As pessoas que sofram de insónias e queiram passar a ter boas noites de sono devem pensar em ir fazer uma caminhada, jogar à bola, ou ir a umas aulas de dança, por exemplo. É que uma investigação norte-americana da National Sleep Foundation, divulgada esta segunda-feira, revela que o exercício físico promove um sono de melhor qualidade e, quanto mais intensa for a actividade física, melhor.
Apenas 10 minutos de exercício por dia podem fazer toda a diferença na duração e qualidade do sono, revela uma investigação norte-americana da National Sleep Foundation, divulgada hoje, e citada pela Reuters.
“Descobrimos que o exercício e o sono de qualidade andam de mãos dadas”, afirmou o investigador Max Hirshkowitz, que liderou o estudo, acrescentando que a pesquisa também permitiu estabelecer uma relação entre a intensidade e a dose de exercício e a qualidade do sono. “Nas pessoas que não fazem exercício detectamos mais problemas relacionados com o sono”, referiu.
Mais de 75% das 1.000 pessoas questionadas pela Internet e pelo telefone, que se descreveram como praticantes de exercício, revelaram dormir bem, em comparação com apenas metade dos inquiridos que afirmaram ser sedentários.
Além disso, a pesquisa revelou que pessoas muito activas disseram ter menos problemas de sono, e, por contraposição, passar mais de oito horas por dia sentado a uma secretária tem um impacto negativo no sono.
Fonte: Notícia ao minuto