...

Poker: um desporto com muito em comum com outras modalidades

Um debate comum no mundo do desporto é se o poker faz parte do clube. Embora, o jogo envolva pouca, para não dizer nenhuma, atividade física, o resultado é determinado, principalmente, pela habilidade mental do jogador e não pela destreza física.

No entanto, o poker é mesmo considerado um desporto. No caso, um desporto mental. Amplamente considerado uma modalidade de perícia, e onde jogadores profissionais passam frequentemente por um treino rigoroso para melhorar as suas capacidades de decisão, analíticas e estratégicas, o poker é um desporto que se bate com qualquer outro.

Uma das grandes curiosidades do poker é que partilha muitas semelhanças com desportos “mais comuns”.

Vejamos em que pontos o poker se cruza com outras modalidades.

1. Competição individual

Tanto o poker como outros desportos tradicionais envolvem competição individual. No poker, os jogadores competem uns contra os outros para ganhar o jogo, tal e qual como um corredor de maratona ou um piloto de Fórumula 1.

Inclusive, uma das comparações “mais fáceis” de se fazer é com os desportos motorizados, onde em vez de uma mesa de jogo, existe um trajeto, onde pilotos aceleram para chegar ao tão desejado primeiro lugar. Ainda que existam duplas por equipas, no final só ganha um.

2. Modalidades e variantes de jogo

Outro dos pontos que o poker partilha com outros desportos são as variantes. Se compararmos o poker com o atletismo, encontramos duas áreas onde as modalidades se multiplicam.

Por exemplo, o atletismo não é só corrida, como muitas vezes se pensa. Inclui salto em altura, salto com vara, meias maratonas, lançamento do peso, triatlo, entre muitas outras modalidades. Todas com contexto específico e regras próprias.

Por sua vez, o poker, também tem variantes, como o Poker Texas Hold’em, Omaha High ou Omaha Hi/Lo. Cada uma tem as suas próprias regras e diferentes tipos de abordagens em competição.

3. Estratégia

A estratégia é um elemento crucial tanto no poker como nos desportos tradicionais. No jogo de cartas, os profissionais precisam de desenvolver uma estratégia para maximizar as suas hipóteses de ganhar, enquanto nos desportos tradicionais, treinadores e jogadores desenvolvem planos de jogo e estratégias para vencer os seus adversários.

Neste caso, a comparação pode ser feita com o futebol ou o basquetebol. No primeiro, as equipas treinam jogadas de bola parada, especialmente os pontapés de canto, cada jogador sabe exatamente onde se posicionar. Já no mundo da bola laranja, as equipas contam com um livro de jogadas cheio de alternativas para cada momento da partida.

4. Resistência mental

Tanto o poker como os desportos tradicionais requerem dureza mental para serem bem-sucedidos.

Os jogadores em ambos os campos precisam de conseguir lidar com a pressão, manter o foco, e tomar decisões rápidas sob stress.

Neste caso, podemos invocar o basquetebol e a regra dos 24 segundos, uma das mais importantes da modalidade. Esta regra dita que as equipas tenham de atirar ao cesto neste tempo limite. No entanto, com movimentações defensivas, posicionamento em campo, marcações cerradas, cada jogador tem de pensar e agir sob pressão para não superar este tempo.

As grandes penalidades também são um momento onde a cabeça faz mais pelo jogador que as pernas. O duelo mental entre o guarda-redes e o jogador que vai disparar é intenso e, como visto no Mundial, uma dose de provocação pode fazer a diferença.

5. Habilidade e prática

Provavelmente as duas características que mais distinguem os atletas nas mais diversas modalidades.

No poker, os jogadores precisam de desenvolver a sua capacidade de ler os adversários, calcular probabilidades, e tomar decisões rápidas.

Nos desportos tradicionais, os atletas precisam de desenvolver as suas capacidades físicas, técnicas, e tácitas através da prática e treino.

Em termos práticos, a comparação pode ser novamente com os profissionais de futebol. Há jogadores que nascem com talento. Jogadores que não precisam de treinar “tanto”, mas, o desejo de vencer e querer mais, aperfeiçoa tudo aquilo que podem trazer à modalidade.

Com efeito, ainda que para muitos o poker seja “apenas” um jogo de cartas, são caraterísticas como estas que o tornam uma modalidade fora da caixa.

Embora possa não exigir as exigências físicas dos desportos tradicionais, requer habilidade significativa, treino e força mental para competir a um nível elevado. E é exatamente por isto que partilha algumas semelhanças e exigência com outros desportos.

Contudo, a principal diferença reside na principal determinante do sucesso, que é principalmente a habilidade mental no poker, enquanto a destreza física desempenha um papel mais significativo nos desportos tradicionais.

Assim, independentemente da sua classificação enquanto desporto, o poker ganhou uma popularidade significativa em todo o mundo, com os melhores jogadores a ganharem mais respeito profissional, e continua a evoluir e a desenvolver-se como uma atividade competitiva.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES