...

Como diferenciar a dor de lesão da dor do treino?

É muito comum ouvir as pessoas que correm se queixarem com dores. Mas até que ponto isso é saudável ou não?

O assunto dor é muito comum nas rodas de conversa dos corredores, toda a gente que corre já teve uma experiência de dor, conhece alguém que teve dor ou então até convive com alguma dor frequentemente, mas diferenciar uma dor de possível lesão de uma dor considerada normal do treino é muito importante para evitar males maiores no futuro.

Independente da situação, a dor deve ser tratada como a melhor amiga do corredor. Ela funciona como um aviso de que algo está a acontecer, ela avisa que alguma sobrecarga está a ser gerada e é melhor dar mais atenção antes que essa sobrecarga se torne numa lesão mais grave. Ou então a dor vai aparecer após um treino mais intenso, uma mudança de treino, um aumento de distância, ou algum outro estímulo que aconteça que gera a chamada dor muscular tardia normal dos treinos.

Deixamos abaixo uma tabela simples que funcionará como um guia rápido para vos tentar ajudar a diferenciar entre esses dois tipos de dor.

               Dor de possível lesão

                      Dor de treino

– Dor em um ponto específico

– Dor difusa

– Dor apenas num dos lados

– Dor igual ou parecida dos dois lados

– Dor que dura uma semana ou mais sempre no mesmo local ou regiões aproximadas

– Dor que dura menos de uma semana e passa logo

– Dor que interrompe um treino

– Dor que normalmente permite a realização do treino

– Dor que às vezes melhora quando o corpo está aquecido e piora quando ele arrefece

É importante sabermos que cada corpo reage de maneira diferente aos estímulos e à dor, daí a importância de estar sempre em contacto com o seu treinador, fisioterapeuta ou médico de confiança para poder correr sempre em segurança.

@correrportugal

Artigos Relacionados

@correremportugal
@correremportugal
Composto pelos fisioterapeutas Mário Sérgio Moreira Bernardino e Sara Santiago Vitória, o @correremportugal dedica-se à reabilitação e prevenção das lesões dos corredores além de serem praticantes e apaixonados por corrida de rua.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES