...

Palavras de corredor

Palavras de corredorSejam bem-vindos ao blog “Palavras de Corredor”.

Passo-me a apresentar, nasci e vivi até à idade adulta em Almada, resido actualmente em Corroios e trabalho em Lisboa; sou feliz no casamento e por ser papá de uma linda bebé, mãe e filha são o meu porto de abrigo, porto de chegada e de partida…

Sou um homem de gostos simples, um do qual, gostar de correr.

Será sobre esse meu gosto pela corrida que incidirá este blog.

Por hoje fico-me por aqui mas voltarei brevemente.

Até lá façam o favor de correr!

Foram estas as palavras do meu 1º post em 16 de Março de 2007.
Palavras que poderiam ser escritas hoje com uma pequena alteração (criança em vez de bebé) mantendo-se tudo o resto inalterável.

A ideia de criar as “palavras de corredor” surgiu-me das leituras que frequentemente fazia de alguns dos blogs já então existentes e que falavam de corridas, achei também que seria uma maneira de me poder vir a relacionar com pessoas com o mesmo “gostinho” pela corrida, o que viria a acontecer já que travei não só conhecimento virtual com muitos companheiros como com muitos deles tive mesmo o grato prazer de transpor esse conhecimento do virtual para o real e estabelecido mesmo nalguns casos fortes laços de amizade.

Quando criei as “palavras de corredor” não eram muitos os blogs de corrida existentes escritos por portugueses, motivo pelo qual visitava frequentemente os blogues dos nossos amigos brasileiros, o que ainda continuo a fazer, sendo que com alguns cimentei igualmente fortes laços de amizade ainda que virtuais.

As “palavras de corredor” têm também funcionado para mim com um tónico para regularmente fazer algo que gosto bastante que é escrever, sendo que já anteriormente registava em “palavras” as provas em que ia participando.

Em relação às fotos que costumam acompanhar os relatos das provas em que vou participando, geralmente são tiradas pela minha esposa Isabel que quase sempre me acompanha, também a nossa filha Vitória nos acompanha frequentemente e por vezes as duas (mãe e filha) participam nas caminhadas existentes nessas provas.

Lá no blog estão relatados muito sucintamente os anos anteriores à criação das “palavras de corredor”, de como comecei a correr em meados dos anos 70 do século passado nos Ases das Avenidas, popular clube das Avenidas Novas em Lisboa, dos anos seguintes, o porquê de quase ter deixado de lado a corrida durante quase 20 anos, o recomeço em 2002 na companhia da minha esposa Isabel, a nossa participação na mini da “Vasco da Gama” ainda em 2002, a 1ª meia-maratona em 2003 na “25 de Abril”, o regresso um ano depois à Vasco da Gama para então correr a “meia”, o período seguinte até Março de 2006 em que continuei a correr mas sem quase participar em provas (em 2004 só participei no cross reebok, prova que já não se realiza e em 2005 apenas participei na mini-maratona da 25 de Abril e na Corrida do Tejo), período de tempo que coincidiu com os meses em que a Isabel se encontrou grávida da Vitória e dos primeiros meses de vida na nossa “menina de ouro”, o resto do ano de 2006 e das participações em provas que não foram além dos 10 quilómetros, o início do ano de 2007, a vontade de voltar a corrrer distâncias maiores, o fazer por isso, a 1ª vez em Cascais na prova dos 20 quilómetros, o regresso à 25 de Abril para voltar a correr a “meia”…

Depois, a partir do nascimento das “palavras de corredor”, estão também os relatos das provas que se seguiram ainda em 2007 e nos anos seguintes, algumas vividas de um modo especial (a 1ª maratona, as outras maratonas, a 1ª vez de Melides a Tróia…), relatos de férias (sempre com a corrida presente), relatos de alguns treinos, estatísticas de algumas provas…

Convido-vos a passar por lá e a descobrirem as “palavras de corredor”, as mais recentes, também as mais antigas, será um prazer receber a vossa visita.

Link do Blog: http://palavrasdecorredor.blogspot.com

Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

17 COMENTÁRIOS

  1. “Palavras de Corredor” é para mim um dos blogues de referência.
    Foi um dos primeiros que visitei, quando regressei à corrida.
    Esta página permitiu conhecer mais tarde pessoalmente o António, na Corrida dos 510 anos da SCML. Desde aí os nossos laços de amizade foram aumentando e hoje é com muita alegria que as nossas famílias são bastante amigas.
    Marido da Isabel, pessoa de invulgar alegria e simpatia e pai de uma linda menina, a Vitória, António Almeida é uma das pessoas que mais admiro no mundo da corrida.
    O “Palavras de Corredor” é um espaço de análise das corridas do António mas também de Palavras bem seleccionadas que nos inspiram e alegram.
    Um grande abraço para o Corredor.
    O amigo Atleta.

  2. Amigo Vitor,
    irradias simpatia!
    O Jaiminho corre diariamente com o Horácio e o Rui as 5 da manha no percurso Laranjeiro -Forum -Almada Laranjeiro, 10 Km dos Almada
    night-runners lol

    As nossas corridas mais próximas;
    Rui – maratona de Madrid 25 Abril p.f.
    Jaime e Horácio meia da ponte 21 p.f.
    Jaime 10km da Costa….
    e sempre a bombar!!!!!
    vamos mas é correr que se faz tarde…
    cumprimentos
    jt

  3. “Palavras de Corredor” é um espaço onde passo sempre que posso. É dos meus blogues preferidos e que muito gosto de ler e ver (fotos).

    Gosto, muito admiro e tenho em muita consideração, as palavras, o corredor e o homem que se tornou Amigo, o que se estende à Isabel e à pequna e linda Vitória.

    Por tudo, obrigada António e força para as Palavras continuarem a correr, assim, como até agora, lindas e sentidas.

    Um beijinho e Muitas e Boas Palavras para este Corredor

    Ana Pereira

  4. Para o amigo António vai um abraço, e um sincero obrigado pela sua contribuição para o desenvolvimento desta vasta rede de comunicaçaõ que são os blogues que falam desta bonita modalidade que é o Atletismo. Eu sou um dos que aprendi a utilizar este meio por palavras colhendo experiências pela forma como era visto este movimento, desde a primeira hora Palavras de Corredor é visita assídua, não só por observação mas também pelos fortes laços de amizade que estabeleci com o António e com a sua simpática família.
    Parabéns amigo António por este espaço que o amigo Vitor Dias em boa hora dicidiu oferecer-lhe.
    Um abraço e vamo-nos vendo por aí.

  5. O blog do António é um espaço que visito sempre, não só pela forma cuidada como é escrito, mas principalmente pelo entusiasmo e pela alegria que erradia em cada relato das provas em que o autor participa e pela sensibilidade que sentimos em alguns posts.
    Em Dezembro de 2008, numa feliz iniciativa do Luis Mota, foi realizado o I Meeting Blogger, em Tomar, o que me permitiu conhecer pessoalmente o António e a sua simpática família. Nesse momento concretizei todas as excelentes impressões que dele retinha através da leitura do blog e sinto que criei, desde aí, um bom amigo.
    Ao António e à sua família deixo um grande abraço e sinceros parabéns pelo seu blog!

    MPaiva

  6. Parabéns pelo reconhecimento das “Palavras de Corredor” neste site do Vitor Dias.

    Desde que recomecei a corrida mais a serio e que tomei conhecimento das “Palavras de Corredor”, um espaço muito especial para ti! A partir dessa altura sou um seguidor assíduo das “Palavras”. Lembro-me como fosse hoje, ia decorrendo o ano de 2002 quando ia-mos correr para o parque da paz, boa forma física que estávamos. Sempre com as esposas por perto. Bons tempos para recordar.

    Mesmo eu correndo não me sentia a vontade para participara nas provas e só me restava acompanhar-te, mais a Ruth e claro a Isabel. Cross reebok, lembro-me perfeitamente a Isabel estava grávida e de repouso ficou em casa, penso que foi a minha primeira participação, acompanháramos a Ruth e o nosso sogro Zé. Prova fantástica pena que já não se realiza.

    Depois também fui contigo em alguma provas, nem falo tal que nos ficou “entalada” na Garganta, coisas da ocasião. A partir do teu blog tomei conhecimento que já existiam muitos a falarem das suas “corridas” e achei muito interessante também expor as minhas.

    Desde o meu regresso mais a serio na corrida logo me incentivas-te em participar em provas a primeira foi “festa do avante” que te agradeço pela companhia e força que me deste nessa prova, depois foi fazer parte integrante em varias provas, na vossa companhia. Um muito obrigado por tudo.

    Continua a expor os teus Relatos/Palavras sobre as provas e não só, que são sempre um prazer em ler.

    Bjs da Ruth e Carolina

    Grande abraço

    TAN

  7. O António ‘abriu’ o seu blog quase na mesma da data do meu! Desde esse tempo que o descobri e faz parte dos meus favoritos.
    Histórias simples, palavras simples, apresentadas por uma pessoa que irradia simpatia.

    Grande abraço.

    José Capela

  8. As “Palavras” do António prestigiam a “classe”, elevando-a ao honroso estatuto de gente íntegra mas “meio doida” e onde a partilha do gosto pela Corrida e pela Palavra escrita, é geradora de grandes amizades.
    O “Palavras” é irresistível pois é um blogue carregado de experiências, de emoções, de aventuras, que fazem um “retrato” bastante real das provas em que vamos participando.E quando tem as “suas meninas” a vibrar com os seus feitos, nota-se a sua expressão de felicidade “metida” nestas “andanças” desportivas. E com isso é um grande exemplo que nos deixa. É uma visita obrigatória e que se recomenda.
    Merecidíssima esta lembrança, Vitor. Parabéns a um, que se lemrou, e a outro, que dá motivos para ser lembrado.
    Grande Abraço aos dois.

  9. Um espaço de leitura já mais do que obrigatório entre os favoritos! Tive também o prazer de conhecer o António, assim como a Isabel e a Vitória que o acompanham incansáveis.
    Motiva, cativa e fascina outros corredores a contarem “a sua história”.

    Continuação de bons posts!

  10. Companheiros e amigos das corridas e da blogosfera
    agradeço a todos as palavras aqui deixadas, igualmente agradeço ao Vitor Dias pela divulgação dos blogues que falam de corrida no “Correr por Prazer”.
    A todos grande abraço.

  11. Olá

    A imagem de marca das “Palavras de Corredor” é sem dúvida a forma emocionante como corta a meta das provas em que vai participando que faz de cada uma delas uma Vitória maior do que a outra.
    Sempre acompanhado pela família faz do seu blog um excelente espaço que visito com muito agrado sempre que há uma actualização.
    Já tive a sorte de conhecer o António e a sua bonita família e daqui lhe envio um forte abraço.

    Mark Velhote

  12. Caro amigo,
    Quase passava a semana (uma semana muito difícil) e eu sem cá vir deixar o meu testemunho.
    As palavras do António, a família do António e, já agora, o próprio António são uma mesma pessoa.
    Grande António.
    Um abraço.

  13. Amigos Mark e Meixedo muito obrigado pelas vossas palavras, de facto quando corro, como uma querida amiga das corridas costuma dizer, não corro só, elas (as meninas) correm comigo, para mim tem que ser assim, preciso que seja assim.
    Grande abraço companheiros, obrigado pela vossa amizade.

  14. Olá António

    Vim até aqui ler o teu início de escrita neste novo mundo de comunicação que são os blogues. Não sei como é que fui parar ao teu blogue “Palavas de Corredor” (talvez a partir do blogue do Adelino) mas foi com agrado que ia lendo os teus escritos e muitas vezes fui parar a temas teus antigos onde li da razão da Vitória ser Vitória. Foi uma vitória para um casal excelente, que me apraz conhecer ao vivo e a cores pois são pessoas como vocês que fazem esta passagem pela vida mais rica pela amizade e carinho que é retribuído, que faz que cada cortar de meta seja como se nosso fosse.

    As tuas “Palavras de Corredor” são aquilo que tu és. Fazes de cada crónica um saber viver em comunhão com a família e com os amigos.

    Um Bem-Hajas por isso.

    Abraço e tudo de bom extensivos à Isabel e à filhota Vitória.

  15. Meu amigo Mário
    obrigado pelas tuas palavras, foi igualmente um prazer ter-te conhecido e sempre uma festa encontrar-te numa qualquer corrida, claro sempre um prazer enorme ler as tuas proprias palavras lá no teu “Hoje corro eu” e através delas conhecer um pouco do teu passado no mundo das corridas que diga-se de passagem é mesmo muito bom.
    Grande abraço companheiro.
    Teu amigo corredor.

  16. Sigo o “Palavras de Corredor” desde que me lembro e desde que também eu inaugurei o “Amigos de Alex”. Sou dos privilegiados que evoluíram da amizade virtual, para a real e já tive a sorte de acompanhar o António no terreno, num muito especial UTSM em 2013. Invejo a sua escrita, a sua corrida e principalmente a sua personalidade.
    Abraço

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES