...

Objectivo 42,195k

Objectivo 42,195kTudo (re)começou numa bonita e preguiçosa manhã de Verão: a esposa e as filhotas preparadas para a praia e o malandro ainda com a cabeça debaixo da almofada. Atirei um “já lá vou ter a correr!”

E assim foi! Corri desde minha casa até à praia de Salgueiros em Vila Nova de Gaia (serão talvez uns 5K)e recordo-me de ter ido depressa demais  para a minha preparação, porque cheguei lá bastante desgastado, mas também me recordo da surpresa  da família que não me esperava ver por ali tão depressa! A minha sorte foi que tinha boleia para cá.

Este foi o verdadeiro primeiro passo para entrar no maravilhoso mundo do Atletismo Amador.

Em termos de corrida, apenas tinha feito uma prova de corta-mato na Escola Preparatória e em termos de desporto federado apenas pratiquei Esgrima (!!) durante cerca de 6 anos no grandioso Vilanovense FC e mais algum tempo na Universidade, isto em 1998.

Desde essa altura jogos de futebol pontuais, duas ou três inscrições em ginásios e dois dos desporto preferidos dos portugueses: Levantamento do Copo e Lançamento da Beata (sempre em doses moderadas também posso afirmar 😀

Entretanto, deu-se também a coincidência de nesse mesmo mês decorrerem os Jogos Olímpicos de Pequim, onde, como sempre em todos os JO, estive particularmente atento às prestações dos nossos atletas na prova rainha: a Maratona. Sempre me fascinaram as marcas pessoais, os recordes do mundo, as médias por Km, etc. e logo ali me pus a fazer as contas de cabeça sobre os meus próprios resultados nos treinos.

Pouco sabia sobre provas de atletismo para além de ouvir falar da São Silvestre.

Alguma pesquisa na internet e  foi assim que tive conhecimento que se corria uma Maratona no Porto! Estava decidido! Ia correr uma Maratona! Mas antes disso logo ali identifiquei o meu primeiro objectivo: a Meia Maratona Sport Zone.

Lá comecei a treinar, mas sem qualquer espécie de critério. Começava junto do tabuleiro de baixo da Ponte D. Luís, ia à Afurada e regressava, tentando depois ver o progresso entre cada treino. Depois tentava medir a distância aproximada no Google Maps para perceber o alcance do meu feito. Por vezes ia também medir o percurso recorrendo ao conta KM do carro.

Lá fui fazendo alguns treinos, mas sempre de forma irregular. A péssima gestão do tempo e alguns problemas de relacionamento com o despertador sempre me impediram de treinar de manhã cedo. Ademais, raramente tinha oportunidade (e disposição) para  ir correr depois de um dia de trabalho.

Na véspera da MM SportZone ainda não me tinha inscrito. Poucos treinos. O máximo que tinha corrido teriam sido 16Km e com dificuldade. Seria uma loucura!

Mesmo assim inscrevi-me, corri (andei também) e terminei com a incrível sensação de ter feito algo ímpar! Fiquei orgulhoso e melhor que tudo fiquei com vontade imediata de correr outra Meia-Maratona, embora tenha também ganho algum respeito pela distância.

A partir desse momento comecei a investigar um pouco mais todo o fantástico mundo da corrida e até é com algum lamento que me arrependo de não me ter inscrito em Educação Física naquela altura das nossas vidas em que “escolhemos” um curso….

Essa investigação é claro foi feita pela internet e foi por ela que cheguei a alguns dos Cyber Runners! Aqueles relatos das provas eram fantásticos e efectivamente úteis para quem procurava informação sobre as provas, para além de nos fazerem viver a corrida como se estivéssemos nós a correr! Dois dos blogs que encontrei foram o Maratonista do Miguel Paiva e o Pernas Para que te Quero do José Capela foi através dos diversos relatos que eles foram fazendo que fiquei inspirado a criar o meu próprio blog e foi assim que decidi criar o Objectivo 42,195k!

Entretanto e para além de ter já atingido o objectivo, consegui também outro que foi conhecer várias pessoas que também “foram picadas” por este bichinho da corrida e dessa forma consegui fazer muitos e bons amigos! Só por isso já valeu a pena!

Actualmente não actualizo o blog com tanta frequência como gostaria, mas podem sempre contar com a minha visão pessoal das diversas provas em que vou participando. Num futuro ainda não definido conto participar em Duatlos e Triatlos e esse será o próximo Objectivo!

Como alguém disse “O mais difícil não é começar. É continuar!”

Espero pela vossa visita em : http://objectivo42195.blogspot.com/

Até Breve e  Bons Treinos!

Mark Velhote

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá Mark,
    Fartei-me de rir com a tua experiência de corrida. Eu fugia da corrida como o Diabo da cruz, fazer o teste Cooper (3200m) era o suficiente para ficar deprimido de véspera…
    Agora faço 10Km/dia e adoro…. modernices! e sinto-me melhor que nunca aos 44 anos.

    Correr é fantástico ,e fazemos montes de amigos com estilos de vida saudavel ( é muito importante!)
    cumps e boas corridas
    Jaime

  2. Olá Jaime,

    No meu caso (e não refiro no texto) sempre gostei de correr!
    A verdade científica(!!) diz que quanto mais ” velhotes” mais gostamos de correr longas distâncias.

    Tenho de fazer esse teste de Cooper um dia destes!

    Abraço

  3. Olá João,

    Lá estaremos para uma jornada inolvidável na primeira de muitas lá fora (pelo menos para mim uma vez que tu já tens Boston no teu extenso currículo)!
    Qual é a próxima?

    Abraço

  4. Olá, Mark

    Ainda bem que decidiste ir até à praia a correr!
    Às vezes são pequenas coisas que acabam por dar um novo rumo à nossa vida!
    Acompanhei o nascimento do teu blog e da tua evolução na corrida. Fico muito satisfeito pelo meu blog ter dado um pequeno contributo para a tua motivação.

    No próximo domingo lá estaremos na Póvoa!

    Grande abraço,

    José Capela

  5. Mark,

    Agradeço a simpática referência que me fazes e que, confesso, me deixa algo envaidecido!
    Não por isso (mas também!!!) dou-te os parabéns pelo teu blog e pela fantástica evolução que tens conseguido na tuas performances atléticas, o que mostra bem a tua dedicação aos treinos e as tuas capacidades inatas.
    Gostava também de referir que foi um enorme prazer, para além destes contactos virtuais, conhecer-te e conviver contigo em treinos e provas.

    abraço
    MPaiva

  6. Olá Capela e Miguel,

    Sem qualquer menosprezo pelos restantes Cyberrunners os vossos foram os primeiros blogs que visitei e tal com referi inspiraram o meu próprio blog.
    No dia- a- dia têm sido muito importantes todos os comentários que vão caindo lá no meu espaço e por isso muito obrigado a todos!

    Abraço

  7. Olá MarK!
    Uma boa forma de começas logo a vencer a preguiça.
    Quando conheci o teu blogue pensava ser de alguém que já tinha corrido a Maratona. Depois fui acompanhando com entusiasmo as tuas passadas foi com alegria que te conheci em Ovar.
    Depois foi dose dupla no Porto, meia e Maratona, onde efectuaste uma excelente estreia e será Paris o local de nova jornada.
    Dou-te os parabéns pelo espaço .
    Grande abraço,
    Luís Mota

  8. Olá Mark,

    O teu blog e dos que visito assiduamente, muito gratificante ler os relatos das provas e pelos tempos feitos, está ai um “atleta”.

    Boa forma de iniciar o vicio da corrida!!

    Ainda não nos conhecemos pessoalmente que pena, mas convicto que está para breve o encontro!!

    Continuaçao de bons treinos

    Grande abraço

    Vitor Veloso

  9. Olá Luís,

    O teu exemplo é também factor de motivação! Vou tentar trabalhar para um dia destes conseguir correr ao teu lado!

    1 abraço

  10. Olá Vítor,

    Mentiria se dissesse que os elogios que vou recebendo na caixinha de comentários não têm qualquer efeito.
    Apesar de serem naturalmente exagerados agradeço todos eles!

    Espero encontrar-te já no III Meeting Blogger!

    Abraço

  11. Mais um site que visito com alguma regularidade. Contributos para a Corrida. Gosto de ler.

    Um beijinho para o Mark Velhote e continuação dessa vontade e muita saúde!

    Ana Pereira

  12. Acompanho o blog acho que desde que ele apareceu e com o objectivo traçado pelo próprio autor de ir relatando o seu percurso até ao dia em que correria os 42,195 km da maratona, a da Invicta em 2009, que seria a 1ª, também a 2ª e as outras, maratonas claro.
    Através do blog do Mark fui assistindo, confesso que com alguma agradável surpresa, à grande evolução do Mark como atleta, mas fruto desse conhecimento que fui tendo das potencialidades do Mark “apostei” que ele poderia fazer uma estreia na distância da maratona com um tempo a rondar as 3 horas ou abaixo disso, não me enganei muito.
    Já tive o prazer de conhecer pessoalmente o Mark e daqui lhe envio muitos parabéns pelo blogue e pela sua notável evolução como atleta.
    Grande abraço companheiro,
    António Almeida

  13. Olá Mark!

    Tive o parazer de te reconhecer e cumprimentar em Braga, no passado dia 14 de Fevereiro, graças aos agradáveis dorsais personalizados.
    Sou um seguidor do teu blog e, tal como tu, só por volta dos 30 anos é que descobri o quanto é formidável correr por prazer.
    Um abraço e, mais uma vez, votos de uma boa prova na Maratona de Paris.

  14. Olá António,

    Também muito obrigado pelos simpáticos elogios. Chegamos a uma altura em que a evolução já começa a depender da disponibilidade para o treino, mas desde que não apareçam lesões já me dou por muito satisfeito.
    Obrigado pelas visitas e pelo comentários que vais sempre deixando no meu blog.

    Abraço

  15. Olá Carlos,

    Lembro-me perfeitamente. Não é todos os dias que alguém nos reconhece! 😀

    Já tive tb oportunidade de visitar o blog Dasdikes que julgo ser a equipa pela qual corres?
    Obrigado pelo comentário e boa sorte para a tua primeira maratona no Porto em que estou certo de ires fazer uma excelente marca.
    Ficas tb desde já convidado para o III meeting blogger!

    Abraço

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES