Há um pormenor que tenho notado ao longo dos meus quase 4 anos de corrida: quem vai correr para a montanha, fica apaixonado por este tipo de corridas e só faz corridas de estrada em alternativa a estas. Porque será? Vou querer saber com a minha primeira participação neste tipo de provas já no próximo dia 11 de Junho.
Em bom rigor será a segunda vez que participo numa prova de Montanha, já que no ano passado participei nos 17 Kms da Serra da Freita, embora a tenha feito em ritmo de passeio com muito mais percurso feito a passo do que a correr.
Desta feita serão 21 Kms e de noite, uma estreia para mim.
O AXtrail®series, é um circuito de Montanha constituído por 5 provas, 4 fins de semana em 9 aldeias do Xisto (centro do país). Os atletas poderão inscrever-se para todo o circuito ou apenas para uma ou outra prova isoladamente, sendo que os atletas que acumularem mais pontos ao longo do mesmo vencerão a edição anual.
No próximo dia 11 de Junho, a #02 serie o AXtrail leva-nos, pela primeira vez a Alvaiázere, no extremo Oeste do território das Aldeias do Xisto.
Na transição entre o xisto e o calcário, a paisagem Alvaiazerense é fortemente marcada pela presença desta última rocha, destacando-se a Serra de Alvaiázere como o ponto mais alto do Maciço Calcário de Sicó.
Depois do sucesso da prova nocturna de Góis, na #01 serie de 2010, é chegada a hora de ligar os frontais em Alvaiázere, e numa corrida unir o centro da Vila à Serra de Alvaiázere, percorrendo matos, carvalhais, caminhos de acesso a terrenos agrícolas e acompanhando o curso de alguns ribeiros. Nem o escuro da noite, o vai deixar indiferente às particularidades desta paisagem.
De regresso à vila a animação é garantida, pois decorre neste fim-de-semana a Fafipa – Feira agrícola, florestal, industrial, pecuária e artesanato!!
Eu vou. Venha também.
11 Comentários