...

O que queima mais gordura, correr ou pedalar?

correr_ou_pedalarSe pretende perder peso e não sabe por qual atividade deve de optar, eis algumas considerações com base num estudo da Universidade de Birmingham (Inglaterra).

Se é sedentário e pretende perder peso sem recorrer às dietas ditas milagrosas, o melhor mesmo é optar por praticar exercício físico e melhorar a sua saúde física e mental.

No entanto, a primeira dúvida é se deverá comprar umas sapatilhas ou uma bicicleta. Tudo começa pelo gosto pessoal. No atual panorama de crise, o fator financeiro poderá ser desde logo um dos fatores importantes na tomada da sua decisão. Não é difícil comprar hoje em dia material a baixo preço, podendo recorrer às grandes superfícies de desporto para adquirir sapatilhas ou bicicletas de baixo preço.

Mas qual das duas atividades queima mais gordura?

No mesmo nível de intensidade, a corrida queima um pouco mais de gordura que a bicicleta.

Os investigadores da Universidade de Birmingham analisaram 12 homens que se exercitaram numa bicicleta estática e numa passadeira, analisando qual a gordura queimada em cada aparelho. A intensidade do exercício foi aumentada gradualmente.

A intensidade foi medida através do consumo de oxigénio. Se você se exercita com intensidade a rondar os 60% do seu VO2 Máx. (medida da capacidade do corpo de utilizar oxigénio) certamente o exercício vai durar mais tempo, pois essa é uma intensidade considerada moderada (quando se consegue falar).

Nessa intensidade o corpo utiliza preferencialmente a gordura como fonte de energia para o exercício. Se a intensidade for maior, o corpo passa a consumir preferencialmente açúcares e proteínas como energia.

Os autores deste estudo acham que a corrida utiliza mais as fibras musculares do que a bicicleta, esse seria o motivo pelo qual queima mais gordura. Por outro lado, apesar de usar menos fibras, o ciclismo talvez seja mais exigente com as fibras musculares do que a corrida. Por isso quando você pedala, o corpo consome mais glicose e também liberta mais ácido lático.

Parece-nos que o estudo não será assim tão rigoroso e conclusivo quanto isso, pelo que o importante será substituir o sofá por sapatilhas ou bicicleta consoante o seu gosto pessoal.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

4 COMENTÁRIOS

  1. corro e ando de bicicleta individual tenho uma alimentação cuidada ,o meu peso está baixo
    A barriga continua um pouco dilatada,que devo fazer

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES