...

Imagens de transformações através do exercício físico têm impacto prejudicial

A nova pesquisa (1) conduzida pela Asics revela o impacto prejudicial das imagens de transformações através do exercício físico no Dia Mundial da Saúde Mental.

O estudo revela que três quartos (75%) dos inquiridos acreditam que a obsessão da sociedade com o corpo perfeito está a afetar a nossa saúde mental, 69% sentem-se desmotivados pelas imagens de transformação com o exercício e mais de metade (53%) sentem-se inseguros com os seus corpos após verem as imagens do “antes e depois”.

A pesquisa é divulgada como parte da nova campanha da ASICS, lançada no Dia Mundial da Saúde Mental, que procura desafiar o foco da sociedade no exercício com o objetivo de transformações estéticas. Apoiada por personalidades, a ASICS está a parar com o formato de imagens do antes e depois do exercício para destacar o poder transformador do exercício na mente.

A atividade física regular foi comprovada como melhoria da saúde mental. Aumenta o humor, melhora o sono, ajuda a gerir o stress e pode ajudar a reduzir o risco de depressão (2). No entanto, a cultura das imagens da transformação do exercício está a afastar as pessoas da prática de exercício, com 69% dos inquiridos a referirem que se sentem desmotivados a fazer exercício depois de verem esse tipo de imagens.

O conjunto de imagens captadas pela fotógrafa Sophie Harris-Taylor representa famosos antes e depois de 15 minutos e 9 segundos de exercício, o tempo comprovado para melhorar o nosso estado mental (3). É óbvio que não existe uma mudança dramática no corpo entre as duas imagens, destacando que nem todas as transformações provocadas pelo exercício são visíveis. Estas imagens têm como objetivo desafiar a perspetiva das pessoas na transformação dramática do exercício e encorajar o exercício para benefícios da saúde mental, não apenas estéticos.

Gary Raucher, EVP, ASICS EMEA refere: “A cultura das imagens de “transformação corporal”, impulsionada em grande parte pelas redes sociais, condicionou a sociedade a ver o exercício através das lentes de mudança física. Na ASICS, acreditamos que verdadeiro benefício do desporto e do movimento vai para além do corpo, para que a mente possa também beneficiar. É por isso que somos a ASICS – Anima Sana in Corpore Sano, ou Mente Sã num Corpo São.”

“Compromentendo-se com esta causa, a ASICS EMEA não irá publicar imagens de transformações físicas de exercício que focam apenas a transformação estética nos seus canais. Temos também o apoio da comunidade FronRunner da ASICS com mais de 500 pessoas com um público de milhões. A comunidade está comprometida a apenas partilhar imagens que reflitam a sensação de melhoria que o movimento traz: o impacto do poder mental e emocional do exercício num todo – corpo e mente.”

Para saber mais sobre a campanha da ASICS, visite www.asics.com/dramatictransformation
www.asics.com/dramatictransformation

1 – A pesquisa independente foi realizada com cerca de 5,378 pessoas com idades acima dos 16 no Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Suiça e França pela ASICS em Setembro de 2022.

2 – https://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/physical-activity-and-your-mental-health/about-physical-activity/

3 – https://www.asics.com/gb/en-gb/mk/sound-mind-sound-body-impact-mind-race

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES