...

Maratonista – Uma forma de ser e de estar na vida

Maratonista - Uma forma de ser e de estar na vidaSimpaticamente, o Vitor Dias ofereceu-me um post no seu Correr por Prazer. Como é óbvio, vi logo aí a possibilidade de usufruir dos meus 15 minutos de fama que Warhol profetizou para todos, estavamos ainda no advento da sociedade mediatizada em que vivemos e a internet não passava de um sonho na cabeça de alguns generais americanos.

Foto: Em 2008 – Subindo a Av. da Boavista (Porto) e muito perto de me tornar maratonista

Bom, mas então o que é e quem é o Maratonista? A resposta está logo no post de abertura do blog:

Porque razão começo um blog sobre corridas? Procurando ser sintético e directo, diria que por 3 razôes:
– Porque gosto de atletismo;

– Porque gosto de correr;

– Porque quero de partilhar ambas as coisas.


Para além disso, vou procurar descrever, nos próximos meses, a minha preparação para a concretização de um objectivo que defini há muito tempo, mas que só agora decidi tentar concretizar: Correr uma Maratona.

O nascimento do Maratonista está umbilicalmente ligado a um objectivo bem concreto: correr uma maratona. Comecei a escrevê-lo em Abril de 2008, mas a decisão de correr a maratona tinha sido tomada aquando da edição da Maratona do Porto de 2007. Nessa altura, estava eu de férias no Algarve e, sabendo de um amigo que ia estrear-se na distância, dei comigo imaginar como é que ele se iria sair da “empreitada”. No dia seguinte à prova fui ao site da RunPorto ver os resultados e constatei que o objectivo de terminar tinha sido alcançado. Nesse momento pensei: “se ele conseguiu, porque razão não hei-se conseguir também?”

A partir daí comecei a recolher informação sobre o que implicava correr uma maratona, recorrendo bastante à internet. Nesse processo de busca tropecei com alguns blogs que passei a acompanhar. Recordo-me de me surpreender com a qualidade do blog da Ana Pereira, o primeiro de alguns dos quais  me tornei “cliente” habitual.

Ao ganhar consciência da dificuldade de preparar bem a maratona (até aí eu só treinava 3 vezes por semana e cerca de 120 Km/mês), decidi criar o blog como forma de partilha de ideias e de motivação, pois era, nessa altura, um corredor por conta própria e totalmente desintegrado de qualquer equipa ou grupo de treino.

Com o tempo fui criando ligações com outros blogs e conhecendo gente que partilhava dos mesmos interesses e objectivos. Com isso a minha motivação para treinar aumentava e a vontade de partilha também. O Maratonista acabou por tornar-se numa extensão de mim da qual não prescindo e que muito prazer me dá.

Aos leitores do Maratonista sinto o dever de deixar uma palavra de agradecimento, pois é reconfortante e muito motivador sentirmos que alguém se interessa por aquilo que partilhamos. A todos em geral deixo uma palavra de incentivo à prática da corrida e muito especialmente da maratona. Quem já correu pelo menos uma maratona sabe bem o significado que tem nas nossas vidas o momento de cruzar a linha de meta após semanas de intensa e aturada preparação e 42195 metros de prazer, sofrimento, partilha, companheirismo, sacrifício, esforço, dedicação, entrega, mentalização, força, garra e tantas, tantas outras coisas inesquecíveis!

Quando quiserem apareçam! O Maratonista garante actualizações, no mínimo, semanais e gosta de fazer sempre novos amigos!

Link para o blog: http://run-is-fun.blogspot.com

Miguel Paiva

Março de 2010

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

13 COMENTÁRIOS

  1. Bem merecida esta homenagem amigo Paiva.
    A simplicidade com que a recebe é bem reveladora do caracter que o acompanha. Dos 1ºs têxtos que fui lendo neste blogue até o conhecer pessoalmente em Tomar no 1º Encontro Blogger tem sido o suficiente para verificar que estamos perante um homem e amigo de espírito aberto de quem dá gosto partilhar estas “agruras” (corridas) da vida e sempre pronto a dizer presente com uma palavra amiga a quem dela necessita.
    Eu vou continuando por aqui a acompanhá-lo, na escrita ou onde quer que nos encontremos.
    Parabéns ao Vitor por mais uma excelente oportunidade de conhecermos melhor os nossos amigos.
    Abraço para ambos.

  2. Maratonista é um espaço que visito com regularidade.
    É acima de tudo um espaço que utilizo para visitar o Amigo Miguel Paiva, que se consagrou Maratonista no mesmo dia que eu na cidade do Porto.
    Foram várias as publicações que me fizeram sorrir. Quem não se lembra da “rapidinha”.
    Apesar de serem poucas as vezes que nos encontramos este espaço é um local de encontro e de actualização de uma Amizade permanente.
    Grande abraço Miguel. Até domingo!

  3. Parabéns ao Miguel Paiva!
    Tal como já referi este foi um dos blogs que me inspiraram a criar o meu próprio espaço e é sem dúvida um local que visito com muito gosto.
    Além disso já tive a oportunidade de acompanhar o Miguel em algumas provas e treinos e é sempre com bastante companheirismo que o vemos a deixar uma palavra e conselhos bastantes pertinentes em muitos do blogs amigos.
    Não tivesse sido uma arreliadora lesão e estou certo também que hoje estaria num nível muito mais elevado.

    Um grande abraço para ele com votos de longevidade para o Maratonista.

    Mark

  4. Lembro-me bem desse início do Maratonista, que desde logo me captou a atenção. Viu-o evoluir, criar objectivos e ir atingindo-os, mesmo com contrariedades e obstáculos pelo caminho que sempre os há. Sempre o empenho, a vontade e o poder de nos cativar através das suas descrições escritas, impulsionando-nos a tentar, a lutar, a não desistir antes de tentar sequer.

    O Miguel tem o dom de nos chamar para a Corrida.

    O Maratonista – Miguel Paiva, é sem dúvida alguma um blogue que sigo, obrigatório quando quero e preciso saber de um amigo que corre com alma, sem perder a inteligência. Um blogue onde se aprende sempre.

    Muitas Maratonas ao Maratonista, e mais uma vez um louvor ao Vitor Dias que disponibiliza o seu espaço para assim continuar a divulgar a corrida e os seus intervenientes que sempre terão uma palavra a dizer, num país onde o Atletismo e a Corrida em particular se resume a um curtíssimo parágrafo num jornal nacional desportivo (?), quando por uma razão qualquer o Jornal se digna a referir o assunto, mesmo que o assunto tenha colocado milhares de indivíduos na rua a correr.

    Um beijinho ao Miguel e também ao Vitor, já agora

    Ana Pereira

  5. Joaquim,
    As suas palavras, vindo de quem vêm, ganham um significado especial!

    Luis,
    É um orgulho para mim ter-me tornado maratonista no mesmo dia que tu também o conseguiste!

    Mark,
    Agradeço as palavras e o permanente incentivo.

    Ana,
    Foste a primeira bloguista que conheci e, só isso, já bastaria para seres especial!

    abraço a todos
    MPaiva

  6. O “Maratonista” do Miguel Paiva é sempre uma visita obrigatória, mais um dos blogues em que as palavras são bem tratadas e em que o Miguel consegue transmitir a sua enorme dedicação à corrida, partilhando não só as suas provas como também os seus treinos.
    Tornei-me também eu maratonista no mesmo dia que o Miguel (e o Mota), um dia feliz para qualquer um dos três, uma honra os ter tido como companheiros nesse dia.
    Foi nesse dia que conheci pessoalmente o Miguel mas na verdade pareceu-me então que já o conhecia há muito tempo tal a qualidade e sinceridade que transparece do seu blog e que penso na verdade que é muito daquilo que o Miguel é.
    Voltei a estar algumas vezes com o Miguel e é sem dúvida uma das pessoas que conheci na blogosfera que hoje considero meu amigo.
    Para o Miguel aquele abraço do amigo corredor.

  7. Estávamos em 2008 e eu no meio da manada, preparado para mais uma S. Silvestre do Porto, olhando em volta à procura de caras conhecidas, quando vejo um tipo alto a esbracejar na minha direcção. Assumo que queria que eu lhe chamasse algum amigo que estivesse a junto a mim e começo a apontar alternadamente para todas as cabeças à minha volta, mas sem sucesso. O tal tipo alto sempre a abanar negativamente a cabeça e com um ar cada vez mais “pôrra que o gajo é nabo!”. Ele bem gritava, mas não se ouvia nada, até que de repennte percebo ” ….xedo?!”.
    Afinal ele queria que eu me chamasse a mim próprio! Olhei bem, pôrra é o gajo do Maratonista, O Miguel das Lambretas.
    Foi o início de uma amizade que incluiu entre outras coisas a organização do II Encontro Blogger, a corrida conjunta da última Maratona do Porto, e muitas outras confraternizações, só destoando num pormenor: ele ama Lambretas eu amo Vespas 🙂
    A assinalar ainda o facto de ter sido ele a apresentar-me o Vitor Dias, um amigo relativamente recente, mas que é daqueles que já deu para sentir que é para toda a vida.
    Aquela abraço a ambos.

    ps. agora é aquela parte em que entram os violinos

  8. António,
    Foi bem feliz aquele dia de 2008! Quanto ao resto, deve-se ao habitual exagero dos amigos!

    João,
    Os tipos “especiais” notam-se à distância! E, claro, tornam-se amigos especiais.

    abraço a todos
    MPaiva

  9. Miguel e António

    Só agora me apercebi que esse dia 26.Out.2008 foi especial para mim também e pela mesma razão que vocês. É daqueles que nunca mais se esquece.

    1 abc

  10. Naquele tempo (Out.2008 DC), na invicta, um grupo que se foi chegando, aguardava, nervosamente, o tiro da partida para a 5ª Maratona do Porto. Uns já se conheciam, outros passaram a conhecer-se e ficaram amigos. Tive a sorte de estar no local, no momento que o António bem lembrou no seu comentário.
    O Miguel, para além de ter um blogue muitíssimo interessante, que é merecedor da nossa visita assídua pela qualidade dos seus posts, é uma pessoa que se tem revelado de excepcional qualidade. Infelizmente, são breves os momentos em que temos confraternizado, mas os bloggers dispõem de uma prorrogativa, que os outros não têm: estabelecem ligações de amizade para lá da presença física. Obrigado, Miguel, por seres meu amigo e Parabéns por figurares tão justamente, nesta “galeria” que o Vitor em boa hora se lembrou de fazer.
    Grande Abraço.
    ps – aos oportuníssimos violinos, podem juntar-se as harpas.
    (Meixedo, era eu que estava com o Miguel, naquela partida da S. Silvestre.Lembro-me bem do episódio)

  11. Estava no Porto em 2009 para participar na family Race e você na Maratona em que nos cruzamos e cumprimentamos no átrio da partida. Mas nas lezírias foi o completar da relação bloguista, e sempre gratificante conhecer bons atletas.
    O seu espaço o Maratonista visito com frequência, nome de inspiração pode ser que um dia me torne Maratonista nem que seja por uma vez!

    Cumprimentos para si, não faltando para Vitor Dias

    Abraço
    Vitor veloso

  12. (MARATONISTA E FUNDISTA) ICONE E PIONEIRO DO BRASIL, ATLETA JÚLIO CÉSAR CANDELA, DE ILHA COMPRIDA SP BRASIL, FONTE RANK BRASIL E FOTOS WEBRUN.COM.BR, AOS SRS E SRAS MARATONISTAS E FUNDISTAS UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES