...

Dez anos de Wings For Life World Run

Dez anos de Wings For Life World RunNo próximo dia sete de maio a Wings for Life World Run assinala a sua décima edição, um marco histórico para a mais global das corridas solidárias. O desafio é novamente correr por aqueles que não podem, apoiando a investigação científica que procura uma cura para as lesões na espinal medula. Sem barreiras geográficas, todos podem participar através da APP oficial.

Portugal faz parte do clube de países fundadores da Wings for Life World Run, iniciativa solidária lançada em 2014, que se tornou numa década na mais participada e popular corrida do planeta. No ano da estreia a corrida reuniu na Comporta cerca de mil participantes. António Sousa e Mária Santos foram os vencedores nacionais neste arranque, que decorreu em paralelo com mais três dezenas de corridas à volta do mundo. Ainda no modelo de organização tradicional, a competição continuou durante três anos no Porto. Em 2017 foi lançada uma aplicação pioneira que viria a revolucionar a forma de participação, quebrando barreiras geográficas e temporais: a APP Wings for Life World Run.

Diferenciando-se do modelo convencional de corridas, a Wings for Life World Run marca a diferença por não ter uma distância fixa nem uma meta – em vez disso os participantes são perseguidos por um Carro Meta virtual que começa a andar 30 minutos depois da partida, aumentado progressivamente a velocidade até apanhar o último corredor em prova.

Os dez anos da Wings for Life World Run assinalam-se no próximo dia 7 de maio, às 12 horas (em Portugal Continental), estando as inscrições abertas na página oficial da corrida em www.wingsforlifeworldrun.com. Os interessados em apoiar esta causa devem fazer o download da APP Wings for Life World Run, pagar uma inscrição de €15 (um donativo 100% direcionado para apoiar o apoio à investigação da cura das lesões na espinal medula) e juntar-se por via eletrónica a esta grande corrente humana. No ano passado foram 161 892 os participantes, de 192 nações – incluindo Portugal – que se juntaram para correr por aqueles que não podem. Ao longo desta década, a organização conseguiu angariar um total de 38.3 milhões de euros, verba inteiramente canalizada para suportar mais de três centenas de projetos de investigação científica focados na pesquisa da cura para as lesões na espinal medula.

Em 2022 a corrida foi vencida pela russa Nina Zarina (que completou 56Km) e pelo nipónico Jo Fukuda (que completou 64,4Km). À volta do mundo milhares correram ligados pela APP Wings for Life World Run, uns de dia, outros de noite, debaixo de sol extremo ou com baixas temperaturas exteriores: os 42 graus registados em Jaipur (Índia) foram a temperatura mais elevada, contrastando com os -8 graus sentidos na Gronelândia.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES