...

Maratona do Porto 2010

Vinte e sete dias depois da Maratona do Algarve, irá realizar-se a 7ª. edição da Maratona do Porto. Um fartote para amantes desta distância que assim vêem a possibilidade de adicionar aos seus palmarés 3 maratonas num pequeno período de tempo. Já aqueles que não querem arriscar fazer 3 provas desta natureza em tão pouco tempo, terão que esperar pelo próximo ano para conseguirem participar em todas elas. Dá a sensação que as organizações destas provas competem mais entre si do que propriamente os atletas. Fossem as mentalidades diferentes e todos sairíamos a ganhar.

A Maratona da cidade invicta tem vindo a crescer de ano para ano e apresenta-se este ano com a perspectiva de bater todos os recordes no que respeita ao número de participantes. Para além da maratona, há como habitualmente a Family Race (14 Kms) e a Mini Maratona (6 Kms), terminando todas as provas no Parque da Cidade, junto à frente marítima da Foz do Douro.

Tal como aconteceu no ano passado, e numa iniciativa conjunta do CorrerPorPrazer.com, da equipa Porto Runners e da empresa organizadora, a RunPorto, irão estar nas ruas diversas bandas que animarão a cidade e em especial a marginal portuense, colorindo de som  e incentivando os atletas que participarão nas 3 provas.

Neste momento estão já confirmadas as participações das seguintes bandas:

La Belle Époque

Eruditos Quintet

– A Bandinha da Praia

– Os Bandamecos

– Maratona de Pautas

Oportunamente iremos aqui publicar um artigo onde especificaremos em pormenor as características de cada banda e os locais onde cada uma delas actuará.

A Maratona do Porto irá também neste dia homenagear a ex-atleta portuguesa Carla Sacramento.

Pelo que dá a entender, são muitos os que neste dia se irão estrear na Maratona. Gostaríamos de ver aqui comentários de quem vai estrear-se nesta mítica distância, na certeza que os mais experimentados terão todo o prazer em responder-lhes a perguntas que aqui nos deixarem. A todos os que nela vão participar e muito em especial aos estreantes, desejamos as maiores felicidades, fazendo votos para que este seja um dia inesquecível pelas melhores razões. Corram, corram, corram, sempre por prazer…

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

20 COMENTÁRIOS

  1. Esta será a minha primeira maratona. Neste momento só espero estar na linha de partida e quando a passar o maior desejo será acabar de braços no ar, um sorriso na cara e com vontade de repetir. 🙂 Depois disso ir comer francesinhas e beber umas cervejolas! 😀
    Tenho acompanhado o blog e venho agora agradecer o bom trabalho e dedicação nos conteúdos. Obrigado.

  2. Amigo Vitor, os cumprimentos de um dos “loucos” que mais vezes vestiu a pele de “estreante na maratona”!
    Foi há dois anos, pela primeira vez, precisamente na maratona do Porto… treinei quase até à data; depois veio a lesão. Também tentei Lisboa, Madrid e Porto, mais uma vez, mas a famigerada não me deixou sorver esse prazer de correr os 42,195 km!
    Prevejo que esta será (já o é!) uma das provas com mais sucesso em Portugal e uma das melhores maratonas da europa, porque realmente o percurso é muito bonito e agradável para quem corre, além da boa organização!
    Votos de uma excelente corrida!

  3. Bem vindo ao grupo dos corajosos

    Quanto à refeição, aconselho uma leitura dos artigos publicados neste blog sobre o que comer antes e depois das provas. No entanto, sugiro um arroz de pato com uns pinhões e uvas passas, regado com uma cerveja preta. Para sobremesa, umas fatias de melão fresco.
    Boa digestão com uma caminhada à beira mar.

    Boa maratona

  4. Aqui está a minha Maratona de eleição, que aconselho vivamente!

    O “Namoro” pela Maratona do Porto começou em 2004 e foi mesmo “Amor à primeira vista”. Rapidamente se transformou em “Casamento” e, passados que estão seis anos, a “Paixão” continua ardente!

    Tenho feito muitas maratonas, na europa e noutros continentes, e nenhuma me satisfaz tanto como esta. Prova disso, o facto de ter participado em todas as edições até agora realizadas. É com enorme honra, e algum orgulho, que digo: – Sou totalista!

    É de longe, de muito longe, a melhor maratona nacional, não tenho qualquer dúvida! E acrescento, por experiência própria, que rivaliza com muitas maratonas de renome por esse mundo fora. Para fundamentar esta minha opinião, muitas referências podia dar, mas apenas vou mencionar duas: Organização de alto nível e um percurso excelente… do melhor que há no mundo. Apenas lhe falta atingir um maior nível de participantes, apesar de estar a crescer, ano após ano, de uma forma significativa. Só para dar um exemplo, de 2008 (terminaram 583) para 2009 (terminaram 859), cresceu quase 50%. Acontece que, sendo Portugal um País periférico e com apenas algumas centenas de maratonistas (chegará ao milhar?), é difícil fazer melhor!

    Desejo a todos os estreantes – e vão ser muitos – boa sorte! Sendo a primeira, o principal conselho que dou é que a abordem com muita tranquilidade e sem pensar em marcas. Quase como de um treino se tratasse e… desfrutem ao máximo! De início pode haver a vontade, pela adrenalina e toda a envolvente da prova, de se começar a um ritmo acima do aconselhável. Resistam a essa tentação, pois podem pagar caro lá mais para a frente. É muito melhor, acreditem, terminar a prova com a sensação de termos condições de fazer mais alguns kms, do que chegar nas “lonas”. Não faltarão oportunidades de testar os vossos limites, se assim o entenderem.

    Sobre o facto de haver três maratonas em Portugal, parece-me bem! Serem em Lisboa, Porto e Algarve e cobrirem todo o País. Excelente! Realizarem-se em menos de dois meses… é uma aberração completa!

  5. Boa noite meus bons amigos
    tenho muito gosto em ler os vossos conselhos, pois eu vou ser um estreante, e estou a meter a carga de treino muito certinha e suave, para tentar evitar lesões, ando há anos a dizer que só fazia uma maratona quando houvesse alguma no norte, começou a realizar-se a do Porto e eu nunca tive coragem de me inscrever, mas comecei a ser leitor assiduo deste saite, ví atletas dos vários cantos do mundo, atletas femininas a fazerem a maratona e eu a ficar de fora! Então pensei vou fazer a maratona, inscrevi-me e vou ser o atleta com o dorsal 170. Gostava de saber qual o pequeno almoço mais indicado a tomar no dia a prova e se é necessário, levar açucar e a que Km se deve comer.
    A todos um abraço, mas em especial ao meu padrinho.
    João Lopes

  6. Olá Lopes

    Vai ser um dia inesquecível. Vais sofrer mas vai valer a pena. Entretanto e quanto às tuas dúvidas, lê os seguintes artigo que já aqui publicamos, da autoria da nossa nutricionista Filipa Vicente:

    https://correrporprazer.com/2009/02/o-que-comer-antes-do-esforco/

    https://correrporprazer.com/2009/02/nutricao-durante-o-esforco/

    https://correrporprazer.com/2009/10/contagem-decrescente-para-a-partida/

    https://correrporprazer.com/2009/09/pequeno-almoco-de-corredor/

    Cumprimentos

  7. Viva caros amigos.Vitor e Lopes,que este baptismo de corrida lhes corra da melhor maneira possível.Quanto ao meu,ainda não se realiza este ano,haverá concerteza outras oportunidades.Bons treinos

  8. Boa noite a todos
    Nelson já reparei que está a passar um mau bocado desportivo, mas a vida é assim tem altos e baixos, virão outras maratonas para concretizar o sonho, desejo-lhe tudo de bom.
    Padrinho prometo que não o vou deixar ficar mal, você tem que se orgulhar do seu afilhado.
    João Lopes

  9. Olá amigo Lopes.Vou ser honesto consigo,estou cada vez melhor em relação a corrida,não o faço por competir nunca foi o meu objectivo.O jogging da-me relaxamento,saúde e uma forma de encarar as coisas de outra maneira e isso,graças a Deus estou a consegui-lo.Quanto a maratona do Porto como Já disse anteriormente neste espaço esta na minha mira,não podendo ir este ano por motivos pessoais e residir longe do país.Um abraço e felecidades

  10. Um dia contarei a bonita história do nascimento da Maratona do Porto, evento que me orgulha muito, evento que me mudou enquanto organizador, já que, organizar-se corridas de 10,15,20 ou até meia maratona está ao alcance de muitos, mas organizar uma maratona, só poucos, muito poucos o conseguem, digamos que é para o organizador, o verdadeiro certificado de garantia que pode exibir em qualquer parte do Mundo, e nesse aspecto, tenho o previlégio de estar nesse lote restrito de pessoas que têm a seu cargo organizar uma Maratona.
    Sempre fui de opinião que Portugal para fazer crescer o número de participantes na área da maratona, teria de ter mais maratonas, isto é, não se podia ficar só pela de Lisboa, porque se nesta altura, passados que foram 6 anos, desde o aparecimento da Maratona do Porto esse número não fosse alterado, então o defeito não era das maratonas, mas sim, e de facto, os candidatos a maratonistas eram na realidade poucos.
    Só que, o que se tem verificado, é que, a realidade é outra, há candidatos, e também há renovação, veja-se o número de estreantes que pela Maratona do Porto têm passado, então eu tinha razão.
    Chamaram-me louco, desconfiaram de mim, deram-me pouca importância, enfim, as gentes da Capital pensaram que seria um projecto que abortaria à primeira. Enganaram-se, e vou continuar a enganar-se, pois, chegaram até a ofender uma região que eu amo, O NORTE DE PORTUGAL, não lhes admito tal, e assim tenho não só continuado a trabalhar em prol de cada vez mais ter uma organização melhor, como também, mostrar a essa gente menor, que ainda se julga maior, resta-me saber por quanto tempo, de que não valia a pena ofender o NORTE DE PORTUGAL, atacando em várias frentes a MARATONA DO PORTO. Como veêm, bonita história terei concerteza para contar, talvez um dia, em livro, quem sabe?
    Maratona do Algarve, quanto a mim muito bem vinda, pois como diz o Luís Pires, assim Portugal ficam mais preenchido, tem o seu espaço, sem dúvida, só que, o imcompreensível é a mesma ser promovida e organizada pela mesma empresa que organiza Lisboa, não se compreende, provavelmente para amordaçar a MARATONA DO PORTO, mas nunca o conseguirão, acho até, que estão a dar um tremendo tiro no próprio pé, pois vão ter de apostar muitíssimo na do Algarve em prejuízo da mais antiga, a de Lisboa, e nesse aspecto, e também no aspecto organizativo, todos sabem o quanto me empenho em dar a MARATONA que gostava tanto de correr, essa é a diferença, é que para além do sentido comercial, tenho uma enorme paixão, quando organizo corridas, e pela MARATONA DO PORTO, tenho de facto um especial cuidado, ao ponte de me orgulhar muito ver que a MARATONA DO PORTO já é a maratona de referência de PORTUGAL no estrangeiro, esse mérito, essa medalha, já ninguém mesmo ninguém nos tira, mesmo que para isso tenha que tirar passaporte para entrar em LISBOA, uma VERGONHA de paisanos do sul os que tenho, mas se pensam que me derrubam, meus caros, enganem-se, pois cada vez me pôem mais forte e atento.
    Termino, agradecendo o voto de confiança de todos os que participam e falam da MARATONA DO PORTO, prometendo continuar a trabalhar e sobretudo a surpreender.

    Um grande bem hja a todos.

    Bons treinos

    Jorge Teixeira

  11. Grande Jorge!

    A ti, apenas te posso dizer que estou muito grato pelo teu fantástico EMPENHO, o vosso enorme TRABALHO, a vossa super ORGANIZAÇÃO (reescrevo como o que disse o Mourinho: se é a MARATONA da nossa cidade (PORTO): é MELHOR DO MUNDO) e acima de tudo a tua entusiástica PAIXÃO.

    Além dos teus conselhos como atleta muito mais experiente que eu, este ano comprometo-me a uma pequena “surpresa”.

    Forte abraço e sempre a contar!

    Alexandre Caramez

  12. Boa tarde,

    Eu também me vou estrear na Maratona do Porto este ano e tenho algumas dúvidas em relação à logística e ao ritmo vs percurso.

    Em relação à logística aqui vão as minhas questões:
    – Vou de Coimbra qual o melhor local para deixar o carro?
    – Existe transporte entre a partida/chegada e vice versa? Como se processa? Horários?
    – Existe local para guardar a roupa?

    Quanto ao ritmo:
    – Depois de ver o gráfico da altimetria fiquei com uma dúvida, faz sentido aproveitar a “descida” dos primeiros km’s para andar um pouco mais rápido e ficar com folga para os seguintes? Por exemplo no caso de apontar para as 4h que dá 5,41 m/km é razoável fazer a primeira meia a 5,36 e a segunda a 5,46?
    – Os corredores “balões” seguem um ritmo constante?

    Obrigado

    Gonçalo (dorsal 1221)

  13. Olá Gonçalo

    Parabéns pela escolha. Vais gostar com toda a certeza.

    >- Vou de Coimbra qual o melhor local para deixar o carro?

    Junto ao Parque da Cidade (Av. da Boavista ou nas ruas circundantes, por exemplo no parque de estacionamento do liceu Garcia Orta).

    >- Existe transporte entre a partida/chegada e vice versa? Como se processa? Horários?

    Sim. No Parque da cidade há vários autocarros colocados à disposição dos atletas que os levarão até à partida (Palácio de Cristal). Os horários são normalmente colocados no site oficial da prova umas semanas antes da mesma.

    >- Existe local para guardar a roupa?

    Sim. Existe um camião junto da partida onde podemos deixar os nossos pertences. Este camião estará depois na chegada.

    >- Depois de ver o gráfico da altimetria fiquei com uma dúvida, faz sentido aproveitar a “descida”

    Isto varia de pessoa para pessoa. Depende da táctica adoptada. Para quem se vai estrear, eu não aconselho. Manter um ritmo regular pelo menos até à Meia Maratona parece-me mais sensato. A altimetria nesta prova é algo enganadora. O trajecto é praticamente todo plano, apenas com umas pequenas variações insignificantes.

    >- Os corredores “balões” seguem um ritmo constante?

    Nunca houve pace-makers nesta prova. Desconheço se vai haver.

    Bons treinos.

    Cumprimentos

  14. Já estou inscrito na Maratona do Porto. Será a minha terceira experiência, que se segue às participações nas edições de 2008 e 2009.
    O meu grande objectivo é conseguir acabar em melhores condições do que nos anos anteriores. No ano passado acabei bastante mal, fruto de uma má gestão dos abastecimentos ao logo da prova, situação que conto não volte a repetir-se.

    Um grande abraço a todos os que vão participar na prova, muito especialmente aos estreantes.

    MPaiva

  15. Meus amigos

    Mais uma vez venho a este magnífico espaço dar-vos nota da entrada da maior participação de sempre de um clube numa prova de maratona em Portugal, 106 atletas, é verdade, penso que menos de 3 do total da tal ECO do Algarve, aquela que voi vendida ao ESTADO como sendo uma maratona para estrangeiros, e ao que parece, pouco mais de 10, sim 10, digo outra vez DEZ participaram, e estes 106 atletas, dignos atletas do digníssimo PORTO RUNNERS, vêm uma vez mais bater o record de participações, que já era deles.
    Um grande bem haja para vocês todos, e um muito obrigado por confiarem na MARATONA DO PORTO, a tal, que sem ser ECO, vai fazendo ECO por ese Mundo fora, uma vez que, não temo 10, nem 20, mais sim 30 Países representados na nossa MARATONA DO PORTO, e se pensarmos que se tivessemos 1 atleta por País, fácilmente chegaremos à conclusão que coms os 106 mais os 30, e sem esforço, ultrapassaríamos a tal ECO do ALGARVE, a tal maratona que gastou o dinheiro dos nossos impostos, VERGONHA, GRANDE VERGONHA NACIONAL, e ninguém se manifesta, para quê? Não merece a pena, a melhor defesa da nossa MARATONA DO PORTO é a vossa constante participação.
    Este ano, acho que o sonho se vai tornar realidade, teremos mais de 1000 a passar a meta, pois não acredito que 40% vá desistir, sim porque, estamos com 1400 e isto ainda não acabou, e fiquem sabendo, que por estas bamdas não houve CENTENÁRIO, para quê………..PORTUGAL é LISBOA E ALGARVE.
    Bom, mais um sonho que vou tornar realidade, a juntar a outros que espero ser vivo para ver, e um deles, é correr ou varrer estes malfeitores que apareceram a PORTUGAL, espero sinceramente ser vivo para assistir a mais esse sonho.

    Encontrá-mo-nos dia 7ª, para a 7ª. EDP MARATONA DO PORTO

    Jorge Teixeira

  16. Caro Vitor,

    Mais umas dúvidas de última hora.

    Os abastecimentos são em garrafa ou copo?

    O camião “guarda roupa” não é falado no site da maratona mas vai lá estar?

    1ab e até domingo,
    Gonçalo

  17. Olá Gonçalo

    Vou responder-te como costuma ser e não como será, entendendo que não haverá alterações em relação aos anos anteriores.

    os abastecimentos são em garrafas e o camião costuma estar junto á bomba de gasolina da Rua Júlio Dinis. Junto à chegada costuma estar na Av. da Boavista (ao centro entre as duas faixas de rodagem).

    Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES