...

Dois litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde

agua_2_litrosO consumo regular de água ao longo do dia é fundamental para manter o organismo hidratado, mas a quantidade comummente recomendada está longe de ser coerente.

‘É preciso beber dois litros de água por dia para acabar com a celulite, para não ter retenção de líquidos, para ficar com a barriga lisa e para estar sempre hidratada’. Quantas vezes já ouviu uma mulher a dizer isso? Possivelmente muitas e grande parte justifica esta quantidade de água ingerida com as recomendações dadas por nutricionistas ou por artigos que se espalham online.

O consumo de água ao longo do dia é importante para uma boa saúde, mas ter os dois litros como uma meta pode ser algo exagerado. De acordo com El Comidista, do El País, a recomendação de dois litros de água por dia carece de base científica e pode até nem fazer sentido, uma vez que é muito difícil uma pessoa estar num nível de desidratação tal para beber assim tanta água todos os dias.

Em 2002, como diz o site, o médico Heinz Valtin publicou na American Pshycological Society uma vasta revisão científica em que prova que não faz sentido recomendar beber mais de oito copos de água por dia, os tais dois litros.

No seu trabalho, o médico diz que não existem evidências científicas para recomendar tal quantidade e que beber os ditos dois litros de água por dia pode ser exagerado para um adulto saudável e com um nível de hidratação regulado. Sim, água em excesso é um risco para a saúde, não só pela possibilidade de intoxicação como pela possibilidade de ficar com baixíssimos níveis de sódio no sangue.

Tal como diz o especialista, generalizar uma quantidade de água não faz sentido até porque se para umas pessoas pode ser um exagero, para outras pode ser insuficiente, como acontece com aquelas que sofrem de cálculos renais ou que praticam exercício físico intensamente.

Desde a publicação feita em 2002, surgiram novos estudos científicos e a verdade é que nem um conseguiu provar que todas as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Além disso, as questões comerciais e os interesses de empresas parecem falar mais alto nestas recomendações, lê-se na publicação.

Fonte: Notícias ao Minuto

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

3 COMENTÁRIOS

  1. Fonte bem duvidosa heim?! Para publicar em um blog de dicas construtivas como esse, deveriam ter verificado uma fonte mais sólida do que apenas esse. Gosto de acompanhar as noticias por aqui e como profissional da saúde não pude deixar de comentar. Abraços

  2. Possivelmente essa noticia é para o comum dos mortais e mesmo assim deixa algumas dúvidas, mas num site como o vosso, Correr por Prazer, esta noticia não tem nenhum cabimento. Quem faz exercício físico, principalmente corrida e no verão a hidratação é o principal.

  3. Olá Filipe e Tati

    O estudo em causa a que o artigo se refere, não diz que se trata de atletas mas sim do cidadão dito comum. Como o mesmo diz, trata-se de um estudo e a “obrigatoriedade de beber 2 litros” carece de fundamentação científica. Terá portanto tanta verdade dizermos que é preciso beber 2 litros como dizermos que não é preciso bebermos 2 litros. São estudos e de quando em vez uns dirão o contrário de outros, pelo menos até haver prova científica.

    Cumprimentos

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES