...

As voltas do impossível continuam impossíveis

As voltas do impossível continuam impossíveisAs Voltas do Impossível, a aventura de Ultra Trail que fará os atletas viajarem no tempo até 1942 e se aventurarem na corrida ao volfrâmio, apresenta-se para sua 3ª edição, ainda sem qualquer finalista nas anteriores edições.

Depois de 2 edições sem que algum “pilha” tivesse conseguido cumprir o desafio lançado pelo escritor deste enredo, José Moutinho, Rio de Frades volta a receber os destemidos atletas que anseiam ver o seu nome gravado na grande Rocha de Xisto. 

As inscrições para a 3ª edição d’As Voltas do Impossível abrem dia 15 de janeiro e terminam a 1 de março, e as candidaturas devem ser submetidas nesta plataforma: https://bit.ly/3qnQ7zH

O argumento desta história de resiliência é baseado nas Maratonas de Barkley, mas as as Voltas do Impossível nasceram com o intuito de dar vida a um desafio tão impossível quanto aquele que os habitantes enfrentaram na altura em que, em Rio de Frades, mais de 3000 mineiros trabalhavam sob gestão alemã na exploração de Volfrâmio para o esforço de guerra e, no meio deste monopólio alemão, surgiram os Pilhas – indivíduos que partiam em busca de fortuna e de um destino melhor para si e para as suas famílias.

Este evento promete proporcionar uma viagem imersiva nestes tempos que já não voltam, mas que valem a pena recordar e homenagear, através de uma narrativa carregada de simbologia e histórias verídicas.

O percurso contempla 5 Voltas com uma distância aproximadamente de 21 kms e 1500 m de desnível cada uma, sendo que, até hoje, nenhum atleta conseguiu completar 3 voltas dentro do tempo limite. O começo e o término de cada itinerário será na aldeia de Rio de Frades sobre a ponte, mas o cenário de fundo será a bela e desafiante, Serra da Freita.

A organização fornecerá um track para orientação, e pontualmente haverá balizagem orientativa em pequenos troços e um guia, lançado a quando da edição passada.

O desafio é limitado apenas a 50 participantes que se aventuraram desde o início, com o envio de um “pedido de escolha”. Os escolhidos receberam uma “Carta de Condolências” nada mais apropriado!

As Voltas do Impossível começam a qualquer hora entre a meia-noite e o meio-dia do dia da prova, 3 de outubro, sendo os atletas informados com 1 hora de antecedência pelo toque de uma corneta. A prova terá início quando o diretor de prova acender a lanterna.

Este desafio oferece o maior dos troféus, os atletas que conseguirem terminar as 5 Voltas irão ser “imortalizados” com a inscrição do seu nome numa rocha de Xisto que irá perpetuar o feito. 

Todos os atletas que desistam ou não continuem no local de partida/chegada será tocada em sua homenagem a música do silêncio “Taps”, por um corneteiro.

A organização acredita que se trata de um feito impossível, cabe-te a ti, provar que estão enganados!

Foto: Paulo Nunes

Plataforma para a candidatura: https://bit.ly/3qnQ7zH
Informação ao participante: https://bit.ly/34vKg2V
Regulamento: https://bit.ly/3no4q5b

Artigos Relacionados

Vitor Dias
Vitor Dias
Autor e administrador deste site. Corredor desde 2007, completou 65 maratonas em 18 países. Cronista em Jornal Público e autor da rubrica Correr Por Prazer em Porto Canal. Site Oficial: www.vitordias.pt

NÓS NAS REDES SOCIAIS

115,049FãsCurtir
8,418SeguidoresSeguir
1,473SeguidoresSeguir

ARTIGOS MAIS RECENTES