Comecemos pelo fim: gosta de treinos rápidos, entre a 10 a 20km, combinando vários tipos de terreno e não quer perder tempo a pensar que sapatilhas calçar antes de sair de casa? Então, as ASICS Fujispeed são para si.
De facto, este modelo da marca japonesa destaca-se pela versatilidade. Com a leveza de umas sapatilhas de estrada, têm a resistência, aderência e tração que se exigem ao calçado de trail. A própria marca assume que as Fujispeed foram inspiradas nos seus modelos de estrada e é das suas “irmãs” do alcatrão que herdam as características que as tornam numas sapatilhas que apelam à velocidade.
Este carácter híbrido é mais evidente na transição entre diversos tipos de piso (terra batida, alcatrão, empedrado, lama, terra solta), onde não sentimos qualquer diferença no impacto do pé com o solo, quase como se estivéssemos a correr sempre na mesma superfície, o que comprova que as Fujispeed são todo-o-terreno, no sentido literal da palavra.
Os atacadores, para além de muito práticos (aperto por “mola” e com bolsa onde podem ser guardados) não criam pressão, permitindo que toda a sapatilha se ajuste de forma orgânica ao pé.
No entanto, o material rígido utilizado na zona posterior pode tornar-se desconfortável em actividades mais longas. No nosso caso, provocou uma ferida ligeira na zona do calcanhar, num treino de 30km.
Em suma, as Fujispeed são uma boa proposta para quem gosta de variar o tipo de treino, sem estar preocupado com o tipo de calçado. Não as recomendamos para longas distâncias (acima de meia maratona) nem para terrenos de trail mais duros e técnicos. Estas sapatilhas são mesmo para correr.