O dióspiro, como o conhecemos em Portugal, também se conhece como caqui no Brasil mas normalmente a espécie prevalente tem uma textura diferente assim como um sabor mais “fresco” e menos doce. Embora não seja reconhecido como tal, na sua origem o diospiro/caqui é uma “baga” e daí a sua riqueza nutricional em vitaminas mas também potentes antioxidantes.
Riqueza nutricional
- Ao contrário do que muitos pensam, não é muito mais calórico que uma fruta comum (80kcal/100g sendo que um fruto pode ter 50 a 100g de parte edível).
- Trata-se naturalmente de uma fonte de hidratos de carbono (18-20g/100g), fornece também fibra (4g/100g) , excelente para manter os níveis de glicemia controlados.
- A sua cor forte e viva justifica-se pela riqueza em pro-vitamina, nomeadamente betacaroteno, um importante antioxidante na saúde da pele e do sistema imune do corredor.
- Mas não se fica por aqui, é uma fonte por excelência em vitamina C sendo que 100g fornecem 66mg , 110% da dose recomendada por dia.
- Destaca-se ainda pela composição nas restantes vitaminas do complexo B, cruciais na produção de energia a partir dos alimentos, nomeadamente ácido fólico (2% DDR) e vitamina B6 (5% DDR).
- Além do seu perfil vitamínico, é uma fonte natural de oligoelementos como o manganês (16% DDR) e minerais como potássio (5% DDR).
Na saúde do corredor
- A vitamina A ajuda a manter a pele e os epitélios saudáveis ajudando na cicatrização, a reduzir o risco de infecções respiratórias e a melhorar a saúde da pele exposta ao sol durante aos treinos.
- Procura um suplemento por excelência de vitamina C, este fruto é melhor que uma laranja e muito mais docinho.
- Além de fornecer energia, ajuda a metabolizar a que vem dos alimentos pela sua riqueza em complexo B, importantes na concentração, foco e níveis de energia de todos.
- O potássio é um electrólito crucial num bom equilíbrio hidro-electrolítico, uma vez que o diospiro também fornece água, este é também uma excelente fonte de hidratação durante uma corrida.
- Como outras frutas, o diospiro fornece fibra mas sobretudo fibra solúvel que ajuda a manter os níveis de glicemia e consequentemente energia estáveis. Não prejudica a sua digestão durante um treino ou prova.
Por tudo isto, sugerimos que troque uma das suas peças de fruta por um diospiro sobretudo quando precisa de uma variante à laranja. Tente alternar o mais possível entre os vermelhos e os laranja para maior variedade de micronutrientes.
Caríssimos, vivam.Não pretendo abrir qualquer guerra sobre esta matéria.
E o meu comentário é feito com o melhor das minhas intenções , esperando que não me levem a mal.
No site, http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/AreasCientificas/AlimentNutricao/AplicacoesOnline/TabelaAlimentos/PesquisaOnline/Paginas/PorComponentes.aspx , do SNS , é referido que o diospiro tem
3mg em cada 100.Valor bem diferente do acima referido.O site é oficial, no entanto, admito que possa não ser tão fiável como parece.
Algum esclarecimento, pf?
se é que é possivel.
Abr
Manuel Cruz