O treino da mente é um dos passos mais importantes para os atletas que procuram obter bons resultados em corrida, principalmente em provas que exijam grandes níveis de superação como é o caso da maratona.
A maratona começa com a preparação que pode durar cerca de 3 a 4 meses, ou mais dependendo da preparação física do atleta. Ao longo da jornada até à chegada da meta muitos serão os obstáculos que precisarão de ser ultrapassados.
O que será que pode ser feito para trabalhar a mente para correr uma maratona? Reunimos algumas dicas importantes:
A mente de um atleta
É necessária uma mente resiliente capaz de lutar contra o fator biológico onde o cérebro envia estímulos para o corpo para que ele reaja a poupar energia. Na verdade, o corpo deseja funcionar na zona de conforto e é o trabalho da mente que o permite superar-se.
Trabalhar o jogo mental de um corredor é essencial para ganhar as competências certas para ultrapassar obstáculos como o cansaço, as distrações, falta de motivação e até possíveis lesões que possam aparecer não só ao longo da prova como durante a preparação da mesma.
À partida pode parecer menos óbvio que se tenha de trabalhar a mente tanto ou mais que o físico para uma maratona, mas a verdade é que esta é uma prova que exige muito mais da mente do que propriamente do físico de um atleta.
De facto, o ponto comum que grandes atletas têm em comum, sejam campeões olímpicos de 100 metros, maratonistas, ou mesmo jogadores profissionais de xadrez e poker é o trabalho mental de ter um bom começo como no xadrez, ou a tomada de decisão adequada com uma boa estratégia como no poker para ser o melhor que puder dentro dos seus limites, mantendo o foco em alcançá-lo.
A preparação mental exige esforço
Tal como o treino muscular também o treino mental exige esforço, pois não, é algo que aconteça naturalmente.
Para que o atleta possa evoluir é preciso alterar a sua perceção de esforço de modo a conseguir aumentar a performance. Isso é conseguido quando os atletas aumentam gradualmente a intensidade dos seus treinos conseguindo que a mente se adapte a situações mais exigentes e reaja em perspetiva às sensações de esforço vividas ao longo de uma maratona.
Para isso acontecer outro dos parâmetros essenciais é o treino do foco. Atualmente a mente está sujeita a diversos estímulos constantes e torna-se muito fácil que a mente se distraia e se perca no foco do objetivo.
Muitos atletas adotam exercícios de treino de respiração consciente que ajude a manter o ritmo da passada durante os treinos e durante a prova. Conseguir manter o ritmo de passada certo é essencial para aguentar a totalidade da prova e isso é possível não só com muita preparação física, como também com muito treino de foco que pode ser complementada a recorrer à meditação.
Dividir o desafio pode ser um bom aliado
Uma das estratégias que especialistas defendem revelar bons resultados é dividir o objetivo em objetivos menores para que a mente tenha sentimentos de recompensa mais regulares e ao se sentir realizada com estes estímulos positivos consigam manter-se motivada durante mais tempo.
Como os treinos e a própria prova da maratona são bastante longos, pode ser interessante dividir as metas em pequenos objetivos, como correr 10 km em menos de determinado tempo, conseguir fazer 5 treinos por semana, entre outros.
Desta forma o cérebro conseguirá trabalhar sempre no nível máximo de potencial.
Utilizar técnicas de visualização
A mente é muito poderosa e trabalha melhor se conseguir visualizar o objetivo. Trabalhar com todos os sentidos a visualização do objetivo. A sensação de chegar à meta, a música a tocar, a sensação de orgulho e alegria que se sente ao cruzar a meta.
Ao trabalhar a mente na visualização de uma imagem concreta de um objetivo é mais fácil de conseguir ter foco e determinação para alcançar o objetivo final.
Mesmo perante um obstáculo, por exemplo, uma lesão, é mais fácil retomar o objetivo se existir uma visualização clara do que deseja sentir no objetivo final.
Em suma, a corrida perfeita é uma corrida que segue de mãos dadas num treino entre o corpo e a mente.