...

Se queres correr prepara-te para não correr

Poderia muito bem estar a falar daquelas provas extremas em que correr por vezes é impossível e apenas se pode caminhar. Mas não. Estou a falar de estarmos lesionados, querermos correr e isso não ser possível.

Quem não estiver preparado para parar, não está preparado para ser corredor. É inevitável, mais tarde ou mais cedo uma qualquer lesão ou doença vai-te fazer parar.

Não adianta seres calimero. Ninguém te vai valer. Quantas vezes te deu a preguiça e não te apetece treinar mas quando estás lesionado tens sempre vontade de calçar as sapatilhas.

A paciência é uma das maiores virtudes de um corredor. A prova está próxima, tens tudo marcado, tudo pago, coisas combinadas com os amigos ou colegas de equipa e a tua força e pressa de correres sem estares preparado é muita.

Sabes que o risco é grande e vais arriscar. Pensa se não irás fazer essa prova (ou parte dela) e não irás depois ficar muito mais tempo parado, perder muito mais provas e quem sabe até deixares de correr para sempre.

Contraír uma lesão faz parte da vida de quem é desportista seja em que modalidade for, é como saires de casa em dias de chuva, podes não ficar molhado mas um dia isso vai acontecer.

Sei que é fácil falar mas quando chega a hora da verdade…

Mas há formas de mitigar a paragem. Se estás lesionado nos membros inferiores, treina os superiores. Se não consegues correr podes conseguir andar, nadar, andar de bicicleta ou praticar ioga. Se não consegues nenhuma modalidade das anteriores, que tal leres para passares o tempo e aprenderes algo mais acerca da tua modalidade ou outra atividade qualquer para a qual nunca tiveste tempo de o fazer?

E porque não compensar a família por tanto tempo que lhe tiramos com as nossas atividades desportivas? E que tal cozinhares, fazeres algo de novo, experimentar novas receitas que te irão depois ser úteis quando começares a correr novamente?

Não é fácil mas saber parar é uma das maiores virtudes de um corredor. Pára e escuta quem sabe, consulta um profissional de saúde que te irá ajudar.

Corre mas capacita-te que não pode ser sempre nem irá ser para sempre.

Boas corridas.

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES