...

Hoje não!

Há quem vá a Fátima, à Senhora da Saúde ou ao S. Bento da Porta Aberta. Eu vou ao Paleozóico. As serras de Santa Justa e Pias são o meu Santuário.

Não quero com isto menosprezar outras provas (Freita, Abutres, Faial, Santa Iria, etc.) onde vivi momentos de elevada espiritualidade. No entanto, por ter sido em Valongo que o Trail me desvirginou, sou um fiel devoto. Só não vou se não puder. E este Domingo regressei a Valongo, de onde, na verdade, nunca saio.

Das nove edições da prova, inscrevi-me em nove, participei em oito, concluí sete, duas das quais na Ultra distância. Hoje não.

Diz-se que a primeira vez não se esquece. Corra bem ou corra mal. No Paleozóico todas as vezes são a primeira. Umas mais atabalhoadas, apressadas, precoces. “É bom, não foi?” Outras mais vividas, sentidas, quase tântricas. Mas o que muda, se o percurso pouco muda?

Tudo o resto. O treino, a forma como acordaste naquela manhã, o que comeste, o que vestiste, a música debitada aleatoriamente pelo Spotify, o clima e, acima de tudo, a tua coragem de te encontrares olhos nos olhos com Deus e dizeres-lhe “hoje não.”

“Vamos lá, c******!”, disse eu antes de arrancar para o Elevador. 1, 2, 1, 2. “Pé ante Fé”, sem olhar para cima nem para trás. A sorrir e cantar, cheguei lá em cima. 

Hoje não.

Para trás ficou a sempre mágica Couce e o colapso após o Trilho dos Pescadores. A simpática colega que temia que eu morresse de frio, a Rosa que ignorou o meu mal estar e puxou por mim até eu cair de joelhos a vomitar, os que me ofereciam gel ao ver-me indisposto, os que me incentivavam a desistir.

Hoje não.

“Eu conheço o caminho, vou devagar.”

E esse devagar foi retirar uma hora ao tempo de Setembro passado

“Luís, não vais acreditar na velocidade a que fiz o Elevador, mas agora deixa-me ir que vêm aí uns gajos atrás de mim!”

Até parece que ia ganhar alguma coisa… e ganhei. O orgulho da família ao chegar a casa, o dever cumprido e mais 23 km nas pernas.

Ao ver-me para levantar o dorsal, a Flor procurou de imediato o meu nome na lista da Ultra. Tive que lhe dizer “hoje não.”

Artigos Relacionados

António Pinheiro
António Pinheiro
Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES