...

Correr para dormir

Correr para dormirO nosso desporto favorito tem cada vez mais virtudes. Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, na Califórnia, sugere que uma das melhores coisas que os adultos que têm insónias podem fazer é correr diariamente.

O estudo avaliou 29 mulheres e 14 homens com idades compreendidas entre os 50 e os 76 anos, todos sedentários e sem problemas cardiovasculares, e que se queixavam de não dormir convenientemente. Um grupo destas pessoas começou a realizar diariamente exercício aeróbico de baixo impacto ou caminhar rápido. Uma outra parte do grupo permaneceu sedentário.

Quatro meses depois, todos os que começaram o exercício deixaram de ter problemas de insónias, enquanto que os restantes permaneceram com esse problema. De resto, os agora desportistas adormeciam mais depressa e dormiam em média mais uma hora que os que se mantiveram inactivos.

As razões pelas quais o exercício ajuda a dormir podem ser de dois tipos, um é psicológico, porque o exercício reduz o stress e reduz a ansiedade. O outro é fisiológico já que há  relaxamento muscular e uma melhor regulação térmica.

Os distúrbios do sono são comuns em pessoas adultas e provocam muitas vezes um uso indiscriminado de drogas, que podem ter efeitos colaterais significativos, especialmente em pessoas idosas.

Fonte: runners.es

 

 

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

6 COMENTÁRIOS

  1. Efectivamente o sono é mais profundo e relaxante em dias de treino, neste caso são quase todos, só é pena não conseguir dormir mais, isto porque as obrigações não permitem, mas sim consigo dormir melhor e noto que consigo também descansar mais.

  2. É na verdade uma situação que já tinha notado, embora eu por hábito não durma mais de 5horas, o exercício físico e no nosso caso a corrida, deixa-nos muito mais relaxados e com um ritmo de sono mais confortável.
    Verifico apenas duas excepções, a moeda tem sempre duas faces, quando não se pode correr por motivos vários, tipo lesão, ou nas vésperas das provas ditas mais díficeis…

  3. Olá Vitor;

    Sem dúvida que desde que comecei a fazer corrida durmo muito mais e muito melhor. Nos dias de treino o relaxamento psicológico e muscular faz-me sentir muito bem.

    Nos dias de prova ( geralmente ao fim de semana) sempre que regresso a casa, depois de um relaxante banho tenho de dormir um par de horas. Que maravilha!!!

    PS: No dia do Porto World Bike Tour (31 de julho), o Vitor passou por mim com um grupo a treinar junto do Castelo do Queijo, só que quando vi já estava mais longe e não deu para o saudar pessoalmente.

    Um abraço amigo
    do Xavier

  4. Olá José Xavier

    Então o amigo vem da Holanda ao Porto e não avisa?

    Na próxima vez temos que nos encontrar. Pago eu a francesinha 🙂

    Cumprimentos

  5. nossa, tenho insonia cronica ha tempos. passo em claro pelo menos uma noite por semana. e tenho dormido absurdamente melhor desde que comecei a correr. tenho sentido sono!!!!

  6. É realmente verdade! quando treino durmo melhor! uma vez ,que o sono se torna bem mais profundo e relaxante,
    tanto ou mais quanto seja a intensidade do tipo de treino que vou fazer para uma determinada prova de estrada ou trail.
    É só mais um dos vários benefícios da corrida.

Comentários estão fechados.

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES