...

Treinar a mente para uma maratona

O treino da mente é um dos passos mais importantes para os atletas que procuram obter bons resultados em corrida, principalmente em provas que exijam grandes níveis de superação como é o caso da maratona.

A maratona começa com a preparação que pode durar cerca de 3 a 4 meses, ou mais dependendo da preparação física do atleta. Ao longo da jornada até à chegada da meta muitos serão os obstáculos que precisarão de ser ultrapassados.

O que será que pode ser feito para trabalhar a mente para correr uma maratona? Reunimos algumas dicas importantes:

A mente de um atleta

É necessária uma mente resiliente capaz de lutar contra o fator biológico onde o cérebro envia estímulos para o corpo para que ele reaja a poupar energia. Na verdade, o corpo deseja funcionar na zona de conforto e é o trabalho da mente que o permite superar-se.

Trabalhar o jogo mental de um corredor é essencial para ganhar as competências certas para ultrapassar obstáculos como o cansaço, as distrações, falta de motivação e até possíveis lesões que possam aparecer não só ao longo da prova como durante a preparação da mesma.

À partida pode parecer menos óbvio que se tenha de trabalhar a mente tanto ou mais que o físico para uma maratona, mas a verdade é que esta é uma prova que exige muito mais da mente do que propriamente do físico de um atleta.

De facto, o ponto comum que grandes atletas têm em comum, sejam campeões olímpicos de 100 metros, maratonistas, ou mesmo jogadores profissionais de xadrez e poker é o trabalho mental de ter um bom começo como no xadrez, ou a tomada de decisão adequada com uma boa estratégia como no poker para ser o melhor que puder dentro dos seus limites, mantendo o foco em alcançá-lo.

A preparação mental exige esforço

Tal como o treino muscular também o treino mental exige esforço, pois não, é algo que aconteça naturalmente.

Para que o atleta possa evoluir é preciso alterar a sua perceção de esforço de modo a conseguir aumentar a performance. Isso é conseguido quando os atletas aumentam gradualmente a intensidade dos seus treinos conseguindo que a mente se adapte a situações mais exigentes e reaja em perspetiva às sensações de esforço vividas ao longo de uma maratona.

Para isso acontecer outro dos parâmetros essenciais é o treino do foco. Atualmente a mente está sujeita a diversos estímulos constantes e torna-se muito fácil que a mente se distraia e se perca no foco do objetivo.

Muitos atletas adotam exercícios de treino de respiração consciente que ajude a manter o ritmo da passada durante os treinos e durante a prova. Conseguir manter o ritmo de passada certo é essencial para aguentar a totalidade da prova e isso é possível não só com muita preparação física, como também com muito treino de foco que pode ser complementada a recorrer à meditação.

Dividir o desafio pode ser um bom aliado

Uma das estratégias que especialistas defendem revelar bons resultados é dividir o objetivo em objetivos menores para que a mente tenha sentimentos de recompensa mais regulares e ao se sentir realizada com estes estímulos positivos consigam manter-se motivada durante mais tempo.

Como os treinos e a própria prova da maratona são bastante longos, pode ser interessante dividir as metas em pequenos objetivos, como correr 10 km em menos de determinado tempo, conseguir fazer 5 treinos por semana, entre outros.

Desta forma o cérebro conseguirá trabalhar sempre no nível máximo de potencial.

Utilizar técnicas de visualização

A mente é muito poderosa e trabalha melhor se conseguir visualizar o objetivo. Trabalhar com todos os sentidos a visualização do objetivo. A sensação de chegar à meta, a música a tocar, a sensação de orgulho e alegria que se sente ao cruzar a meta.

Ao trabalhar a mente na visualização de uma imagem concreta de um objetivo é mais fácil de conseguir ter foco e determinação para alcançar o objetivo final.

Mesmo perante um obstáculo, por exemplo, uma lesão, é mais fácil retomar o objetivo se existir uma visualização clara do que deseja sentir no objetivo final.

Em suma, a corrida perfeita é uma corrida que segue de mãos dadas num treino entre o corpo e a mente.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES