Autor:
Vitor Dias / Julho 01, 2022 / Publicado em
noticias
Tags:
Douro e Paiva,
One Hundred
Este ano, a aclamada prova de trail Douro Paiva volta com nova organização, depois de dois anos com edições canceladas. A One Hundred adquiriu a prova ainda no ano de 2021, juntando assim as paisagens do Douro à primeira competição mundial de ultra trail de 100 milhas e 100 quilómetros – o One Hundred World Series.
De 1 a 3 de julho, a região de Cinfães recebe a segunda fase do One Hundred World Series e enche-se de adrenalina e sede de vitória, com atletas de todo o mundo e de todos os níveis a correr pelas montanhas que se estendem entre os distritos do Porto e Viseu, distribuídos por seis distâncias diferentes que vão das 100 milhas aos 10 quilómetros.
O evento recebe o Campeonato Nacional de Trail da ATRP nos 31 quilómetros, e o Campeonato Nacional Ultra Endurance XL da ATRP nas 100 milhas, contando com grandes atletas de elite a nível nacional a competir pelo título. O Douro Paiva World Series foi também selecionado pela WMRA para fazer parte do seu circuito mundial com a distância de 45 quilómetros.
O Douro Paiva World Series é a segunda etapa da competição mundial que conta com três provas qualificativas, cuja prova inaugural foi no Brasil, no final de abril. Os vencedores das duas distâncias mais longas do evento ficam automaticamente apurados para disputar a grande final do One Hundred World Series, a acontecer este outubro deste ano, em Itália. A competição mundial da nova organização do Douro Paiva é a primeira deste tipo, e oferece um total em prémios de cerca de 120.000€, o valor mais alto alguma vez visto na modalidade.
Uma das novidades oferecidas pelo One Hundred World Series para a revolução do trail, é a transmissão em direto dos eventos que integram a competição mundial. Esta transmissão está disponível para uma audiência de milhares de espectadores espalhados por todo o mundo, através do canal YouTube da organização, a One Hundred TV, em https://youtube.com/c/onehundredtv
Para além disso, todos os atletas participantes das duas distâncias mais longas do evento estarão equipados de tecnologia GPS, o que lhes permite serem acompanhados em tempo-real durante todo o percurso, juntamente com a informação ao minuto dos seus resultados durante a prova.
Foto: Matias Novo
Sobre Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007 tendo completado 61 maratonas em 17 países. Cronista em
Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em
Porto Canal.
Site Oficial:
www.vitordias.pt