Uma escultura de homenagem ao corredor, inspirada numa tocha olímpica, foi esta quinta-feira inaugurada em Lisboa, no âmbito do 25.º aniversário da meia maratona da capital portuguesa.
“A obra inspira-se numa tocha olímpica, e junta o simbolismo da luz à energia do desporto”, explicou o artista plástico Pedro Gomes, que, em conjunto com o arquiteto João Regalo, construiu a escultura de tributo aos corredores, edificada na Avenida Brasília, junto à ponte 25 de Abril.
Na cerimónia de apresentação da escultura, Carlos Moia, presidente do Clube Maratona de Portugal, e principal responsável pela organização da meia maratona, disse que a prova ensinou os portugueses a correr, mostrando também a sua gratidão pelo apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
“É a prova que mudou a mentalidade do atletismo em Portugal e dos portugueses, os ensinou a correr, marchar, fazer exercício físico, e esse legado fica bem representado nessa escultura que hoje inauguramos e não teríamos chegado aqui sem o apoio da Câmara Municipal, a minha gratidão e o meu reconhecimento, apesar das dificuldades”, referiu.
O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, também marcou presença na cerimónia e considerou a meia maratona de Lisboa como a responsável pelo crescimento do número de corredores em Portugal.
“Vinte e cinco anos decorreram e permitam-me partilhar que não é indiferente o pioneirismo que a meia maratona teve. Hoje vemos uma febre do ‘running’ e há cada vez mais portugueses a correr”, disse.
A antiga maratonista Rosa Mota, campeã olímpica em Seul, em 1988, comparou a escultura a um “facho olímpico”, esperando que a mesma possa “trazer mais pessoas para a rua correrem ou caminharem”.
O atleta britânico Mo Farah, campeão olímpico e do mundo dos 5.000 e 10.000 metros, afirmou que a meia maratona “vai ser difícil”, mas que está entusiasmado pelo início da competição, que para o atleta é uma “das melhores meia maratonas do mundo”.
A 25.ª edição da meia maratona de Lisboa disputa-se no domingo, e já tem as inscrições esgotadas, esperando-se cerca de 35.000 participantes entre a mini (sete quilómetros) e a meia maratona (21 quilómetros).
Fonte: Jornal Record
Muito legal!
como eu gostaria que o poder público aqui no Brasil desse a mesmas importância a corrida de rua como os governantes de vocês dão ai em Portugal.
Parabéns a todos os corredores portugueses por mais esta vitória.
Rodolfo
Verdade Rodolfo! Com o crescimento que o esporte tem tido nos últimos anos e a valorização contínua acredito que isso seja só uma questão de tempo, ou pelo menos assim espero!