Sempre que vou comprar sapatilhas de estrada perguntam-me “são sapatilhas para velocidade ou para treinos longos.” Prefiro não arriscar e digo logo que são para correr de meia-maratona para cima.
Esta dicotomia velocidade-conforto coloca os corredores de pelotão num limbo, pois toda a gente quer ir a correr sobre as nuvens e chegar o mais rápido possível a casa para o almoço.
Havendo cada vez mais gente a correr e a aventurar-se em longas distâncias, talvez seja este o principal desafio lançado às marcas de calçado desportivo: um compromisso entre estabilidade e performance.
Após ter experimentado as Asics Gel Cumulus 22, penso estarmos perante uma boa solução para corredores de pelotão que procuram uma sapatilha confortável, com um design elegante e que os ajude a melhorar a sua performance desportiva.
Confesso que fui conquistado mesmo antes de as calçar, pela sensação de leveza ao tirá-las da caixa. Ao calçá-las, outra agradável surpresa, um ajuste bastante orgânico ao pé, fazendo com que quase não as sentimos. Mas começamos a senti-las nos primeiros passos, pelo efeito do drop.
Começando a correr, vêm ao de cima o conforto e a estabilidade proporcionadas pelo gel. Aliás, tendo já usado vários pares de sapatilhas Asics, considero que esta é uma característica que a marca tem vindo a melhorar nos últimos anos.
Submeti estas Cumulus 22 a um teste diversificado, em corridas urbanas com constantes mudanças de trajecto, piso, inclinação e velocidade.
A principal característica a destacar será mesmo a estabilidade, ajudando a manter o corpo numa posição equilibrada. Fiquei agradavelmente surpreendido pela aderência em piso de empedrado molhado, num dia em que chovia bastante. Ao contrário de outras sapatilhas, não houve um único deslize, quer a descer, quer a subir, onde estamos mais propensos a “correr para trás”. Sendo sapatilhas de estrada, arrisco-me a dizer que não se iriam portar nada mal num percurso de mini-trail (até 12km).
Por fim, destaco a reatividade no momento de acelerar ou travar.
Apesar de não ligar muito à parte estética, as Cumulus 22 apresentam um design aproximado a uma sapatilha de dia-a-dia, o que poderá torná-las numa solução interessante para quem necessita de calçado confortável para trabalhar.
O preço (140€) poderá ser um entrave mas, não nos podemos esquecer que é através do calçado que o nosso corpo toca o chão.