...

Louzanskyrace® com inscrições abertas

Louzanskyrace® com inscrições abertasAbriram hoje, 1 de abril, as inscrições para a Louzanskyrace, prova organizada pelo Montanha Clube, e que integra o Skyrunner® World Series. Com partida marcada para o dia 4 de setembro, a Louzanskyrace® apresenta um percurso de 25 km e 2250 metros de desnível positivo, que passa pelas aldeias da Silveira, Cerdeira e Franco.

 A entrada para este circuito prestigioso foi um objetivo traçado em 2018, quando o Montanha Clube decidiu evoluir do Louzan1000 para a Louzanskyrace®. Como o nosso objetivo era claro, logo em 2019 encetamos conversações com a Skyman para que todo o desenvolvimento da prova conseguisse cumprir todos os requisitos necessários, o primeiro passo foi a certificação do percurso em 2019 pela International Skyrunning Federation. A entrada no circuito este ano acabou por acontecer de forma natural”, explica o Montanha Clube.

Do mesmo evento, que começa logo na sexta-feira, 2 de setembro, fazem parte mais três percursos: o Louzan1000®, prova que se realiza desde 1999, e que este ano volta a ligar a vila da Lousã ao Trevim em 7 km de distância com 1050 metros de desnível, integrada na Taça de Portugal de Skyrunning – Km Vertical; a Louzanskyrace® Mini, de 17 km e 1500 metros de desnível acumulado, com passagem pelas aldeias da Silveira e Cerdeira; e a caminhada, de 10 km, não competitiva e aberta a todos.

Esperam-se mais de 2000 pessoas, entre atletas e acompanhantes neste fim de semana na Lousã, num evento que torna esta região do país o centro do mundo para atletas e amantes desta modalidade e que é descrito pela organização, no slogan como “ouro verde sob céu azul”.

Mais informações e inscrições em https://louzanskyrace.com.

Sobre o Montanha Clube Trail Running

O Montanha Clube Trail Running surgiu em 2013, fruto do esforço de um grupo de amigos, para promover o desporto na Serra da Lousã, onde as opções para quem escolhe um estilo de vida saudável não são muitas. Têm orgulho em afirmar que são um dos principais organizadores de eventos de trail de sucesso, nomeadamente o LOUZANTRAIL® e a LOUZANSKYRACE®

Sobre a LOUZANSKYRACE®

A LOUZANSKYRACE® é um evento de skyrunning, que foi organizado pela primeira vez em outubro de 2019, completando a já mítica prova de KM Vertical, o Louzan1000® (integrada na Taça de Portugal de Skyrunning- km Vertical), e que tem lugar na Serra da Lousã desde 1999. A edição de 2022 tem a particularidade de fazer parte pela primeira vez do circuito mundial Skyrunner® World Series.

Skyrunning é uma modalidade de corrida em altitude com uma ascensão até aos 2000 metros ou mais, e uma inclinação média mínima de 6% na distância total e pelo menos 5% do percurso deve ter uma inclinação de 30% ou mais.

O órgão regente da modalidade é a Federação Internacional de Skyrunning, e compreende uma série de diferentes disciplinas como o Quilómetro Vertical, SkyRace, SkyMarathon ou Ultraskymarathon.

A Skyrunner® World Series foi lançada em 2004 para representar o pico da corrida ao ar livre definida pela altitude e dificuldade técnica. O objetivo da Skyrunner® World Series é testar os melhores atletas de elite do mundo em algumas das corridas de Sky mais espetaculares e técnicas para determinar quem são os melhores skyrunners do mundo.

Em 2022, a Série apresenta 13 corridas em 10 países. Conheça o calendário aqui.

Foto: Miro Cerqueira

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES