Nos próximos 3 meses realizam-se as 3 maratonas existentes em Portugal continental, facto lamentável para os atletas de pelotão que gostariam de participar nas mesmas e que por razões de proximidade de datas, optarão por correr apenas uma ou porventura duas delas.
Falaremos nas próximas semanas destas provas, tentando informar os mais indecisos a optarem por alguma delas, ou simplesmente se inteirarem de alguns pormenores com vista a posteriores participações.
Começamos hoje pela Maratona do Algarve que se irá realizar pela primeira vez e que terá partida e chegada na cidade de Faro. Fazia falta uma maratona naquela região do país. A proximidade com a vizinha Espanha e as acessibilidades, nomeadamente com a proximidade do aeroporto de Faro e os vários voos low cost ali existentes, poderão ser uma mais valia para ali confluírem um elevado número de atletas, principalmente vindos de outros pontos do globo.
A prova irá realizar-se em 2 voltas a um percurso plano. Juntamente com a maratona realizar-se-á ainda uma Meia Maratona, Corrida da Família e a Maratona a dois, onde cada atleta percorrerá meia maratona cada um.
Neste momento o valor da inscrição na maratona é de 40 Euros e das restantes provas de 20 Euros até ao dia 6 de Outubro, passando para 50 e 30 Euros respectivamente caso a inscrição seja efectuada na Feira da Maratona.
Os promotores destas provas são a Câmara Municipal de Faro, a Associação de Atletismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Xistarca.
A Maratona do Algarve apresenta-se como sendo a primeira maratona em todo o mundo em que serão adoptadas todo o tipo de práticas que permitam compatibilizar a eficácia organizativa com a responsabilidade perante o ambiente e a sociedade.