...

O que está por detrás dos grandes dias

Quando temos um objetivo em mente é preciso trabalhar nele, mas, muitas vezes todo o trabalho que é necessário fazer fica escondido e apenas é notado o resultado final. Mas, o que estará por detrás dos grandes dias? O que fica por saber antes de cruzar a meta depois da sua primeira corrida, ou após uma maratona?

A maioria das pessoas está ciente que a Maratona não é uma prova fácil e que exige uma preparação de semanas. No entanto, é no cruzar da meta, principalmente no tempo a que se propôs que se dá o apogeu da celebração da vitória de cada um.

Para quem está mais interessado em conhecer o que está por detrás dos grandes dias, o chamado “Dia D”, pode ser interessante perceber que algumas das estratégias adotadas pelos grandes atletas, podem ser incluídas em outras vertentes das nossas vidas, inclusive em momentos relacionados à vida profissional.

A parte psicológica é muito importante

O sucesso nas atividades desportivas está muitas vezes associado ao sucesso do treino físico.  Mas, cada vez mais se entende que os fatores psicológicos são tão, ou mais importantes para atingir os resultados físicos que cada atleta pretende.

Desta forma são cada vez mais os desportistas amadores e profissionais que recorrem a algumas técnicas de psicologia para conseguirem atingir os seus objetivos de forma mais eficiente, existindo inclusive, profissionais dedicados a preparar mentalmente um desportistas para as suas provas.

A parte interessante, é que estas técnicas podem ser usadas de forma transversal na vida dos atletas, ou simplesmente serem adotadas por pessoas que ainda que não tenham um objetivo ligado diretamente ao desporto, desejam melhorar determinada área, ou atividade das suas vidas.

Que técnicas podem ser usadas

A vida, no geral, apresenta contrariedades, exatamente como pode acontecer numa corrida, por melhor que esteja preparado. O clima pode ser diferente do que esperava, a sua condição física pode estar de alguma forma debilitada por uma lesão que não estava nos planos, enfim, existem inúmeros fatores que não dependem apenas de si.

É exatamente na forma como se lidam com as contrariedades que as técnicas de psicologia ganham uma grande importância. Técnicas como programação neurolinguística, trabalho de coaching, foco e resiliência são usadas para que o atleta consiga gerir as frustrações e não se deixe abalar por elas.

Estas ferramentas vão-lhe permitir uma diminuição na ansiedade, pois estará mentalmente preparado para lidar com as surpresas. Isto vai aumentar a probabilidade de ter uma resposta mais racional e menos emotiva.

São vários os exemplos onde estas técnicas podem fazer a diferença. Em atividades físicas intensas, como é o caso de uma maratona, em que chegar ao final depende muitas vezes mais da sua força mental, do que física, mas também em atividades mais ligadas à mente. Por exemplo, num jogo de xadrez onde a jogada do adversário o pode surpreender e precisa ter sangue-frio para prever novos cenários. Ou até no caso de gostar de apostar, possível nas apostas desportivas Betway e outras plataformas do género, especialmente se estiver a apostar num evento ao vivo e precisa de decidir se deverá retirar, ou não a sua aposta perante um acontecimento contrário aquilo que previu inicialmente.

Tal como os músculos podem ser treinados, também as técnicas de psicologia deverão ser treinadas até estarem incutidas e prontas a ser usadas sempre que necessário. O segredo é sempre, não desistir e continuar a treinar.

Artigos Relacionados

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES