Autor:
Aldina Rodrigues / Dezembro 20, 2021 / Publicado em
Alimentação,
noticias
A tradição de Natal ainda é o que era? A família reúne, as comidas tendem a ser as que fazemos todos os anos nestes dias especiais: o bacalhau, o polvo, o peru… para não falar nas rabanadas, nos sonhos, no bolo-rei, nas bolachas… cada região e mesmo cada família têm o seu ritual.
A definição de um ritual não está apenas ligado à tradição religiosa. Um ritual acontece em concomitância de sujeitos, tempo e espaço. Têm em comum objetivos, procedimentos, técnicas e instrumentos.
Os rituais na corrida, por exemplo, são vários e todos temos rituais que nos salvam de decisões desnecessárias porque ficam automatizados e nem pensamos, passamos logo à ação.
Sem combinar sabemos que vamos encontrar alguns amigos em certas corridas que já são um ritual. Temos os clássicos como a corrida de São Silvestre, a volta a Paranhos, a corrida de S.João, ou aquelas corridas de fim-de-semana que já fazem parte da rotina que já nem pensamos se vamos correr ou não mas sabemos que a probabilidade de encontrar aquele amigo se formos naquela hora é grande.
São estes rituais que nos ajudam a manter a resiliência, alegram os dias mais difíceis e que tornam os dias bons fantásticos.
Todos nós somos melhores pessoas pelos rituais que giram à volta da corrida. Além de todos os benefícios físicos e metabólicos, temos os benefícios a nível da saúde mental.
A corrida e o exercício devem fazer parte de rituais saudáveis e construtivos, que nos ajudam a estar no nosso melhor no dia-a-dia e com as pessoas que mais queremos e amamos.
Quais são os teus rituais nesta época de Natal? Quais os rituais que queres manter e passar aos teus filhos, família, amigos?
Analisar rituais e ver se contribuem para o nosso crescimento e saúde pode ser também um ritual de final de ano, eliminar os que não acrescem valor ao nosso objetivo e implementar outros.
Ficam aqui umas dicas de rituais que podemos otimizar:
– Cria um ritual para a manutenção da tua saúde e prevenção da doença. Implementa uma alimentação rica em legumes, fruta, leguminosas e proteína de qualidade. Evita os alimentos processados, tem em conta que o açúcar está “escondido” em muitos alimentos processados, tal como os adoçantes. Hidrata-te bem, preferencialmente com água.
– Descansa adequadamente, com horas de sono de qualidade, essenciais para recuperar.
– Janta preferencialmente 2 a 3 horas antes de ir dormir.
– Passa tempo de qualidade com as pessoas significativas.
– Marca consultas de rotina para prevenção, análises, rastreios…
– Passa mais tempo na natureza.
– Pratica atividades que te dão prazer, hobbies, leitura, música…
– Pratica exercício de forma equilibrada; se corres é importante também fazer treinos de força e alongar, por exemplo.
– Cuida de ti por rotina. Porque não fazer tratamentos de acupuntura com ventosas para regular a tua energia e tratar os músculos mais tensos e recuperar de treinos. Previne lesões com os cuidados adequados e necessários para a tua performance, procura as terapias que fazem mais sentido para ti.
Boas festas, boas corridas
Ps: Não é a ceia de Natal ou os dias de Natal que estragam a dieta mas sim todos os outros dias do ano em que não te cuidas.
Sobre Aldina Rodrigues
Enfermeira, Mestre em medicina natural e acupuntura.
A minha missão é facilitar a manutenção de "mais-equilíbrio" na vida com a integração das terapias naturais tanto na prevenção de patologias como no seu tratamento. Site oficial:
https://maisequilibrioport.wixsite.com/mais-equilibrio