a minha estreia em Viana, fiquei bastante satisfeito com a minha prestação, já que bati o meu melhor tempo em cerca de 1minuto ao fazer 1H41m. Parabens Vitor, quando passaste por mim aos 10Km, já ias em ritmo de maratonista e fizeste uma recuperação espectacular na segunda metade da prova.

  8. Olá amigo Vitor!
    Ontem cruzamo-nos… mas não o reconheci de imediato… foi pena, pois teria imenso prazer em cumprimentá-lo pessoalmente pela primeira vez!
    Confirmei que era o Vitor, pelo nº do dorsal. É que a minha câmara fotográfica, apesar de estar “amuada” comigo, lá conseguiu tirar algumas fotos, e numa delas o amigo lá está! E fez uma excelente marca! Parabéns e um abraço!

  9. Grande Paulo
    Fizes-te uma grande prova e sei que foi um domingo em grande.
    Bem-vindo às grandes provas e ao grande clube a que pertencemos. Bom descanso.

  10. Olá a todos, acho que uma razão para os bons tempos que foram feitos foi a temperatura que se fez sentir que era baixa, o que leva a uma menor desidratação e logo menos cansaço.
    Abraços

  11. Caro Vitor
    Não o conheço pessoalmente, mas este seu site tem sido uma grande fonte de informação e inspiração, pelo que desde já lhe agradeço.
    Após ter sido submetido a uma cirurgia por hérnia discal lombar em Setembro de 2009 (e de me terem aconselhado a deixar de jogar Ténis), comecei em Setembro de 2010 a pesquisar na net como era isso de calçar umas sapatilhas e correr ao longo do parque da cidade e avenidas circundantes.
    Estranha-se e depois entranha-se!!!
    E assim foi, com 5 meses de “treino” guiado pelas vossas dicas que alinhei á partida para a Meia de Viana.
    A sensação foi fantástica e o apoio do público incrível- levam-nos autenticamente ás costas .
    Não conhecia o percurso e foi bastante duro para quem se iniciou nestas lides há pouco tempo.
    Terminei com 1H56m27s e já só penso na corrida do pai e na Meia do Douro Vinhateiro.
    Obrigado a todos

  12. Cumprimento o Amigo Vitor Dias que não conheço pessoalmente.
    Iniciei-me nisto das corridas há cerca de 4 anos e após me ter reformado do sector bancário. Fi-lo para adquirir boa forma física,mais qualidade de vida e criar novas amizades.E não é que o “bichinho” pegou e já quase não abdico dos meus 2 ou 3 treinos semanais.
    Depois de várias provas de 10/14 Kms que já fiz (Porto,Paranhos,Gondomar,Braga e até Santiago de Compostela ) andava já há bastante tempo a tentar ganhar coragem para fazer uma Meia-Maratona. Era um desejo que me acompanhava.
    Resolvi e….vou fazer a Meia de Viana. E fiz. Aos 62 anos fiz a minha primeira Meia Maratona. O meu objetivo principal era chegar ao fim e se possivel fazer dentro das 2 horas (era a minha estreia).A prova correi-me bem fiz 1h 53m, adorei a nova experiência e confesso que pensei que ia ter mais dificuldade.
    Parabens a todos os que se envolveram na organização da prova que achei excelente.
    E agora só espero que, como diz o meu amigo Luis Silva, esta tenha sido para mim a 1ª de muitas Meias Maratonas.Venha a próxima.

  13. Caros Paulo B e Alberto Felizardo
    Bem-vindos ao grupo de “viciados” na corrida.
    Aos poucos vão verificar que as vossas vidas irão mudar radicalmente tanto no aspecto físico como social. Os corredores de pelotão são boas pessoas e capazes de nos dar forças tanto na corrida como nas restantes vertentes da vida.
    São casos como os vossos que nos dão ânimo para continuar com este espaço.
    Boas corridas.

    Cumprimentos

  14. Boa noite pessoal eu tenho o previlégio de ter no meu palmarés a camisola da I Meia maratona autografada pela Manuela, mas nos últimos anos não tenho pudido ir fazer esta bela corrida, mas este ano lá estive, embora estivesse 10 dias sem treinar, devido á gripe, mas não podia deixar de correr, e o que leva nós atletas a bater recordes, é estarmos das competições dos 10 Km, pois este percusso não é assim tão fácil, nem é por causa da falta da distância, mas existe aqueles aplausos e é uma festa.. Estão de parabéns os organizadores e todos que com eles colaboraram.
    A todos os um grande abraço.
    João Lopes

  15. QUERO JUNTAR-ME A TODOS OS COMENTARIOS AQUI JA
    FEITOS E DIZER QUE JA FIZ POR 5 VEZES ESSA MM E QUE GOSTEI IMENSSO DA MESMA E DAR OS PARABENS A
    ORGANIZAÇAO

  16. Também tive o provilégio de correr esta MM Manuela Machado. O tempo que fiz é irrelevante. Releva e muito a existência desta e doutras provas de estrada por este nosso Portugal, sendo de louvar o labor dos organizadores que, alheios à actual crise, não regateiam esforços para a sua realização.Pelo que, a eles e a todos os seus colaboardores, lhes quero manifestar sentido e sincero agradecimento. A MM Viana deste ano, a exemplo das anteriores, esteve muito bem organizada. É de continuá-la por muitos anos. Portugal merece e a Manuela Machado também. Parabéns ao Vitor Dias por este espaço de reflexão e partilha. Espero conhecê-lo, um dia.

  17. Foi a primeira vez que participei nesta prova e gostei muito. Pelo que me disse um amigo, não é costume o tempo estar tão bom como esteve. è verdade que estava “fresquinho” mas ao sol e com o andamento da corrida não foi nada demais. Concordo com a crítica à falta de controlo do chip na partida. Não é nada do outro mundo, mas assim, quem não está logo na linha de partida leva com mais uns segundos em cima do tempo realizado, e serão tantos mais quanto mais dela se estiver afastado. Apesar de algumas subidas, não me pareceu dura e até acho que está equilibrada. As descidas ajudam a compensar e, quanto a mim, contribuem para explicar os bons tempos. Mas é apenas a minha opinião. Saudações desportivas a todos.

  18. Boa tarde,
    Eu sou de Viana e iniciei-me nas meias maratonas o ano passado nesta mesma prova. A partir do momento que verifiquei que consiguia fazer uma meia-maratona não parei de fazer as minhas corridinhas. A organização está de parabens e em Viana existem muitas mais coisas saborosas para além das bolas do natario investiguem.
    Abraço a todos particularmente o Sr. Vitor por este espaço.

  19. Olá Alberto

    Parabéns pela evolução. Ficamos a aguardar as dicas de coisas boas aí de Viana. Sou o primeiro a lá ir mesmo com portagens.

    Cumprimentos

  20. Bem, com tanta alegria, esperada,não oculto 1 pontinha de ‘inveja’.Estive de molho.Aguardo ansiosamente pela 17ª.
    1 abr a todos.
    MCruz

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES